Notícias
21.02.2019 A Fundação Cultural de Curitiba lamenta a morte do carnavalesco Glauco Souza Lobo
A Fundação Cultural de Curitiba lamenta a morte de Glauco Souza Lobo, ex- dirigente da instituição e um dos maiores incentivadores da cultura e do carnaval curitibano, que faleceu na manhã desta quinta-feira (21/2), perto de completar 80 anos.
“No momento em que estamos em pleno período de preparativos para a festa de Carnaval deste ano, a notícia do falecimento de Glauco Souza Lobo nos entristece. Mas temos certeza de que o seu legado de grande amor e dedicação às manifestações populares servirá como estímulo para levar adiante a missão de valorizar e promover a cultura da cidade”, disse a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro.
Glauco Souza Lobo nasceu em Niterói (RJ) em 25 de março de 1939, mas chegou a Curitiba ainda menino. Sempre esteve à frente das festas populares da cidade. Foi diretor executivo da Fundação Cultural de Curitiba entre 1983 a 1986, e secretário de Turismo, também na década de 1980, mas sua atuação nos últimos 40 anos foi além das funções administrativas. Ex-presidente da Escola de Samba Embaixadores da Alegria, também atuou em outras frentes. Foi um dos importantes apoiadores da cultura afro-brasileira, do movimento negro, da comunidade umbandista, do teatro e da arte circense.
Por todo o seu envolvimento com a comunidade carnavalesca, ele será homenageado pela Prefeitura e pela União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Curitiba e Região Metropolitana, durante dos desfiles programados para os dias 2 e 3 de março, na Avenida Marechal Deodoro.
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 05/08/2025 - História do cinema é tema de curso gratuito com 15 encontros na Cinemateca de Curitiba
- 05/08/2025 - Natal de Curitiba 2025 terá palco principal no Centro e contratação de 700 profissionais da cultura
- 01/08/2025 - A obra de Leminski ocupa a Festa Literária de Paraty e as Casas da Leitura de Curitiba
- 01/08/2025 - Murais cobrem com poesia e cor o concreto do Centro de Curitiba
- 31/07/2025 - Evento sobre Políticas Afirmativas e Educação para Relações Étnico-Raciais reúne público no Conserva
- 22/07/2025 - De origami a balé, mais de 77 opções de cursos culturais movimentam as regionais de Curitiba
- 21/07/2025 - Mostra Akira Kurosawa atrai mais de 700 pessoas e renova público da Cinemateca de Curitiba
- 18/07/2025 - Novas esculturas e restauros movimentam Ateliê do Memorial Paranista em Curitiba
- 15/07/2025 - Grandes referências em patrimônio cultural se encontram em seminário internacional em Curitiba
- 15/07/2025 - Terraço do Cine Passeio exibe diversão e fantasia nas férias da crianças