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III SEMANA DE CANTO CORAL HENRIQUE DE CURITIBA / Concerto Coros Adultos - Foto: Cido Marques© 2018

Concertos didáticos, oficinas, palestra e a Participação de 40 coros convidados nas modalidades infantil, juvenil e adulto De 19 a 24 de junho Capela Santa Maria Espaço Cultural Homenagem ao Compositor Edmundo Villani-Côrtes Direção Artística: Mara Campos 23 de junho - Capela Santa Maria Espaço Cultural CONCERTO DOS COROS ADULTOS Vozes de Angola - Direção Musical: Viviane Munari Mostra Coral das Oficinas Integradas Mara Campos, Lúcia Passos, Melina Sanchez Coral Champagnat-PUCPR – Regência: Rosemeri Paese Coral Som do Bosque – Regência: Sidney Gomes Nosso Canto Regional Boqueirão – Regência: Eli Siliprandi Ensemble Projeto Broadway – Regência: Débora Bérgamo Harmonia que entra pelo ouvido e toca o coração. Nossa cidade é “toda ouvidos” ao som de vozes do Coro da Camerata Antíqua nesta 3ª edição da Semana de Canto Coral Henrique de Curitiba, que acontece entre os dias 19 a 24 de junho, na Capela Santa Maria. Em homenagem ao maestro Villani-Côrtes, que ocupa a cadeira de número 11 da Academia Brasileira de Música, coristas e músicos curitibanos vão nos brindar com o que há de melhor para ouvir. São 40 coros convidados para levar a todos os curitibanos a música erudita, popular, sacra, étnica e o som dos coros universitários, infantis, com apresentações abertas nas tardes e noites do fim de semana do evento. A arte une as pessoas pela sensibilidade, pelo sentimento. Emociona, ao mesmo tempo que educa. Nesses dias deste evento especial, a música será a vertente de união e de aprendizado em oficinas e apresentações para aqueles que pelo dom da voz ou pela habilidade com instrumentos transformam encontros em momentos únicos em qualidade. Homenageado nesta 3ª Semana de Canto Coral Henrique de Curitiba, o maestro Edmundo Villani-Côrtes, mineiro de Juiz de Fora, entra para a história da nossa cidade pelo caminho da música. Professor, compositor e arranjador, o bacharel em Direito que escolheu o caminho da arte desde a tenra infância terá no nosso Coro da Camerata Antiqua a ferramenta para fazer deste evento um momento inesquecível. Curitiba é toda ouvidos. Que venha a sublime harmonia da Música. Rafael Greca de Macedo Prefeito de Curitiba É com grande alegria que a Fundação Cultural de Curitiba abre a 3ª Semana de Canto Coral Henrique de Curitiba, homenageando o grande compositor mineiro de Juiz de Fora Edmundo Villani-Côrtes, no período de 19 a 24 de junho de 2018. Justa homenagem ao compositor Edmundo Villani-Côrtes reconhecido pelo público e pela crítica na sua excelente trajetória na arte musical que caminha do erudito ao popular na concepção de obras corais e instrumentais. O nosso competente Coro da Camerata Antiqua de Curitiba com a direção artística de Mara Campos realiza a semana com muita propriedade, entusiasmo e dedicação. Serão seis dias de muita música com 40 coros convidados, com realização de concertos, palestra e oficinas de técnica vocal, regência e didática, expressão e preparação corporal a serem compartilhadas pelo conto coral. Destacamos a participação dos Corais das Regionais da Prefeitura de Curitiba, onde a Fundação Cultural de Curitiba, por meio do Programa MusicaR, possibilita o acesso da comunidade à formação e fruição cultural, bem como de uma política cultural descentralizada e democrática. O canto coral não se limita somente a interpretação de um repertório elaborado para o coro, mais também trabalha a autoestima, a socialização, o trabalho conjunto e possibilita ampliar seus conhecimentos culturais. Quando se canta em grupo, aprende-se “harmonia”, não só harmonia