Para comemorar o Dia Internacional da Cidade Educadora (30 de novembro) esta roda de leitura traz uma reflexão sobre a Curitiba literária e seus desdobramentos em outras formas artísticas, como precursora para a transformação.
Para comemorar o Dia Internacional da Cidade Educadora (30 de novembro), essa roda de leitura propõe pensar alguns personagens marcantes da cidade de Curitiba, retratados em crônicas. Será feita a leitura do texto “ O Sombra amarrada”, de Luiz Henrique Pellanda, sobre o palhaço Sombra da Rua XV e da crônica “ O Mito da Maria Bueno”, de Valêncio Xavier, sobre a “santa de Curitiba”.
Em comemoração ao Dia Internacional da Cidade Educadora, 30 de novembro, será realizada uma roda de leitura com o texto Papai Urso, da escritora mexicana Cecilia Eudave.
Em diálogo com o Dia Internacional da Cidade Educadora,, celebrado em 30 de novembro, que neste ano traz como tema "A cidade como laboratório de aprendizagens, cidadania e transformação social", a Casa da Leitura propõe uma roda de leitura com as palavras ancestrais do autor Ailton Krenak e sua reflexão sobre arte, literatura e clima.
O múltiplo escritor carioca João do Rio, homenageado da FLIP deste ano, que já foi chamado pelo Barão do Rio Branco de amulatado, homossexual e gordo, terá algumas de suas crônicas lidas e debatidas na Casa da Leitura Jamil Snege. Sua escrita se confunde com os hábitos da cidade do Rio de Janeiro, que à época fazia a transição da condição de império para capital federal.
Em comemoração ao Dia Internacional da Cidade Educadora e como forma de revisitar o passado violentamente colonizado do Brasil, esta atividade se propõe a realizar uma leitura compartilhada de trechos do romance O som do rugido da onça, de Micheliny Verunschk, e a uma releitura de gravuras de Jean-Baptiste Debret. A obra literária em questão narra o sequestro de duas crianças indígenas por naturalistas alemães em 1821.
No dia 05 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Cinema e o Dia Nacional da Cultura. Para celebrar essa data tão especial, a Casa da Leitura Nair de Macedo preparou um expositor temático com uma seleção de livros literários e teóricos, abordando a rica interseção entre cinema e cultura.
"No dia 30 de novembro, celebra-se o Dia Internacional da Cidade Educadora, com o tema: “A cidade educadora como laboratório de aprendizagens, cidadania e transformação social”. Nesse contexto, a cidade é vista como uma grande sala de aula, um espaço dinâmico de experimentação, vivência e construção de conhecimento. Para ajudar a pensar sobre isso, a Casa da Leitura preparou uma seleção especial de livros que exploram a relação entre literatura e espaço urbano, promovendo ref...
Celebrando o Mês da Consciência Negra, o expositor de novembro busca literaturas que evidenciem a história negra no sul do país, majoritariamente apagada em detrimento da valorização da imigração europeia. Para tal o expositor contará com livros como Paraná Negro, Presença Negra em Curitiba e outras obras literárias escritas por sulistas negros que permeiem a temática.
Nomeado em homenagem à música e livro Amoras de Emicida, o expositor de novembro celebra o Mês da Consciência Negra, apresentando curadoria de literaturas infantis que contam com protagonismo negro e autoria de pessoas negras.
O expositor literário de Novembro visa dar ênfase à literatura produzida por autores e autoras negros, tendo em vista o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (20/11).
O expositor infantil do mês de novembro está cheio de protagonistas pequeninhos, mas com grandes aventuras para contar.
Em novembro, para celebrar o Dia Nacional da Onça-pintada (29/11), teremos um mês de Clubinho Miguelitos com histórias desse místico animal das Américas. A ideia é brincar com a imaginação confabulando com esse grande felino.
A linguagem magistral do romance apresenta a questão afetiva e geracional de uma relação entre pai e filho, tendo como pano de fundo a era de ouro do futebol brasileiro e os terríveis anos da ditadura militar no país.
Em reflexão ao mês da consciência negra, a Casa da Leitura realizará uma Roda de Leitura de crônicas a partir da obra "#Parem de Nos Matar", da autora Cidinha da Silva. A obra traz à tona questões sobre a violência e a desigualdade social enfrentadas pela população negra no Brasil.
Celebrando o Dia Internacional da Cidade Educadora, haverá contação da obra Museu, de Javier Sáez Castán e Manuel Marsol — para lembrar que memória, educação e os espaços culturais, como os museus e bibliotecas, são, além de fundamentais, indissociáveis.
