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III SEMANA DE CANTO CORAL HENRIQUE DE CURITIBA / Coros Adultos - Foto: Cido Marques© 2018

Concertos didáticos, oficinas, palestra e a Participação de 40 coros convidados nas modalidades infantil, juvenil e adulto De 19 a 24 de junho Capela Santa Maria Espaço Cultural Homenagem ao Compositor Edmundo Villani-Côrtes Direção Artística: Mara Campos CONCERTO DOS COROS ADULTOS 21 de junho (qui), 20h Capela Santa Maria Espaço Cultural ONCERTO DOS COROS ADULTOS Coro Itálico Centro di Cultura Italiana (Grupo Étnico Italiano) Regência: Anderson Ombrellino Nosso Canto Regional Matriz-Capela Regência: Martinho Lutero Klemann Intervalo Musical Música Folclórica com o Grupo Étnico Italiano I Regência: - Anderson Ombrellino Nosso Canto Madrigal em Cena Regência: Eli Siliprandi Coral Bom de Boca Regência: Carlos Todeschini Harmonia que entra pelo ouvido e toca o coração. Nossa cidade é “toda ouvidos” ao som de vozes do Coro da Camerata Antíqua nesta 3ª edição da Semana de Canto Coral Henrique de Curitiba, que acontece entre os dias 19 a 24 de junho, na Capela Santa Maria. Em homenagem ao maestro Villani-Côrtes, que ocupa a cadeira de número 11 da Academia Brasileira de Música, coristas e músicos curitibanos vão nos brindar com o que há de melhor para ouvir. São 40 coros convidados para levar a todos os curitibanos a música erudita, popular, sacra, étnica e o som dos coros universitários, infantis, com apresentações abertas nas tardes e noites do fim de semana do evento. A arte une as pessoas pela sensibilidade, pelo sentimento. Emociona, ao mesmo tempo que educa. Nesses dias deste evento especial, a música será a vertente de união e de aprendizado em oficinas e apresentações para aqueles que pelo dom da voz ou pela habilidade com instrumentos transformam encontros em momentos únicos em qualidade. Homenageado nesta 3ª Semana de Canto Coral Henrique de Curitiba, o maestro Edmundo Villani-Côrtes, mineiro de Juiz de Fora, entra para a história da nossa cidade pelo caminho da música. Professor, compositor e arranjador, o bacharel em Direito que escolheu o caminho da arte desde a tenra infância terá no nosso Coro da Camerata Antíqua a ferramenta para fazer deste evento um momento inesquecível. Curitiba é toda ouvidos. Que venha a sublime harmonia da Música. Rafael Greca de Macedo Prefeito de Curitiba É com grande alegria que a Fundação Cultural de Curitiba abre a 3ª Semana de Canto Coral Henrique de Curitiba, homenageando o grande compositor mineiro de Juiz de Fora Edmundo Villani-Côrtes, no período de 19 a 24 de junho de 2018. Justa homenagem ao compositor Edmundo Villani-Côrtes reconhecido pelo público e pela crítica na sua excelente trajetória na arte musical que caminha do erudito ao popular na concepção de obras corais e instrumentais. O nosso competente Coro da Camerata Antiqua de Curitiba com a direção artística de Mara Campos realiza a semana com muita propriedade, entusiasmo e dedicação. Serão seis dias de muita música com 40 coros convidados, com realização de concertos, palestra e oficinas de técnica vocal, regência e didática, expressão e preparação corporal a serem compartilhadas pelo conto coral. Destacamos a participação dos Corais das Regionais da Prefeitura de Curitiba, onde a Fundação Cultural de Curitiba, por meio do Programa MusicaR, possibilita o acesso da comunidade à formação e fruição cultural, bem como de uma política cultural descentralizada e democrática. O canto coral não se limita somente a interpretação de um repertório elaborado para o coro, mais