musical, mais também a harmonia entre as pessoas. E que a arte do Canto Coral harmonize a todos! Ana Cristina de Castro Presidente da Fundação Cultural de Curitiba “Cantador não escolhe o seu cantar Canta o mundo que vê...” Na bela canção de Dori Caymmi e Nelson Motta, encontramos uma das mais expressivas definições que norteiam e desafiam àqueles que cantam. Em nossos dias, cantar é mais do que preciso. É essencial. E cantar junto é experiência compartilhada e transformadora, opção de milhares de milhões de pessoas no planeta. Não é à toa a existência de tão diversas e inúmeras práticas de canto coral na atualidade. Os benefícios que promove são muitos e abrangentes, pois é atividade artística agregadora, acessível, como nas palavras de Milton Nascimento: “qualquer maneira me vale cantar...” O Coro da Camerata Antiqua de Curitiba renova seu compromisso com o Canto Coral ao receber as centenas de vozes multiplicadas que ressoarão na Capela Santa Maria, e por toda Curitiba, nesta III Semana De Canto Coral dedicada desde sua primeira edição ao compositor, mestre e amigo Henrique Morozowicz, nosso saudoso Henrique de Curitiba. Ao dar vida a seus repertórios, os 40 Coros convidados, de variadas modalidades e performances, apresentarão nesta edição da III SCCHC um generoso espectro de estilos, períodos e estéticas na interpretação e divulgação da música coral. Tão significativa quanto a interlocução entre os grupos corais fortalecidos no diálogo com o público, será a realização de Oficinas destinadas a coralistas, regentes, estudantes e profissionais da área coral e educação musical. Sob a orientação de Lúcia Passos, Dulce Primo, Melina Sanchez e Mara Campos, ocorrerão encontros, aulas e ensaios voltados para a construção e nutrição das referências fundamentais à sustentação da atividade de canto coral como ação artística consciente e plena. Com um olhar atento à renovação e divulgação do repertório coral brasileiro, é com enorme alegria que receberemos o compositor Edmundo Villani-Côrtes, reconhecido pelo público, pela crítica e por sua generosidade musical como um dos grandes expoentes da música brasileira do século XX. Villani nos presenteará com a palestra “Conversando sobre Música Coral”. Musicistas ou não, motivados e reunidos pelo acaso ou pelas mais diferentes oportunidades e escolhas, aqueles que se dedicam à prática e à representatividade do Canto Coral se alinham à própria trajetória histórica, social e cultural do ser humano. Cantam o mundo... Agradecemos a todos os Coros participantes da III Semana de Canto Coral Henrique de Curitiba, bem como aos professores, compositores e ao público, pela rica convivência que esta semana certamente nos proporcionará. Mara Campos Diretora Artística da III Semana Canto Coral Henrique de Curitiba HENRIQUE DE CURITIBA (Paraná, 1934-2008) Compositor descendente de poloneses, conhecido como Henrique de Curitiba. Graduou-se em 1953, na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Aperfeiçoou-se em piano com Henry Jolles e em composição com H.J. Koellreuter na Escola Livre de Música de São Paulo. Em 1960, na Polônia, cursou interpretação pianística com Margherita Trombini-Kazuro na Escola Superior de Música de Varsóvia. Fez mestrado em Composição Musical nos Estados Unidos, onde estudou com o compositor Karel Husa. Possuidor de numerosa obra como compositor neoclássico e tendo mais de 150 composições no gênero instrumental, vocal e de câmara, destacase como um dos principais compositores brasileiros de sua geração. Entre suas obras de maior destaque estão, “Evocação das Montanhas”, gravada por Milton Nascimento; “Serenata Noturna”, com a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba; “Missa