Notícias

19.09.2018Fábula indiana é tema de espetáculo que estreia no Teatro Cleon Jacques

A Coletiva de Arte 21 estreia nesta quinta-feira (20/09), às 19h30, no Teatro Cleon Jacques, no Centro de Criatividade (Parque São Lourenço), o espetáculo inédito “Pós-Rama ou para além do caminho daquele que satisfaz”, peça construída a partir da apropriação e desconstrução da epopeia indiana Ramayana de Walmiki.

Dirigido e escrito por Adriano Cypriano, a montagem expõe alguns recortes críticos sobre a fábula indiana para problematizar questões atuais de diferentes âmbitos. A peça discute a delicada relação entre o íntimo, o privado e o particular e, por outro lado, os papéis socialmente assumidos. Esta mesma temática estende-se à própria composição dos performers e das imagens cênicas.

A fábula
O texto indiano fala de intercessão do deus Vishnu para salvar a terra através de Rama, sua versão nascido homem. Em um mundo fadado à aniquilação surge o messias para a salvação – no caso um guerreiro combatendo um demônio que lhe roubara a esposa. Rama é aquele que a todos deve satisfazer já que é o próprio deus renascido.

Entretanto, o que é pouco comentado sobre esta história é que o avatar do deus, após uma guerra feroz contra seu raptor, a rejeita grávida para morrer na floresta. Esta pena inclemente não nasce nem mesmo de algo que ela tenha feito, ou que ele desconfie que ela tenha cometido, mas dos rumores de desconfiança que cercava o casal. Rama, que a todos sustentava a palavra empreendida, não pôde fazê-lo com a mãe de seus filhos.

O diretor Adriano Cypriano afirma que o intenso formalismo da encenação contrasta com a liberdade criativa inferida ao processo de trabalho de sua composição. Cypriano diz ainda que “não é possível circunscrever o partido estético do espetáculo à alguma escola artística em particular, pelo contrário; com alguma ponta de soberba a montagem crê-se eclética e aberta”.

A Coletiva
A Coletiva de Arte 21 é um grupo de artistas movidos pela pesquisa artística e pela busca de novas abordagens para as questões de composição de cena. Nascida em ambiente acadêmico (Faculdade de Artes do Paraná/UNESPAR), a Coletiva rapidamente evoluiu para um grupo atuante em diversas modalidades na arte teatral, sua divulgação e transmissão pedagógica.

O grupo decidiu montar o espetáculo “Pós-Rama ou para além do caminho daquele que satisfaz” como uma obra que incorpora diversos elementos expressivos do teatro. O elenco é formado pelos atores Celine Liris, Dayane Padilha, Eduarda Moliner, Francielle Gomes, Lucca Lemos, Isadora Bomgiorno, Manuella Prestes, N Jeans, Walkíria Présa.

Serviço
Pós-Rama ou para além do caminho daquele que satisfaz
De 20 a 30 de setembro de 2018
Horários: de quinta a sábado às 19h30 e, domingo às 18h30.
- Quintas e Sextas feiras – Gratuito.
- Sábado e Domingo R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia entrada).
Local: Teatro Cleon Jacques – Centro de Criatividade de Curitiba (Rua Mateus Leme, 4700 – Parque São Lourenço)
Classificação: 16 Anos

FICHA TÉCNICA
Texto e direção: Adriano Cypriano
Assistência de direção: Carol Scabora
Assistência de Produção : Bruno Matteuzzo
Elenco: Celine Liris, Dayane Padilha, Eduarda Moliner, Francielle Gomes, Lucca Lemos, Isadora Bomgiorno, Manuella Prestes, N Jeans, Walkíria Présa
Figurino: Carol Scabora, Dayane Padilha e Eduarda Moliner
Cenário e Adereços: Adriano Cypriano
Iluminação: Celine Liris
Produção: Coletiva de Arte 21
Design gráfico: Celine Liris e João Muniz
 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: FCC

Compartilhe:

imprimir voltar