também trabalha a autoestima, a socialização, o trabalho conjunto e possibilita ampliar seus conhecimentos culturais. Quando se canta em grupo, aprende-se “harmonia”, não só harmonia musical, mais também a harmonia entre as pessoas. E que a arte do Canto Coral harmonize a todos! Ana Cristina de Castro Presidente da Fundação Cultural de Curitiba “Cantador não escolhe o seu cantar Canta o mundo que vê...” Na bela canção de Dori Caymmi e Nelson Motta, encontramos uma das mais expressivas definições que norteiam e desafiam àqueles que cantam. Em nossos dias, cantar é mais do que preciso. É essencial. E cantar junto é experiência compartilhada e transformadora, opção de milhares de milhões de pessoas no planeta. Não é à toa a existência de tão diversas e inúmeras práticas de canto coral na atualidade. Os benefícios que promove são muitos e abrangentes, pois é atividade artística agregadora, acessível, como nas palavras de Milton Nascimento: “qualquer maneira me vale cantar...” O Coro da Camerata Antiqua de Curitiba renova seu compromisso com o Canto Coral ao receber as centenas de vozes multiplicadas que ressoarão na Capela Santa Maria, e por toda Curitiba, nesta III Semana De Canto Coral dedicada desde sua primeira edição ao compositor, mestre e amigo Henrique Morozowicz, nosso saudoso Henrique de Curitiba. Ao dar vida a seus repertórios, os 40 Coros convidados, de variadas modalidades e performances, apresentarão nesta edição da III SCCHC um generoso espectro de estilos, períodos e estéticas na interpretação e divulgação da música coral. Tão significativa quanto a interlocução entre os grupos corais fortalecidos no diálogo com o público, será a realização de Oficinas destinadas a coralistas, regentes, estudantes e profissionais da área coral e educação musical. Sob a orientação de Lúcia Passos, Dulce Primo, Melina Sanchez e Mara Campos, ocorrerão encontros, aulas e ensaios voltados para a construção e nutrição das referências fundamentais à sustentação da atividade de canto coral como ação artística consciente e plena. Com um olhar atento à renovação e divulgação do repertório coral brasileiro, é com enorme alegria que receberemos o compositor Edmundo Villani-Côrtes, reconhecido pelo público, pela crítica e por sua generosidade musical como um dos grandes expoentes da música brasileira do século XX. Villani nos presenteará com a palestra “Conversando sobre Música Coral”. Musicistas ou não, motivados e reunidos pelo acaso ou pelas mais diferentes oportunidades e escolhas, aqueles que se dedicam à prática e à representatividade do Canto Coral se alinham à própria trajetória histórica, social e cultural do ser humano. Cantam o mundo... Agradecemos a todos os Coros participantes da III Semana de Canto Coral Henrique de Curitiba, bem como aos professores, compositores e ao público, pela rica convivência que esta semana certamente nos proporcionará. Mara Campos Diretora Artística da III Semana Canto Coral Henrique de Curitiba HENRIQUE DE CURITIBA (Paraná, 1934-2008) Compositor descendente de poloneses, conhecido como Henrique de Curitiba. Graduou-se em 1953, na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Aperfeiçoou-se em piano com Henry Jolles e em composição com H.J. Koellreuter na Escola Livre de Música de São Paulo. Em 1960, na Polônia, cursou interpretação pianística com Margherita Trombini-Kazuro na Escola Superior de Música de Varsóvia. Fez mestrado em Composição Musical nos Estados Unidos, onde estudou com o compositor Karel Husa. Possuidor de numerosa obra como compositor neoclássico e tendo mais