24.01.201432ª Oficina de Música encerra em ritmo de carnaval

Os acordes da música erudita e os sons dos ritmos brasileiros que povoaram a 32ª edição da Oficina de Música de Curitiba, em suas duas fases, terminam de forma apoteótica, neste domingo (26), com o grito de carnaval a cargo do bloco curitibano Garibaldis e Sacis, que toma conta da Boca Maldita, das 17h às 19h. A magia da festa que caracteriza o Brasil mostra sua força em Curitiba, revelando as peculiaridades de uma cidade que abriga várias etnias e é conhecida pela sua diversidade cultural.

Será a primeira vez que a Oficina de Música oferece à população um final de programação que celebra ao ar livre o sucesso de uma intensa agenda de cursos e espetáculos. Desde o último dia 5 de janeiro, a cidade convive com uma centena de mestres consagrados, vindos de todo o Brasil e de 15 países como Suíça, Portugal, França, Itália, Alemanha, Estados Unidos, Chile e Argentina.

Os professores atenderam perto de dois mil estudantes em 107 cursos, distribuídos entre as fases de música erudita e música antiga (de 5 a 14 de janeiro), tendo como sede a UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná e, na segunda etapa, música popular (de 15 a 24 de janeiro), na FESP – Faculdade de Educação Superior do Paraná, além de cursos descentralizados, nas Regionais curitibanas. Foram mais de 130 shows em espaços espalhados por toda a cidade, levando a diferentes plateias o talento de artistas brasileiros e de várias partes do mundo, além de mostrar o aprendizado dos alunos em sala de aula. Outras surpresas ficaram por conta das improvisações em locais inusitados, como as portas de hotéis nos quais os músicos se hospedaram, surpreendendo quem passava pelas calçadas e conquistando novos apreciadores de música.

Encerrar a Oficina de Música com a alegria do bloco Garibaldis e Sacis é antecipara uma manifestação que já se tornou tradição em Curitiba. O bloco pré-carnavalesco nasceu em 1999, numa iniciativa do animador cultural Itaercio Rocha, reunindo pessoas ligadas ao Conservatório de MPB de Curitiba, à Faculdade de Artes do Paraná (FAP), ao grupo Mundaréu e ao Teatro de Bonecos, com o objetivo de motivar os curitibanos para a festa mais popular do país. E a proposta encantou Curitiba, ganhando novos adeptos a cada ano e fazendo com que o Centro Histórico da cidade ganhe mais vida e animação nas tardes dos quatro domingos que antecedem o carnaval.

Apoios – Para realizar a Oficina de Música, a Prefeitura e a Fundação Cultural de Curitiba (FCC), por meio do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), contam com o apoio das seguintes instituições: Faculdade de Educação Superior do Paraná (FESP), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Birmingham Conservatoire / City University, Embaixada de Portugal no Brasil, Camões Instituto da Cooperação e da Língua no Brasil, Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, Centro Cultural Teatro Guaíra, Comunidade do Redentor, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Consulado Geral da França em São Paulo, E-Paraná, Família Farinha, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), Faculdade de Artes do Paraná (FAP), Goethe Institut Curitiba, Gramophone, Secretaria de Estado da Cultura, SESC Paço da Liberdade, SESI – Serviço Social da Indústria e UFPR/Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

Programação para a Boca Maldita no domingo 26.

13hàs 14h
Apresentação do Grupo Folclórico Italiano Giardino D'Amuri
O Grupo Folkloristico Italiano Giardino D’amuri de Santa Felicidade, possui um repertório de danças originais de grupos folclóricos da Itália ensinadas através de intercâmbio cultural. Apresentará danças da ilha da Sicília, ilha do sol mediterrâneo, rica de mitos, tradições e de muitas lendas. A ilha da Sicília foi habitada pelos gregos, normandos, árabes e povos bizantinos, que contribuíram muito para a formação da cultura, das tradições, dos costumes e do folclore da região. Uma das características de suas danças é a batida forte do Tamburello ( Pandeiro) e ritmo agudo do friscalettu (flauta de cana) que são seguidos por seus dançarinos em passos rápidos e bem marcados.

Tempo de apresentação: 20 minutos

14h às 15h
Apresentação do Grupo de Flamenco do Centro Espanhol do Paraná
Violão (Murillo Da Rós), Cajon (Luciano Madalozzo), Andrea Gutierrez (Cante) e Fernando Schubert (Baixo) e o Grupo de Dança Flamenca do Centro Espanhol do Paraná com 4 bailarinas.

Tempo de apresentação: 50 minutos

15h às 16h
Apresentação do Grupo Wakaba Taiko de Tambores Japoneses

Tempo de apresentação: 25 minutos

16h às 17h
Espetáculo Eban do Grupo O Samba da Murixaba
Espetáculo do grupo O Samba da Murixaba que proporciona um passeio entre as danças tribais, Jongo, Samba de Roda, Cânticos e Danças Afro-Litúrgicos. Uma pequena amostra da força da presença do negro e da etnomusicologia na cidade de Curitiba.

Tempo de apresentação: 60 minutos

Serviço:
32ª Oficina de Música de Curitiba
Grito de Carnaval com o bloco carnavalesco Garibaldis e Sacis.
Data e horário: dia 26 de janeiro de 2014 (domingo), das 17h às 19h.
Local: Boca Maldilta (Rua XV de Novembro).
Espetáculo gratuito.
Mais informações sobre a 32ª Oficina de Música de Curitiba nos sites:
www.oficinademusica.org.br
Fotografias estão disponíveis no endereço: http://www.flickr.com/photos/fundacaoculturaldecuritiba

Autor: Assessoria de Imprensa da FCC

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar