Galeria
RENATO BRAZ E MAOGANI - “CANELA” - Foto: Cido Marques© 2016

34ª 0FICINA DE MÚSICA DE CURITIBA CANELA - RENATO BRAZ E MAOGANI 23 de janeiro, Teatro da Reitoria da UFPR PROGRAMA PAJARILLO VERDE tradicional – joropo, Venezuela LA JARDINERA Violeta Parra – tonada, Chile JULIA FLORIDA Agostin Barrios – barcarola, Paraguai ORACIÓN AL REMANSO Jorge Fandermole – chamamé, Argentina LAMENTO ESCLAVO (Eliseo Grenet) – danzón, Cuba BAMBUCO EM SI MENOR (Adolfo Mejia) – Colômbia ADIOS FELICIDAD (Ela O’Farill) – bolero, Cuba CANELA (Jose Villalobos) – festejo, Peru O SOM DA MADEIRA (Mauricio Marques e Adão Quevedo) – valsa, Brasil PERRICHOLI (L. Huambachano e E. Sanchez) – valsa, Peru CALUNDU (Breno Ruiz e P.C. Pinheiro) – canção, Brasil MILONGA DA ESPERA (Mauricio Marques) – milonga, Brasil VUELVO AL SUR (Astor Piazzolla e Fernando Solanas) – tango, Argentina FICHA TÉCNICA Renato Braz voz Carlos Chaves violão de 7 cordas e violão requinto Sergio Valdeos violão de 7 cordas Marcos Alves violão Paulo Aragão violão de 8 cordas Produção executiva: Zé Alexandre RENATO BRAZ E QUARTETO MAOGANI Canela é o título do novo álbum que promove o encontro entre Renato Braz e o Quarteto Maogani. Renato Braz é um dos cantores mais importantes surgidos na última década no Brasil: com sua voz de timbre marcante, construiu uma carreira premiada que vem alcançando plateias do mundo inteiro. O Quarteto Maogani é há 19 anos um dos grupos populares de câmara mais destacados no cenário brasileiro, desenvolvendo uma sonoridade muito característica em arranjos reconhecidos como dos mais criativos do violão brasileiro nos últimos tempos. O Quarteto Maogani apresenta neste trabalho seu novo integrante: Sergio Valdeos, um dos mais renomados violonistas do Peru, especialista no repertório latino-americano, tendo atuado por anos como diretor musical e arranjador da cantora Susana Baca. O disco ainda tem participação especial de Maurício Marques, violonista e compositor gaúcho, integrante do Maogani entre 2005 e 2012. A trilha sonora deste encontro traz um olhar brasileiro sobre um repertório riquíssimo de canções de diversos países latino-americanos, repertório este de muitos matizes, muitas cores e muitos ritmos, tão profundo quanto pouco conhecido no Brasil. O instrumento que permeia este encontro é o violão, onipresente em seu papel de acompanhador principal da música popular de toda a América do Sul. Em cada país, em cada sotaque, em cada diferente gênero popular, o violão ganha uma sonoridade particular. O repertório escolhido traz diversos gêneros populares, da riqueza rítmica de gêneros como o joropo venezuelano, o festejo peruano e o bambuco colombiano, até o lirismo contemporâneo argentino e a singeleza da canção chilena, passando por gêneros clássicos como o bolero e o tango e, como não poderia deixar de ser, dialogando com a música brasileira atual. Os arranjos trazem canções acompanhadas ora por um único violão, ora pelos quatro violões (requinto, 6 cordas, 7 cordas e 8 cordas) do Quarteto Maogani, e até mesmo por cinco violões, em muitas combinações e texturas diferentes. Teatro da Reitoria Curitiba - Paraná - Brasil