Notícias

28.11.2019Alunos de curso de teatro levam O Noviço ao palco do Portão Cultural

Mais de 170 anos depois de ter sido encenada pela primeira vez, a peça O Noviço retorna ao palco e, desta vez, sob responsabilidade dos alunos do programa de iniciação teatral Atuarte, da Fundação Cultural de Curitiba. A peça será apresentada nesta domingo (1/12), às 18h, no Teatro Antônio Carlos Kraide, no Portão. A entrada é franca.

A escolha, adaptação e encenação do texto faz parte do programa de formação do Atuarte, que dura um ano e propicia experiências relacionadas à sensibilização, atuação, improvisação, expressão corporal, dramaturgia e caracterização teatral. O curso também oferece atividades de mediação cultural e formação de espectadores.

“Todo o processo tem a assinatura dos alunos, que optaram por encenar um autor de domínio público”, explica a professora Stael Fraga, referindo-se ao comediógrafo brasileiro Martins Pena. Autor da peça, Pena é considerado o fundador da comédia de costumes no Brasil.

O espetáculo

A comédia retrata os impasses de um noviço que não quer ser padre e a vida de uma viúva rica que se casa com um homem interesseiro. Com linguagem irônica e bem-humorada, a peça é uma crítica à interferência dos pais na vida dos filhos, à submissão e ao moralismo – temas ainda atuais.

O espetáculo tem 1h30 de duração e mobiliza os 14 alunos da denominada CIA KBMaizum. São eles Daniele Senn, Evellin da Cruz, Fernanda Chalus, Guilherme Matilha, Kerlly Mary, KrishnaTcharan, Letícia Militz, Mahara Ferreira, Malu Vieira, Rafaella Beatriz, Renato Dombrowski, Silmara Santos, Tatiana Lima e Victória Lara. A direção é de Stael Fraga e Guilherme Matilha.


Serviço: O Noviço (adaptação)
Data: domingo (1/12)
Horário: 18h
Local: Auditório Antônio Carlos Kraide – Portão Cultural (Avenida República Argentina, 3.432, junto ao terminal de ônibus)
Entrada franca

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

Enviar pelo LinkedIn
imprimir voltar