Breve”, com o Coro de Câmara da UFG; “Já Vem Primavera”, madrigal gravado pelo coral da Universidade de São Francisco, na Califórnia, USA, entre outras. Além de obras editadas no Brasil e no Exterior. EDMUNDO VILLANI-CÔRTES (Minas Gerais, 1930) - Compositor homenageado. Edmundo Villani-Côrtes é pianista, maestro, arranjador e compositor brasileiro. Iniciou sua carreira profissional como pianista da Orquestra Tamoio, do maestro Cipó no Rio de Janeiro e da Orquestra de Luís Arruda Paes. Estudou composição com Camargo Guarnieri e H. J. Koellreutter. Na década de 1960, trabalhou em gravadoras e em emissoras de TV, chegando a escrever mais de 600 arranjos para as orquestras da TV Tupi e TV Globo. Como pianista, acompanhou a cantora Maysa e o cantor Altemar Dutra em excursões ao exterior. Em 1968, fez arranjos e composições para o filme “O matador”, de Amaro César e Egídio Ézio. Nos anos 1970, trabalhou como arranjador na TV Tupi de São Paulo, realizando mais de mil orquestrações para músicas de vários gêneros. Em 1978, venceu o Concurso Noneto de Munique, na Alemanha. Em 1986, obteve o 1º lugar no Concurso de Composição da Editora Cultura Musical, com a peça para violão “Choro pretensioso”. Em 1990 e 1991, foi regente da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo. Villani-Côrtes recebeu dois prêmios APCA, o primeiro em 1990, TEMPORADA 2018 6 com a peça vocal “Ciclo Cecília Meirelles”, e o segundo em 1995, com a melhor peça coral sinfônica “Postais paulistanos”. Suas composições incluem várias obras de música orquestral, de câmara, instrumental e vocal, além de música eletroacústica. Algumas de suas obras podem ser ouvidas nos CDs: “Música brasileira para canto e piano” (1996, Rio Arte) e “Estados d’ Alma” (1997, Sony). Villani-Côrtes lecionou na Academia Paulista de Música; Instituto de Artes da UNESP, e Festival de Inverno de Campos do Jordão. Em 1981, foi vencedor da Feira Livre de MPB, patrocinada pela TV Cultura, e escolhido como regente, arranjador, autor e compositor para representar o Brasil no México, no 10º Festival da OTI. Em 1986, foi vencedor do concurso de composição patrocinado pela Editora Cultura Musical, tendo obtido o 1º lugar com a peça para violão “Choro Pretensioso”, e 2º lugar com a peça para piano “Ritmata nº 1”. Entre 1988 e 1991 atuou como pianista do programa “Jô Soares onze e meia”, no SBT. Em 1992, foi escolhido pela Escola de Música Arte Livre como compositor do ano. Em 1993, venceu o concurso promovido pela prefeitura de São Paulo, com a composição “Rua Aurora”, baseada em texto do poeta Mário de Andrade por ocasião de seu centenário de nascimento. Em 1996, sua peça “Chorando”, para contrabaixo e piano, obteve o 3º lugar no II Concurso Nacional de Composição para Contrabaixo, promovido pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais. No mesmo ano, foi premiado pela APCA pelo “Concerto para vibrafone e orquestra”. Compôs também o “Concerto para flauta e orquestra”, estreado em 2000, em Londres, e o “Te Deum”, em comemoração aos 150 anos da cidade de Juiz de Fora - Minas Gerais. Edmundo VillaniCôrtes possui Mestrado em composição pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutorado pela UNESP VOZES DE ANGOLA (GRUPO ÉTNICO ANGOLANO) Direção e Preparação Vocal Viviane Munari (PR) PROGRAMA Anônimo Ngana Jesu (Senhor Jesus) Enoch Sontonga I Samuel Mqhayi I Moisés Mphahlele N’ Kosi Sikeleli Africa (Deus abençoe a África) VOZES DE ANGOLA (GRUPO ÉTNICO ANGOLANO) VOZES DE ANGOLA (Grupo Étnico Angolano) O Vozes de Angola é composto por jovens angolanos, todos deficientes visuais e teve origem no Brasil em 2001. Seu repertório eclético, apresenta cantigas folclóricas em dialeto, MPB, gospel e composições