O Dia Internacional da Filosofia (21) será celebrado com uma Roda de Leitura discutindo o poema Mapa, de Murilo Mendes, norteada por uma das perguntas mais notáveis da filosofia: como alguém se torna o que é?
Refletindo sobre o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (20/11), será realizada a roda de leitura do conto "Pai contra mãe", de Machado de Assis, para continuar promovendo a tradição brasileira de autoria negra.
Em homenagem ao mês da consciência negra, haverá contação de Um recorte de infância, de Cleo Cavalcantty: uma história escrita por uma mulher negra, narrando as experiências da infância de uma criança negra.
A Hora do Conto: Revivendo a tradição oral” é um momento de contação de histórias destinado aos ouvintes das narrativas faladas. Na Casa da Leitura Nair de Macedo, essa prática está sendo resgatada para compartilhar narrativas emocionantes com a comunidade do Bairro Guabirotuba.
Patrícia Melo foi a autora escolhida para o clube de leitura do mês de novembro na Casa da Leitura Manoel Carlos Karam. Será discutido o romance Elogio da Mentira, publicado pela autora em 1998.
Todos os sábados, encontros nos quais os contadores de histórias do programa Curitiba Lê apresentam narrativas populares, contos clássicos e obras contemporâneas da literatura infantil e infantojuvenil.
Sarau de poesia com poetas negras - Curitiba celebrando o mês da Consciência Negra
A roda de leitura (carga horária: 2h) oferece uma oportunidade única para um bate-papo sobre processos criativos acompanhado pela leitura de trechos do livro. Além de enriquecer o cenário cultural da cidade, iniciativas como essa são fundamentais para dar voz a narrativas de resistência e resiliência, proporcionando ao público uma nova perspectiva sobre as vivências de quem busca reconstruir sua vida em outro país. Ao final da atividade, exemplares gratuitos do livro serão distribuíd...
Publicado em 1943, “Perto do Coração Selvagem” é o primeiro romance da autora brasileira Clarice Lispector. Na roda de leitura, a partir do contexto geral da obra, serão lidos recortes intencionais a fim de estabelecer um diálogo acerca do livro.
Em homenagem ao nascimento da escritora Conceição Evaristo, em 29 de novembro de 1946, a Casa da Leitura Laura Santos propõe uma roda de leitura do conto “Fios d’ouro”, presente na obra História de Leves Enganos e Parecenças (2016), que aborda questões referentes à história e a ancestralidade negra no Brasil, atentando também para a reflexão sobre o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, 20 de novembro.
No livro Buscar, escrito por Olga de Dios, acompanhamos o personagem Bu, que está em busca de algo.
Buscando a reflexão sobre o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, 20 de novembro, a Casa da Leitura Laura Santos propõe uma contação de histórias com a obra Zum Zum Zumbiiiiiii (2016), escrita por Sonia Rosa, que conta a história de Zumbi dos Palmares.
Considerando o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, 20 de novembro, e o Dia Internacional da Cidade Educadora, 30 de novembro, a Casa da Leitura Manoel Carlos Karam propõe uma roda de leitura do poema “Alma das Ruas: uma crônica para a alma negra curitibana”, de Mel e Kandiero, presente na obra Oralidades Afroparanaenses: Fragmentos da presença negra na história do Paraná (2016), que resgata a história da comunidade negra em Curitiba, reescrevendo-a sob o olhar crítico e arg...
O Clube de Leitura “Experiências Despedaçadas” no mês de novembro discutirá contos de Clarice Lispector e Rachel de Queiroz, procurando perceber como seus olhares se entrelaçam.
Considerando o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, 20 de novembro, e o Dia Internacional da Cidade Educadora, 30 de novembro, a Casa da Leitura Laura Santos propõe uma roda de leitura do poema “Alma das Ruas: uma crônica para a alma negra curitibana”, de Mel e Kandiero, presente na obra Oralidades Afroparanaenses: Fragmentos da presença negra na história do Paraná (2016), que resgata a história da comunidade negra em Curitiba, reescrevendo-a sob o olhar crítico e arguto dos...
Ao celebrar o Dia Internacional das Cidade Educadora (30 de novembro) propõe-se uma contação sobre o poder transformador das bibliotecas. Depois, o convite para os participantes desenharem como seria a biblioteca dos seus sonhos, para ficar exposta na Casa da Leitura Paulo Leminski.
Clubinho de Leitura para crianças de 06 a 12 anos para ler, conversar, brincar e se divertir com a literatura.
Cadastre seu e-mail e receba novidades da Fundação Cultural de Curitiba.