Notícias
01.05.2020A cidade perde um dos precursores da inovação em Curitiba
O prefeito Rafael Greca e a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, lamentaram profundamente o falecimento do artista plástico, designer e professor Ivens Fontoura.
O prefeito se manifestou em suas redes sociais e destacou que Ivens Fontoura foi um dos precursores do grande processo de inovação que Curitiba atualmente vive. “Visionário precedeu em décadas nosso #ValeDoPinhão. Fica eternizado como uma das expressões do DNA inovador de Curitiba, hoje parte do seleto grupo Cidades Criativas de Design do Mundo”, declarou o prefeito.
Fontoura faleceu na última quinta-feira (30). Foi uma das grandes referências do design paranaense, com trabalho reconhecido nacional e internacionalmente. Foi presidente da Associação Nacional de Designers e da Associação Latino-Americana de Design. Como professor universitário na UFPR, PUCPR e Tuiuti, teve atuação fundamental na formação de profissionais da área.
Curitiba, uma das Cidades Criativas de Design da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), é conhecida por seus dinâmicos e modernos cenários de design e é considerada uma referência nacional e internacional em inovação e cultura urbana. A cidade se diversificou e fortaleceu seu desenvolvimento econômico através de investimentos estratégicos nas indústrias criativa e cultural.
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 12/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba reúne grandes nomes da literatura em verso, prosa e cinema
- 12/09/2025 - Festival da Palavra começa com palestra de Clóvis de Barros e arrecadação de quase 600 livros
- 12/09/2025 - Jarid Arraes, Noemi Jaffe e a dupla Tíbio e Perônio estarão no Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Clóvis de Barros fala sobre ética e felicidade na abertura do Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Centenário de Dalton Trevisan é um capítulo de destaque do Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Feira de Livro reúne 23 editoras até domingo no Memorial de Curitiba
- 12/09/2025 - Escritores paranaenses são tema de visitas guiadas ao Cemitério Municipal e à Rua da Literatura
- 09/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba tem espetáculos baseados em obras de Dalton Trevisan e Clarice Lispe
- 09/09/2025 - Festival da Palavra destaca autores curitibanos de diferentes gerações com lançamentos e sarau
- 09/09/2025 - Conheça a Rua da Literatura, corredor cultural inédito do Festival da Palavra de Curitiba