autorais à capela ou com o acompanhamento de teclado e por vezes, violão e percussão. O grupo realizou audições para autoridades brasileiras e angolanas, e inúmeros espetáculos no Brasil. Esteve em vários programas de auditório, no entanto, ao se apresentar no Caldeirão do Huck, obteve uma das maiores repercussões nacionais de seu trabalho. Em 2015, participou de um espetáculo promovido pela Secretaria da Educação, no Teatro Guaíra, acompanhado pelos músicos da Orquestra da UTFPR. No mesmo ano, realizou um show inesquecível no TUC - Teatro Universitário de Curitiba. Nos anos seguintes, foi convidado para participar de vários eventos musicais, como o Encontro Sesc de Corais e outros relacionados à diversidade cultural e inclusão. É bicampeão no Concurso Hebraica, em São Paulo, sendo premiado com o 3º e 1º lugares. Gravou seu primeiro CD em 2004, intitulado Esperança. Hoje, caminha para o sonho da produção de um novo CD. Viviane Munari (Paraná) - Direção e Preparação Musical Viviane Alves Kubo Munari é doutoranda em Musicologia pelo Programa de Pós graduação em Música da UNICAMP. Coordenadora e Professora de técnica vocal do curso de Licenciatura em Música da PUCPR e professora de Psicologia dos cursos de comunicação da mesma instituição. Cantora, graduada em canto pela EMBAP, mestre em música pelo Programa de Pós Graduação em Música da UFPR e bacharel em psicologia pela UFPR. Foi contemplada com a bolsa PDSE - Doutorado Sanduíche da CAPES no ano de 2017, realizando o estágio de pesquisa na Universidade de Bolonha sob orientação do musicólogo Lorenzo Bianconi. Como intérprete, integrou inúmeros grupos de música antiga de Curitiba e atuou como solista e coralista em montagens operísticas locais. Dedica-se à pesquisa da música vocal no período barroco baseada nos preceitos da Nova Musicologia. Em janeiro de 2013 lançou seu primeiro livro, “Malinconia d’amore: a melancolia e os lamentos femininos da ópera veneziana de meados do século XVII”, pela editora Appris, durante a XXXI Oficina de Música de Curitiba. Vozes de Angola (Grupo Étnico Angolano) Soprano - Isabella D’ Leon Mezzosoprano - Amarilis Américo Mezzosoprano - Mila Cussama Mezzosoprano - Manuela Reis Contralto - Atalanta Mizelaque Tenor - Rui Kelson Barítono - Jacob Cachinga Preparadora Vocal - Viviane Munari Piano - Jacob Cachinga CORAL DAS OFICINAS INTEGRADAS – Regência: Mara Campos (SP) Técnica Vocal: Lúcia Passos (RS) Corpo e Expressividade em Canto Cora: Melina Sanchez (SP) Prática de Repertório: Mara Campos (SP) PROGRAMA Mostra do repertório trabalhado nas Oficinas durante a III Semana de Canto Coral Henrique de Curitiba. Mara Campos (SP) Prática de Repertório Regente coral desde 1978, formando e dirigindo inúmeros conjuntos, como: CORALUSP, Coral da Aliança Francesa, Coral da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Coral do Portal, Grupo SomA-Pino, Coral Paulistano do Theatro Municipal de São Paulo e os Corais Infantil e Juvenil da Escola Municipal de Música. Mara Campos recebeu orientação de Adriana Ribeiro e Maria Luiza Carvalho, Benito Juarez, Hugg Ross, Henrique Gregori, J. E. Gardiner, Beth Pinheiro, Osvaldo Lacerda e Damiano Cozzella, além dos cantores Lucia Passos e Fernando Carvalhaes. Integrou o Projeto Villa-Lobos de Canto Coral - INM/FUNARTE e foi professora de Regência e Canto Coral em 20 edições da Oficina de Música de Curitiba. Regente convidada dos coros ingleses BBC Singers, New College e The Sixteen, do conjunto Vox Brasiliensis, da instalação coral Concerto Concreto da Bienal “A Trama do Gosto” e da gravação do CD Villa-Lobos, em Paris (França), respondeu pela criação e direção musical dos espetáculos ZAP - O Resumo da Ópera e Coro dos Contrários - 