de 150 composições no gênero instrumental, vocal e de câmara, destacase como um dos principais compositores brasileiros de sua geração. Entre suas obras de maior destaque estão, “Evocação das Montanhas”, gravada por Milton Nascimento; “Serenata Noturna”, com a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba; “Missa Breve”, com o Coro de Câmara da UFG; “Já Vem Primavera”, madrigal gravado pelo coral da Universidade de São Francisco, na Califórnia, USA, entre outras. Além de obras editadas no Brasil e no Exterior. EDMUNDO VILLANI-CÔRTES (Minas Gerais, 1930) - Compositor homenageado. Edmundo Villani-Côrtes é pianista, maestro, arranjador e compositor brasileiro. Iniciou sua carreira profissional como pianista da Orquestra Tamoio, do maestro Cipó no Rio de Janeiro e da Orquestra de Luís Arruda Paes. Estudou composição com Camargo Guarnieri e H. J. Koellreutter. Na década de 1960, trabalhou em gravadoras e em emissoras de TV, chegando a escrever mais de 600 arranjos para as orquestras da TV Tupi e TV Globo. Como pianista, acompanhou a cantora Maysa e o cantor Altemar Dutra em excursões ao exterior. Em 1968, fez arranjos e composições para o filme “O matador”, de Amaro César e Egídio Ézio. Nos anos 1970, trabalhou como arranjador na TV Tupi de São Paulo, realizando mais de mil orquestrações para músicas de vários gêneros. Em 1978, venceu o Concurso Noneto de Munique, na Alemanha. Em 1986, obteve o 1º lugar no Concurso de Composição da Editora Cultura Musical, com a peça para violão “Choro pretensioso”. Em 1990 e 1991, foi regente da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo. Villani-Côrtes recebeu dois prêmios APCA, o primeiro em 1990, TEMPORADA 2018 6 com a peça vocal “Ciclo Cecília Meirelles”, e o segundo em 1995, com a melhor peça coral sinfônica “Postais paulistanos”. Suas composições incluem várias obras de música orquestral, de câmara, instrumental e vocal, além de música eletroacústica. Algumas de suas obras podem ser ouvidas nos CDs: “Música brasileira para canto e piano” (1996, Rio Arte) e “Estados d’ Alma” (1997, Sony). Villani-Côrtes lecionou na Academia Paulista de Música; Instituto de Artes da UNESP, e Festival de Inverno de Campos do Jordão. Em 1981, foi vencedor da Feira Livre de MPB, patrocinada pela TV Cultura, e escolhido como regente, arranjador, autor e compositor para representar o Brasil no México, no 10º Festival da OTI. Em 1986, foi vencedor do concurso de composição patrocinado pela Editora Cultura Musical, tendo obtido o 1º lugar com a peça para violão “Choro Pretensioso”, e 2º lugar com a peça para piano “Ritmata nº 1”. Entre 1988 e 1991 atuou como pianista do programa “Jô Soares onze e meia”, no SBT. Em 1992, foi escolhido pela Escola de Música Arte Livre como compositor do ano. Em 1993, venceu o concurso promovido pela prefeitura de São Paulo, com a composição “Rua Aurora”, baseada em texto do poeta Mário de Andrade por ocasião de seu centenário de nascimento. Em 1996, sua peça “Chorando”, para contrabaixo e piano, obteve o 3º lugar no II Concurso Nacional de Composição para Contrabaixo, promovido pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais. No mesmo ano, foi premiado pela APCA pelo “Concerto para vibrafone e orquestra”. Compôs também o “Concerto para flauta e orquestra”, estreado em 2000, em Londres, e o “Te Deum”, em comemoração aos 150 anos da cidade de Juiz de Fora - Minas Gerais. Edmundo VillaniCôrtes possui Mestrado em composição pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutorado pela UNESP CORO ITÁLICO CENTRO DI CULTURA ITALIANA (GRUPO