Notícias

17.03.2022Greca celebra os 30 anos do Bairro Novo em tarde cultural pelo aniversário da cidade

Quem passou pela Rua da Cidadania do Bairro Novo na tarde desta terça-feira (15/3) teve oportunidade de conhecer um pouco mais da história da cidade. O local foi palco da apresentação do Auto de Fundação de Curitiba, produzido pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC) especialmente para as celebrações dos 329 anos da capital.

Além do público formado por autoridades, servidores e moradores, participaram também do evento 250 crianças da Escola Municipal Paulo Freire. Elas se divertiram com as músicas da Banda Lyra Curitibana e as brincadeiras interativas com o personagem Curitibinha, o ator Douglas Perez.

30 anos da Regional Bairro Novo

O prefeito Rafael Greca lembrou que a criação da Regional Bairro Novo, formada pelos bairros Sítio Cercado, Umbará e Ganchinho, completou três décadas.

“Hoje faz 30 anos que nós fundamos o Bairro Novo. O Fernando (Wernek Bonfim), que é o administrador regional, estava sentado na ocasião em uma turma da Escola Municipal Dona Lulu”, contou o prefeito, que saudou as crianças com muito entusiasmo.

“É com grande alegria que nós estamos aqui para celebrar com os curitibinhas do projeto MusicaR, meninas e piás cantores do Bairro Novo, os 329 anos desta grande e querida cidade.”

Curitiba é todos os lugares

O prefeito comentou que viver a cidade está em todas as coisas que fazemos no cotidiano.

“Nós viemos celebrar a casa onde nós moramos, a rua por onde andamos, os ônibus dos quais nos servimos, os parques que frequentamos, as praças onde brincamos, as escolas onde nós estudamos, os CMEIs onde nós formamos as crianças e todos os espaços de cidadania, inclusive desta rua que simboliza a cidade. Mais bairros novos em Curitiba! Viva Curitiba!”, disse Greca.

Antes de distribuir doces para as crianças, o prefeito convidou o garoto Thiago José Ungareti Costa para representar os estudantes e cantar o Hino de Curitiba no encerramento o Auto de Fundação, uma das atrações da programação pelos 329 anos da cidade.

Espetáculo itinerante

O Auto de Fundação de Curitiba está percorrendo as dez administrações regionais da cidade. A encenação, de caráter didático e artístico, tem 13 atores que interpretam os personagens da história curitibana, como Mateus Leme, Baltazar Carrasco dos Reis, Eleodoro Ébano Pereira, Gabriel de Lara e o Cacique Tindiquera e seu povo.

A menina Ágata Gabrieli, 9 anos, disse que gostou do espetáculo. “Eu não conhecia a história de Curitiba. A parte que eu mais gostei foi quando apareceram os homens de chapéus”, disse, referindo-se aos atores que representam os pioneiros da cidade.

Homenagem das crianças

Próximo ao local da apresentação, murais expunham desenhos feitos pelas crianças do CMEI Parigot de Souza e da Escola Municipal Professora Maria Neide Gabardo Betiatto. Os trabalhos retratavam pontos turísticos de Curitiba preferidos das crianças.

Outro quadro chamava atenção para a aniversariante, a cidade de Curitiba. Moradores que passavam por ali eram convidados a escrever uma mensagem para cidade em um papel, que era fixado no quadro.

A chefe do Núcleo da Secretaria Municipal de Educação da Regional Bairro Novo, Priscila Correia Costa, disse que a ideia de fazer a dinâmica foi uma forma de interagir com o público. “Nós sempre fazemos esta ação em encontros com diretores de escola e professores e resolvemos fazer aqui também”, explicou.

Presenças

Participaram também do evento o vice-prefeito Eduardo Pimentel; a presidente da FCC, Ana Cristina de Castro; os secretários de Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak, e da Educação, Maria Sílvia Bacila; os vereadores Beto Moraes, Sargento Tânia Guerreiro e Mauro Bobato; o deputado estadual Mauro Moraes; a coordenadora de Núcleos Regionais da Fundação de Ação Social, Veranice Vieira de Lara Hayashida; o assessor de Articulações Políticas Lucas Navarro de Souza; e os administradores regionais Fernando Wernek Bonfim (Bairro Novo) e Marcelo Ferraz (Tatuquara).

Serviço: programação cultural pelos 329 anos de Curitiba

Dia 16
19h às 21h – Festival de Arte e Capoeira. Oficina de Samba de roda

Dia 17