22. Mara Campos criou e coordenou os Festivais de Coros da Aliança Francesa, Igreja São Francisco, Grupo Pão de Açúcar e o Encontro de Coros Camargo Guarnieri do Festival do Theatro Municipal de São Paulo. Integra o Projeto Canto em Movimento junto a escolas de ensino fundamental do SESI em São Paulo, e é professora de regência e canto coral da Faculdade de Música Cantareira e da FITO - Conservatório Villa-Lobos. Mara Campos é Diretora Musical e Regente do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba. Lúcia Passos (RS) - Técnica Vocal Mineira, radicada no Rio Grande do Sul, trabalha como professora de Técnica Vocal Para Coro, paralelamente às atividades de cantora e professora de Canto. Foi professora de Técnica Vocal do Coral Unisinos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (RS) por 26 anos e coordenadora cultural da mesma universidade, durante cinco anos. Ministrou cursos por todo o Brasil, por meio da Funarte, incentivando o desenvolvimento do canto coral, bem como a formação de novos orientadores vocais. Foi solista da Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra de Câmara da OSPA e Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, entre outras. Melina Sanchez (SP) Corpo e Expressividade em Canto Coral Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, graduada em Terapia Ocupacional pela mesma universidade. Especializou-se em DançaEducação pelo Trinity Laban (Londres, 2002) e Laban e Didática da Dança no Caleidos Arte e Ensino (São Paulo, 2003-2008). Dentre os vários cursos de formação, destacam: Reeducação do Movimento com Ivaldo Bertazzo, Danças Circulares com Friedel Kloke-Eibl e Mônica Goberstein (Semeia Dança) e Yoga com Histórias com Joaõ Soares e Rosa Muniz. De 2011 a 2014 foi coordenadora pedagógica da Escola de Dança de São Paulo (antiga Escola Municipal de Bailado- Teatro Municipal de São Paulo). Foi consultora em Dança do Programa Fábricas de Cultura da Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo (2009-2010). Possui ampla experiência como professora de dança para bebês, crianças, adolescentes adultos e pessoas com deficiência em cursos livres e em escolas de ensino regular. Na interface entre Dança e Educação Musical atuou em projetos de extensão, pesquisa, e docência, bem como em projetos de educação continuada para professores – entre eles “Música em Movimento” (UFSCar/ Prefeitura de São Carlos); “Dança Escola” (Caleidos/ Prefeitura de São Carlos) e “Rede em Rede” (SME/DOT – São Paulo). Foi professora no curso de Licenciatura em Música da UFSCar (2007 a 2008) e no curso de Graduação EAD da mesma Universidade (2008-2012). Como bailarina tem uma formação diversificada - fez Balé Clássico e desde 1995 se dedica à Dança Contemporânea. Foi intérprete criadora da Caleidos Cia. de Dança (São Paulo) de 2004 a 2010 sob direção de Isabel Marques. Atualmente é professora do Curso Superior de Música (Licenciatura) e da Pós-graduação da Faculdade Cantareira e parceira do Instituto Caleidos. CORAL CHAMPAGNAT - PUCPR Regência Rosemeri Paese (PR) PROGRAMA Caetano Veloso (1942) Arranjo coral de Marcos Leite Alguém Cantando Negro Spiritual Arranjo de M. Bartolomew Joshua fit the battle of Jericho Guy Debard Je Veux Paul Simon (1941) Arranjo coral e piano de Kirby Shaw Bridge over trouble water Milton Nascimento (1942) I Fernando Brant (1946-2015) Arranjo de Rosemeri Paese Raça Pixinguinha (1897-1973) I Vinícius de Moraes (1913-1980) Arranjo de Marcos Leite Mundo Melhor CORAL CHAMPAGNAT - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ Fundado em 1972, o Coral Champagnat atua no cenário musical curitibano como um coral universitário que utiliza as diversas linguagens do canto coral, tendo