ÉTNICO ITALIANO) Regência: Anderson Ombrellino (PR) PROGRAMA Vangelis La Conquista del Paradiso (Título Original - The Conquest of Paradise) Melodia e letra da Itália medieval, séc. Xll Ambientada e adaptada pelo grupo ERA Sempire d’Amor Solistas: Kazeh Nogueira, Erica Colognesi Pietro Mascagni Ave Maria (Intermezzo da Cavalleria Rusticana) Solista: Erica Colognesi CORO ITÁLICO CENTRO DI CULTURA ITALIANA (Grupo Étnico Italiano) O Coro Itálico Centro di Cultura Italiana resulta da junção do antigo “Coro Itálico do Paraná” (fundado em 1988), com o “Coral CCI” (fundado em 2000). Juntos desde 2013, executam a maioria das peças em língua italiana, com o objetivo de perpetuar continuamente a cultura dos seus antepassados, através da música. Anderson Ombrellino (PR) - Regente O músico e regente Anderson Ombrellino é formado em Canto Lírico pela EMBAP - Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Fez parte de coros de diversas óperas no naipe tenor, tendo também atuado como solista. No início de 2012 estreou como maestro de coros; atualmente rege o Coral Vox, o Coro Itálico CCI e o Coral Folclórico Italiano Santa Felicidade Coro Itálico Centro di Cultura Italiana (Grupo Étnico Italiano) Sopranos - Beatriz Longhi, Cândida Mendes, Damiani Nogueira, Erica Colognesi, Fatima Hirano, Jenifer Souza, Neide Reche, Neuracy Bavelloni, Solange Faust Contraltos - Amabile Ciliao, Benilde Fernandes, Gelci Clamer, Maria Inês Stoco, Marli Ramos, Mirian Palmeira, Mônica Teixeira, Nancy Ferreira, Silvia Gomes, Solange Minozzo Tenores - André Maia, Ori Stoco, Roberto Berti Baixos - Albano Schneider, Anibal Reche, Camillo Ferronato, Fioravante Giacomel, Germano Vidal, José Fernando Mattiello, Kazeh Nogueira, Rodrigo Souza Piano - Flávio Meschke. NOSSO CANTO CORAL DA REGIONAL MATRIZ-CAPELA Regência: Martinho Lutero Klemann (SC/PR) PROGRAMA Claude de Sérmisy (1490-1562) Languir me fais (Renascença francesa) Antônio Carlos Jobim (1927-1994) Arranjo de Roberto Rodrigues Passarim Arranjo Damiano Cozzella (1929-2018) Boleros Românticos Mexicanos Quizás - Osvaldo Farrés Hipocrita - Paquita La Del Barrio Desesperadamente - Gabriel Ruiz, Ricardo Lopez Mendez Besame - Consuelo Velásquez Frenesi - Alberto Dominguez CORAL DA REGIONAL MATRIZ-CAPELA O Coral da Regional Matriz-Capela faz parte do projeto sociocultural NOSSO CANTO, realizado nas Regionais da cidade. O projeto foi implantado pela Fundação Cultural de Curitiba em 1998 e hoje é gerenciado pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura, sob a supervisão artística da maestrina Mara Campos. Dentre as Regionais, a Matriz é a mais nova a ser integrada ao projeto NOSSO CANTO. Ali os trabalhos tiveram seu início em setembro de 2016 sob a coordenação de Martinho Lutero Klemann, músico da Camerata Antiqua de Curitiba. Ao todo, 46 pessoas oriundas da região central, de outros bairros e até de outros municípios da região metropolitana integram o grupo da Regional Matriz-Capela. Em 2017 o grupo abriu a 3ª edição do Cantoritiba com o espetáculo “Tributo aos Beatles” e realizou um Concerto de Natal na Igreja da Ordem. Martinho Lutero Klemann (SC/PR) - Regente É formado em Regência pela UNICAMP e em Contrabaixo pela EMBAP/UNESPAR. Foi diretor da Escola de Música “VillaLobos” da Casa da Cultura de Joinville. Atuou como regente de diversos corais, dentre os quais o Coral Campinas, Coral da UNIVILLE, Coral da Sociedade Lírica e Coral da Universidade Positivo. Foi regente da Orquestra da Sociedade Lírica e da Orquestra Cidade de Joinville. Atuou como cantor em diversas óperas como “La