Notícias

14.11.2018Fundação Cultural abre inscrições para seleção de circos itinerantes de todo o Brasil

A Fundação Cultural de Curitiba abre a partir de sexta-feira (16/11), as inscrições para o edital que visa selecionar companhias circenses itinerantes de médio porte de todo o Brasil, que tenham interesse em utilizar um dos dois espaços públicos disponibilizados em Curitiba, por meio do Programa Praça do Circo. As inscrições podem ser feitas até às 12h do dia 02 de dezembro de 2018, exclusivamente online, no link www.sic.cultura.pr.gov.br/cadastro

Para acessar o edital de chamamento público, disponível no site da Fundação Cultural, e obter informações sobre o processo de inscrição, Clique Aqui

Podem participar do edital pessoas jurídicas regularmente estabelecidas no país, cuja finalidade e ramo de atuação principal seja produção de espetáculos circenses, que tenham lona própria compatível ao local destinado e experiência profissional em espetáculos na área.

Cadastro
Os interessados devem estar cadastrados como agente cultural, pessoa jurídica, no Portal da Cultura (SIC – Sistemas de Informações Culturais). Quem não tem o cadastro, ou está com as informações desatualizadas, deve acessar o endereço eletrônico: www.sic.cultura.pr.gov.br/cadastro/agente para se cadastrar ou atualizar os dados.

Praça do Circo
Inédito no país, o programa “Praça do Circo” foi criado para acomodar circos nacionais, de médio porte, em espaços públicos de Curitiba. Inicialmente serão disponibilizadas áreas em dois parques da cidade: o Barigui e o Parque Náutico. O período de autorização de uso dos espaços será de até 90 dias corridos, podendo ser prorrogado.

Como contrapartida para uso dos espaços públicos, os circos participantes do programa realizam apresentações gratuitas e destinam 10% da lotação de cada espetáculo para estudantes das escolas públicas e outros projetos sociais mantidos pela Prefeitura de Curitiba.

Demanda antiga da classe circense, a concessão de espaços públicos foi criada pela Lei Municipal Nº 15.129, aprovada em 1º de dezembro de 2017. A assinatura do Decreto de Regulamentação da Lei e o lançamento do programa ocorreram em outubro como parte das comemorações do Dia das Crianças, no Circo Zanchettini, montado no Parque Barigui especialmente para a abertura do programa Praça do Circo.

Espaços
Localizado na região central da cidade, o Barigui é um dos mais frequentados parques de Curitiba, principalmente nos finais de semana. Foi disponibilizado para o programa uma área gramada de aproximadamente 7.000m², onde ficava um antigo parque de diversões.
Outro espaço disponibilizado fica no Parque Náutico, região sul da cidade. A área de 5.260,56m², localizada na avenida Marechal Floriano Peixoto, recebeu melhorias para receber as companhias.

Abertura das Inscrições para o Edital de Chamamento Público _Circos Itinerantes

Período de Inscrição: De 16 de novembro às 12h do dia 02 de dezembro de 2018 no link: www.sic.cultura.pr.gov.br/cadastro

Acesso ao edital no link: http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/pub/file/EDITAL_178_2018_PraçadoCirco.pdf

Cadastramento de Agentes Culturais: www.sic.cultura.pr.gov.br/cadastro/agente