realizado mais de 20 espetáculos como coral cênico, apresentando-se em diversos teatros de Curitiba, interior do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os temas dos espetáculos montados transitam entre diversos estilos musicais, bem como o repertório do grupo que tem como proposta a rica vivência de seus integrantes com a música e a divulgação da arte do canto coral. O grupo realiza concertos com Orquestra da PUCPR e outras formações instrumentais, em eventos institucionais e externos. Gravou o CD “Ícones da Música Grega”, composto por canções tradicionais deste país, especialmente arranjadas para o coral. O Coral Champagnat está vinculado à PróReitoria de Missão, Identidade e Extensão Pró-Reitor: Irmão Rogério Renato Mateucci, a Diretoria de Cultura e Esporte - Diretora: Sheila Reinehr. É composto de alunos da graduação da PUCPR de diversos cursos e conta com a participação especial de cantores convidados que atuam como preparadores vocais dos integrantes. O Coral Champagnat será acompanhado por Davi Sartori e está sob a regência de Rosemeri Paese. Rosemeri Paese (PR) – Regente Natural de Curitiba, é graduada em bacharelado de Piano, pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Atuou como pianista e regente no Coral Paraná, Coral da Sociedade Thalia, Coral do Clube Curitibano, Coro Itálico, Coral Harmonia. Foi fundadora do Coral Carlos Gomes, do Município de São José dos Pinhais, Coral Marista Vozes Fraternas, Coral da Escola de Ciências Agrárias da PUCPR, Coro do Centro de Cultura Italiana. Atuou como Professora da Disciplina de Canto Coral e Regente do Coral da Faculdade de Artes do Paraná, atualmente, UNESPAR. Foi maestrina convidada no Ano do Brasil na França, para realizar apresentações em Paris, com corais franceses, que interpretaram seus arranjos de música brasileira. É maestrina do Coral Champagnat, da PUCPR, desde 1989, onde atua como maestrina, arranjadora e diretora musical, e maestrina do Coral da Paróquia Imaculada Conceição - Curitiba/PR. Coral Champagnat Sopranos - Gabrielle de Castro, Ani Karini da Silva de Madalena, Luiza Mayer Seixas Narciso, Maria Victória de Castilho Telles, Ayhamyza Ellen da Silva Barbosa, Helen Tormina (Chefe de Naipe), Karolyne Liesenberg (Chefe de Naipe) Contraltos - Victória Beatriz Souza Niza, Alini Maria Bianco, Mariana Péttená, Melissa de Almeida Corrêa, Sara Bodnar Rodrigues, Magda Fidelis de Lima (Chefe de Naipe) Tenores - Diego Osternack Da Silva, Eron Borges, Gilson Alves Da Silva, Renato Teixeira Junior, Gabriel Farias Carvalho, Netto Martins (Chefe de Naipe), Sidney Gomes (Chefe de Naipe) Baixos - Cristiano Magno Sale Lima, Caio Santos De Aguiar, Lucas Meireles da Costa, Thomas Hoffmann Barbosa, Messias Gaspar De Oliveira, Lester Baldini (Chefe de Naipe) Direção Musical e Regência: Rosemeri Paese Assistência de Direção Musical: Netto Martins Piano - Davi Sartori CORAL SOM DO BOSQUE Regência Sidney Gomes (GO/PR) PROGRAMA Clément Janequin (1485-1558) Ce Moys de May Johann Sebastian Bach (1685-1750) Befiehl du deine Wege (Coral 44 da Paixão Segundo São Mateus) Caetano Veloso (1942) Arranjo de J.E. Gramani (1944-1998) Cajuína Dominguinhos (1941-2013) Arranjo de Munir Sabag Eu só quero um xodó CORAL SOM DO BOSQUE Iniciou suas atividades em 04/08/1999, sob regência e coordenação de Ana Sônia Barros. À época, tinha como nome Coral do Clube Duque de Caxias. De lá pra cá participou de diversos eventos corais de larga abrangência na capital e interior do estado, destacando-se participações em festivais de coros e apresentações nas cidades de Ponta Grossa e Lapa. Em 2010, através de novas ações de reformulação cultural no Clube, assume um novo nome: Coral Som do Bosque, por conta