Serva Padrona” de Pergolesi, “A Moreninha” de Ernst Mahle e “O Fantasma de Canterville” de Jaime Zenamon. Em 2003 recebeu da Câmara de Vereadores de Joinville menção honrosa pelo seu trabalho em prol da música coral naquela cidade. Coordenou a série de música de câmera “Domingo no Campus”. Em 2017 regeu o Musical 1517 - Somente Pela Graça, alusivo aos 500 anos da Reforma Protestante. Desde 2004 é contrabaixista da Camerata Antiqua de Curitiba, onde exerce também a função de coordenador da orquestra. Coral da Regional Matriz-Capela Sopranos: Cerise Maria Zolet, Daniela Pavoni, Deusly Jordão Cunha, Elizabeth de Lara, Izes S. Chalusnhak, Karolina Koller, Laís Nascimento, Leandrina Dias de Castro, Letícia Maria Casarotto, Luma Knevels, Luyza Marks de Almeida, Maria de Lourdes Santos, Nelsi Guerra, Patrícia Coffacci, Vera Maria Venske, Virgínia Campos Pimentel. Contraltos: Ana Cristina Brito, Angela Okazaki, Célia Regina Benedito, Claudia Römmelt, Edilaine Pinheiro Mariano, Isar Conceição Fonseca, Karine Terezio, Liana Maria Gois, Marisa Lima, Nyrlene Pamplona, Patrizia Ferri Pancotto, Rosa Ruy, Salete Marcante, Sandra Regina Horn, Suélen Guimarães, Targô Mendonça Meros, Viviane de O. Benedito. Tenores: Alejandro Dominguez, Bruno L. Rosa, Carlos José da Conceição, Felipe Perretto, João Paulo Broitman, Paulo Roberto Lara, Walter Jordão Martins Baixos: Denis Marcante, Fred Pugsley Branco, Ilson Pickler Junior, Jucimar Prates da Silva, Rubens Hipólito, Vinícius Guerreiro Balles Pianistas: Diego Zorrilla, Ângela Okasaki Percussão: Sivaldo Mota (Simba) NOSSO CANTO MADRIGAL EM CENA Regência Eli Siliprandi (PR) PROGRAMA William Byrd (1543-1623) Ave Verum Corpus Ernani Aguiar (1950) Salmo 150 Cancioneiro de Upsala (Séc. XVI) Ah! Pelayo Ay! Luna que reluzes Estas noches Yo me soy la morenica Riu, riu chiu MADRIGAL EM CENA O Madrigal em Cena é o resultado de um projeto que deu certo: “Nosso Canto - Técnica Vocal e Canto Coral”, criado e desenvolvido por Eli Siliprandi com apoio da Fundação Cultural de Curitiba, desde julho de 1998, na Regional Boqueirão. O Madrigal em Cena reúne talentos, esforços, perseverança. Sua proposta principal é a apresentação de concertos cênicos, com o objetivo de tornar a música erudita mais acessível ao público leigo, e mais divertido e irreverente a qualquer público e de qualquer idade. Consta de seu repertório atual, um concerto de villancicos espanhóis do Cancioneiro de Upsala, com canções do século XVI que tratam dos sentimentos humanos; um concerto do ciclo de natal do Cancioneiro de Upsala; concerto de música sacra de vários períodos e concerto de música brasileira. Eli Siliprandi (PR) - Regente Iniciou estudos de canto com Abdiná Cunha (irmã de Ângela Maria), Yaeko Myamoto em Maringá, Paraná. Transferiu residência para Curitiba em 1983 ocasião em que ingressou como cantor do Coro da Camerata Antíqua de Curitiba, onde permaneceu até 2007. É Bacharel em Canto pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, formado em 1991, na classe da professora Neyde Thomas e Pós-graduado em Educação Musical pela Universidade Claretiano. Fez Oficina de Regência Coral com Mara Campos, Gerard Galloway (Inglaterra), Jeofrey Mitchel (BBC Londres); Madrigal com Roberto de Regina e Nicolau de Figueiredo. Em 1998 criou o projeto Técnica vocal e Canto Coral, implantado em julho do mesmo ano pela Fundação Cultural de Curitiba na Rua da Cidadania Regional Boqueirão. Madrigal em Cena Direção Musical, Orientação Vocal: Eli Siliprandi Sopranos - Daniela Livramento, Evelyn Matos, Suelen Longen Contraltos - Bianca