27.11.201914ª Bienal de Curitiba: Festival reúne filmes feitos pelos países membros do BRICS

O Cine Passeio recebe o BRICS – Film Festival – Festival de Cinema da Bienal Internacional de Arte de Curitiba. De 28 de novembro até 4 de dezembro, dez produções vindas do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – países membros do bloco de cooperação – vão ser exibidas. Marcadas para acontecer sempre às 20h, todas as sessões têm entrada gratuita.

A curadoria de Denize Araújo, professora universitária PHD em cinema, selecionou cinco curtas e cinco longas-metragens com o tema “Memória e Homenagem”. Os filmes são formas de estreitar os diálogos entre países de culturas diferentes, um dos assuntos abordados na Bienal deste ano. As sessões serão seguidas de debates ao lado de convidados especiais.

O documentário “Nós que aqui estamos por vós esperamos” (1999), de Marcelo Masagão, inicia, nesta quinta-feira (28), as ações do festival. De maneira inventiva, Masagão reconta toda a trajetória da humanidade, a partir de imagens de arquivos dos principais eventos que marcaram a sociedade. O cineasta estará presente na sessão de abertura do festival.

Na sexta-feira (29), o dia será reservado às sessões dos curtas-metragens “O Encontro” (2002), de Marcos Jorge; “Photographs from Family Archive” (2016), de Svetlana Pozharskaya; “Misra Natak Company” (2018), de Prakhar Vishwani; “Dissociative Conection” (2018), de Wong Chung Yan; e “The Body”, de Siyabonga Mbele.

Outros quatros longas-metragens também ganham as telas do Cine Passeio. São os filmes “Inverso Mundus”, dirigida pelos russos do coletivo artístico AES+F (30/11); “Ame quem você Ama” (1/12), da sul-africana Jenna Bass; “Neighbors” (3/12), do chinês Jia Zhangke; e a produção indiana “Cinemawala” (4/12), de Kaushik Ganguly, encerra o festival.

Mais atividades complementam esta edição do “BRICS – Film Festival”. Neste domingo (1/12), o curador Alexandre Juruena, diretor do festival internacional Anim!Arte, prepara uma mostra especial de animações ao público infantil, o “BRICS KIDS”. A mostra acontece na Sala Valêncio Xavier e após as sessões será realizado um bate-papo com o público.

Confira toda a programação e horários do BRICS – Film Festival – Festival da Bienal Internacional de Arte de Curitiba.

Serviço: BRICS – Film Festival
Data: 28/11 a 4/12
Horário: 20h – sessões de curtas e longas-metragens
Local: Cine Passeio (Rua Riachuelo, 410 – Centro)