de sua sede ser em meio ao bosque do Clube. O coral Som do Bosque tem como missão promover a consciência do trabalho em grupo e o prazer da construção coletiva, e tem como integrantes sócios do Clube Duque de Caxias e pessoas da comunidade. Sidney Gomes (GO/PR) - Regente Iniciou seus estudos musicais no Movimento Coral UCB da Universidade Católica de Brasília com José Luís da Silva. Ainda na capital, estudou violão erudito com Eustáquio Grillo pela Universidade de Brasília - UnB e canto erudito pela Escola de Música de Brasília com o barítono Francisco Frias. No Paraná, graduou-se em música pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Atualmente é aluno de mestrado na área de musicologia histórica nesta mesma instituição. Sua estreia na ópera foi com Gherardo, personagem de Gianni Schicchi, no Centro Cultural Banco do Brasil, sob a regência de Silvio Barbato. No Brasil, destacam-se as participações nas óperas Albert Herring de B.Britten, Carmen de G.Bizet e A Bela e Fiel Ariadne de G. Conradi. Como solista suas participações foram no poema sinfônico “Estatutos do Homem” de Cláudio Santoro, Cantatas 36, 62 e 121 de J.S.Bach e Stabat Mater de J.Haydn. Desde 2010 é tenor do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba. Coral Som do Bosque Sopranos - Chrystianne Ivansky Cunha, Daniele Becker, Doroti, Maria da Graça Ratti, Maria Lúcia Dias Feiten, Luisa Favero (convidada) Contraltos - Célia Regina Ivansky Cunha, Cynthia Bettega Felipe, Dirce Michels, Etelvina M.T. Severino, Laurette, Maria Helena Pitoli Dias, Tania Chiamulera Tenores - Alcir Paulo Feiten, Marcelo Salzqueber, Manoel Célio Dziedzick, Felipe Baixos - Claus Rottschaefer, Nabil Madi, Roberto Pedral Cunha, Claúdio de Biaggi (convidado) Diretora Cultural do Clube Duque de Caxias - Ana Sonia de Barros Sá Regente - Sidney Gomes Pianista - Jean Quevedo NOSSO CANTO CORAL CIDADANIA REGIONAL BOQUEIRÃO – Regência: Eli Siliprandi (PR) PROGRAMA Tradicional Spiritual Texto de William E. Barton Sometimes I feel Solista - Ronaldo Luza Tradicional Spiritual Arranjo John Hoybye Cert’nly Lord Solista - Daniela Livramento Dori Caymmi (1943) I Paulo C. Pinheiro (1949) Arranjo de F. Cesar Leinig Desenredo Rutinaldo K. C0aldas Arranjo de Tony Ramos 1910 foi no tempo da vovó NOSSO CANTO CORAL CIDADANIA DA REGIONAL BOQUEIRÃO “Nosso Canto” é um programa sociocultural, que oferece às pessoas da comunidade o ensino de técnica vocal e a prática de canto coral. Criado por Eli Siliprandi e desenvolvido pela Fundação Cultural de Curitiba na Regional Boqueirão desde julho 1998, o Coral Cidadania é o primeiro grupo formado do Nosso Canto. À partir de 2012 o então projeto foi sendo implantado nas demais regionais sob o gerenciamento do ICAC - Instituto Curitiba de Arte e Cultura de Curitiba. Hoje, o Nosso Canto está nas dez Regionais de Curitiba. Eli Siliprandi (PR) - Regente Iniciou estudos de canto com Abdiná Cunha (irmã de Ângela Maria), Yaeko Myamoto em Maringá, Paraná. Transferiu residência para Curitiba em 1983 ocasião em que ingressou como cantor do Coro da Camerata Antíqua de Curitiba, onde permaneceu até 2007. É Bacharel em Canto pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, formado em 1991, na classe da professora Neyde Thomas e Pós-graduado em Educação Musical pela Universidade Claretiano. Fez Oficina de Regência Coral com Mara Campos, Gerard Galloway (Inglaterra), Jeofrey Mitchel (BBC Londres); Madrigal com Roberto de Regina e Nicolau de Figueiredo. Em 1998 criou o projeto Técnica vocal e Canto Coral, implantado em julho do mesmo ano pela Fundação Cultural de Curitiba na Rua da Cidadania Regional Boqueirão. Coral Cidadania da Regional Boqueirão Sopranos - Daniela Livramento, Edna Ayabe, Evelyn Matos, Jaqueline Gomes, Lisiane Arriaga, Lulu Mendo, Mariana Alves, Marina de Souza, Patrícia Padilha e Wal Campos. Contraltos - Cleise S. Lisboa, Isabelle Catini, Karla Bruning, Leda Pierrotti, Rafaella Beatriz, Talita Portella Lopes e Zerá Nunes. Tenores - Altair Rangel, Eduardo Patriota, Fabio Dambroski, João Roberto Lisboa, Rodrigo Lauro e Ronaldo Luza. Baixos - Acir Matoso, Lawrence Saito, Lucas Kuichal, Luiz Roberto Ribeiro, Luiz Roberto Rosa e Victor Américo. ENSEMBLE PROJETO BROADWAY Regência Débora Bérgamo (PR) PROGRAMA John Legend Arranjo de Mat Write Transcrição e adaptação de Débora Bérgamo All of me David Paich I Jeff Porcaro Arranjo de Roger Emerson Africa (Toto) Benj Pasek I Justin Paul Versão em português de Ricardo Bührer Come Alive Solistas - Aline Mota, Mônica Gonçalvez, Ricco Romano, Roberta Rizzo ENSEMBLE PROJETO BROADWAY Fundado em agosto de 2015, o Ensemble Projeto Broadway é o grupo vocal cênico da escola de teatro musical Projeto Broadway. O grupo é formado por cantores, atores e bailarinos que amam a linguagem do teatro musical. Dentre suas diversas apresentações, destacam-se as participações na abertura do Festival SESI Show (2016, Teatro Positivo Grande Auditório, Curitiba) e no Concerto de Natal da Universidade Positivo “O Natal do Menino Maluquinho” e“ O Melhor presente é o Amor” (2016 e 2015), como um dos principais coros convidados. Em junho de 2016 o Ensemble Projeto Broadway participou da terceira edição do Festival Internacional de Corais de Curitiba Cantoritiba, e foi premiado com medalha de ouro e troféu de melhor grupo na categoria Música Popular/Coro Cênico (mostra com avaliação), sendo convidado no ano seguinte (2017) a se apresentar na cerimônia de abertura do evento. O grupo é regido por Débora Bérgamo, com preparação vocal de Ricardo Bührer e preparação cênica de Giovana Póvoas. Pianista e arranjador: Rodrigo Henrique. Débora Bérgamo (PR) - Regente Débora Bérgamo é cantora, atriz, educadora musical e regente. É Mestre em Música pela Universidade Federal do Paraná com pesquisa na área de Estética e Criação Musical. É graduada em Educação Musical pela mesma instituição. Atua como cantora solista, regente assistente e atriz em diversos grupos e espetáculos musicais desde 2006, com destaque para Vocal Cobras e Lagartos, Tessitura Plena Singers, Coral da PUC-PR, Coral da Universidade Positivo, Colegium Cantorum, ABBA Musical Dance, Queen Symphonic Tribute, Os Saltimbancos, Concerto de Natal da Universidade Positivo (2012 a2017), Caravana Literatura Arte em Cena, O Mistério de Edwin Drood, dentre outros. Débora Bérgamo é coordenadora pedagógica do Departamento de Música do Projeto Broadway Curitiba, onde se dedica à regência do Ensemble Projeto Broadway. É também professora de Percepção, Teoria musical, História do Teatro Musical e Análise do Espetáculo. Ensemble Projeto Broadway Sopranos - Aline Mota, Ana Elisa Marques, Andrea Machado, Ângela de Oliveira, Bárbara Miranda, Carolina Chelly, Gabriela Requena, Isadora Pregiliscio, Luiza Moraes, Marina Barancelli, Mônica Gonçalves, Roberta Rizzo, Vivian Cardoso Contraltos - Ana Beatriz Mendes, Bianca Nascimento, Cláudia Picollotto, Darling Barboza, Gabriela Terzian, Jaqueline Afonso, Lud Siqueira, Luiza Guimarães, Maria Eduarda Moreschi, Mariana Surkamp, Renata Borges, Rosane Jorge Tenores - Cristóvão Trevisan, Júlio Thibes, Gustavo Valore, Rafael Bassan, Ricco Romano Barítonos - Albie Conceição, Jackson Henrique, Joaquim Francisco, Luiz Ribeiro Jorge Piano - Rodrigo Henrique III Semana de Canto Coral Henrique de Curitiba Capela Santa Maria - Espaço Cultural Curitiba - Paraná - Brasil



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