Kopsch, Karla Bruning, Luciana Faria, Talita Portella Lopes Contraltino - Francisco Siliprandi Tenores - Bruno Lang, Gabriel Mendes, Paulo César Camargo, Rogério Kozarewicz, Ronaldo Luza. Baixos - Bruno Américo, Eli Siliprandi, Victor Américo CORAL BOM DE BOCA Regência: Carlos Todeschini (PR) PROGRAMA John Lennon (1940-1980) I Paul McCartney (1942) Arranjo de Carlos Todeschini Help! John Lennon (1940-1980) I Paul McCartney (1942) Arranjo de Carlos Todeschini All you need is love Arnaldo Antunes (1960) I Samuel Rosa (1966) Arranjo de Carlos Todeschini Trancoso Carlos Todeschini (1957) Arranjo de André Dittrich Nhundiaquara (Colar da Serra) Freddie Mercury (1946-1991) Arranjo de Carlos Todeschini We Are The Champions CORAL BOM DE BOCA Com o Coral Bom de Boca, o Colégio Marista Santa Maria oferece, desde o ano 2000, um espaço para a prática de canto em conjunto a pais alunos, ex-alunos, professores, funcionários e pessoas da comunidade. MPB, POP e ROCK estão na preferência musical dos cantores. Dentro desse universo são pesquisadas e escolhidas as canções que definem o repertório de cada projeto do grupo. Além de desenvolver um trabalho próprio, o coral também participa de montagens dos espetáculos que são apresentados anualmente no Teatro Santa Maria, ao lado do coral infanto-juvenil Bate Papo, do vocal juvenil Laço e Cadarço e dos jovens instrumentistas do Clube da Música. Nessas oportunidades, são desenvolvidos roteiros temáticos nos quais a expressão cênica aparece associada à interpretação musical. Além de participar de eventos do calendário do Colégio Marista Santa Maria, o Coral Bom de Boca tende a convites da comunidade. Entre suas participações estão aberturas de shows de Renato Teixeira, Carlos Careqa, e Kleiton e Kledir. Carlos Todeschini (PR) - Regente Regente, compositor, arranjador, violonista, produtor cultural, copista. Atua nos corais Curumim, Colégio Santa Maria; Fuxico de Moça, O Boticário. Fundou corais: Palácio Avenida; Madrigal do Centro Cultural Villa Lobos; Colégio Dom Bosco; Nós em Voz; Crianças Cantoras da Prefeitura de Curitiba; Prefeitura de Campo Magro; Colégio Medianeira; Instituto Mirtillo Trombini. Executou projeto “Portugal, Tão Longe e Tão Perto”, em Lisboa, Coimbra, Figueira da Foz, Porto, Almeirim, Golegã, Tomar e Santarém; Clínica de Canto no Centre de Danse du Marais – Paris (2015). Ministrou cursos de Musicalização e Construção de Instrumentos Musicais Infantis: Escola Palmares; Faculdade de Educação Musical do Paraná; Centro Cultural do Portão; projeto “Fazendo Arte na Escola” ( Embap e Fundepar). Regeu a Orquestra da PUCPr em concertos com o Coral Curumim (2003 e 2004). Estudou com Roberto Duarte - Regência de Orquestra, Sebastião Tapajós - Violão; Elizabeth Del Grande - Percussão; Adelaide Moritz - Musicalização; Tina Pereira - Construção de Instrumentos Infantis, Carmo Bortoloni - Percussão Sinfônica; Marcos Leite, Wilson Galvadão, Vicente Ribeiro - Harmonia, Arranjo Coral; Eduardo Lakschevitz, Mara Campos, e outros - Linguagem Coral. Coral Bom de Boca Sopranos - Carina Calderon, Juliana Ferraz, Marcia Woellner, Mariana Sacoman Kszan, Maria Carmen Santana. Contraltos - Alessandra Brenny, Ceres Machado, Ivâni Dresch, Larissa Serafim, Mariana Mehl Gralak, Úrsula Schmid. Tenores - Claúdio Massayuki Hagi, Felipe Dias, Guilherme Seiti Suguimatsu, José da Silveira Junior, Simone Beatrice Cherobim. Baixos - Axel Giller, Mateus Todeschini, Thales Santana Capela Santa Maria - Espaço Cultural Curitiba - Paraná - Brasil



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