Notícias
21.07.2018 A Força Jedi agitou o MuMA neste sábado
Bastante movimentado neste sábado (21/07), o Museu Municipal de Arte (MuMA), no Portão Cultural, recebeu diversos visitantes caracterizados de jedis, como por exemplo, princesa Leia, Rey, Stormtroopers e Luke Skywalker. Todos personagens da famosa saga Star Wars, de George Lucas. O motivo de tanta produção foi a realização, durante todo o dia, do Encontro Jedicon PR 2018.
Já nas primeiras horas do evento, os corredores do MuMA estavam cheios de fãs de carteirinha da ficção científica e também de apreciadores. Como é o caso da bancária Silvia Demeterco. Acompanhada do marido, Anderson e dos filhos Mateus, 12 anos e Beatriz, 7 anos. Silvia relata que o encontro oferece muitas atividades para os filhos. “É um evento lúdico para as crianças. Aqui tem diversas atividades que elas podem interagir, trazendo a imaginação para a vida real. Isso permite brincar de verdade se afastando do celular”, afirmou. Ao ver um boneco raro, o marido de Silvia completa. “É o brinquedo mais interessante dos colecionadores. É a primeira vez que estamos vendo ao vivo”.
Para Fúlvio Pacheco, coordenador da Gibiteca, o Jedicon é um dos principais eventos geeks de Curitiba. “Em relação a evento de fã clube é o maior, é o que mais movimenta e reúne gente na cidade. Num primeiro momento os encontros ocorreram na Cinemateca e a partir de 2015, quando mudou aqui para o MuMA, o evento ficou maior”, descreve coordenador.
“Estamos bem animados. Veio bastante gente de São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro. Fazemos essa celebração da saga e da cultura pop. Contamos com a interação do público e fazemos com todo carinho e paixão pela saga”, avalia Giovanni Christian Fulgêncio, representante do Conselho Jedi do Paraná e um dos organizadores do evento.
Programação
Com uma programação diversificada, o evento contou com um painel sobre quadrinhos com Carol Pimentel, da editora Panini, representante da Marvel no Brasil e com membros do Conselho Jedis de outros estados, como São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Bahia para trazer um panorama sobre a saga, detalhes dos últimos filmes e o futuro da série no cinema.
O encontro ainda teve oficinas de origami e de sabre de luz, atividades lúdicas, exibição de fã-filmes e exposição de itens colecionáveis. O que mais movimentou o evento foram os concursos de cosplays adulto e infantil e quiz com premiação.
Os gêmeos Gustavo e Daniel, 5 anos, e Letícia, de 7 anos, filhos do casal Daniele Tavares Ernlund e Romir Ernlund participaram pela primeira vez do concurso de cosplay. “O interesse em as crianças participarem do concurso surgiu mais pelo meu marido que é super fã de Star Wars. Costumamos sempre vir ao Jedicon, mas dessa vez viemos fantasiados”, afirmou Daniele. A família participaria também da oficina de dobradura. “Estamos achando bem divertido e vai ser bem legal”, finalizou.
Oportunidade para artistas
O encontro também teve feira com uma infinidade de itens relacionados ao universo geek, desde bótons até camisetas, impressões em 3D, livros e histórias em quadrinhos. A designer e editora Amanda Godoi Barros, da Editora Ursereia, vê no Jedicon uma vitrine para a produção curitibana. “Para a gente que é artista independente esses eventos são a nossa chance de entrar em contato com o público. A Jedicon é um evento muito organizado e gostamos bastante de participar. Temos uma receptividade muito boa do público”, avalia.
O Jedicon é um encontro promovido pelo Conselho Jedi do Paraná, fã clube do Star Wars e desde 2005 tem a parceria da Prefeitura Municipal de Curitiba por meio da Fundação Cultural.
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 30/04/2025 - Casa Hoffmann abre inscrições para residência artística em dança e artes performáticas
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas