Notícias

20.08.2018Visitas Guiadas ao Cemitério Municipal alcançam público de 4 mil pessoas

No próximo sábado (25/08), das 9h às 12h, acontece mais uma edição da visita guiada padrão ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula. Programa sucesso de público, este será o 22º passeio à primeira necrópole de Curitiba oferecido à comunidade em 2018. As inscrições para a visita abrem a partir de hoje (20/08). Interessados em participar precisam enviar nome completo e número de RG de até quatro participantes para o e-mail: visitaguiada@smma.curitiba.pr.gov.br.

Desde sua implantação em 2017, por meio de uma parceria entre a Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, as visitas guiadas ao Cemitério Municipal já contemplaram um público de 4 mil pessoas. Realizadas mensalmente, só no primeiro semestre deste ano foram 1.800 inscritos para as visitas.

Coordenada pela pesquisadora cemiterial Clarissa Grassi, da equipe da Casa da Memória, unidade da FCC, as visitas guiadas são uma atividade de educação patrimonial gratuita e tem como objetivo mostrar o primeiro cemitério de Curitiba como parte do patrimônio da cidade, revelando-o como um grande repositório de trajetórias que conformaram a história da capital e do Estado do Paraná.
Dividida entre as modalidades padrão, temática e noturna, a incursão, que promove um resgate da história e da memória de personalidades e anônimos sepultados no local, aborda temas como história, arquitetura, geologia e arte em visitas com três horas de duração.

Para a pesquisadora Clarissa, as visitas são uma forma de se conhecer o passado de Curitiba de um jeito diferente – do fim para o começo – partindo do local onde personalidades foram sepultadas para explorar suas trajetórias e a forma como foram eternizadas em seus túmulos. “É um modo de desmistificar o espaço do cemitério, mostrando toda sua potencialidade como patrimônio e sua capacidade de reverberar e miniaturizar a história da cidade”, diz a pesquisadora.

O programa, para muitos inusitado, tem despertado a atenção dos mais variados públicos, incluindo crianças e turistas. Como é o caso do assistente de marketing, Alex da Silva, do Rio de Janeiro. Ele já participou da visita anos atrás, quando era feita de forma voluntária por Clarissa, e como estava de volta à capital paranaense, aproveitou para participar novamente da visita, desta vez com a temática sobre artistas visuais, ocorrida no último dia 11 de agosto. “Eu acho bem interessante esse programa. Além de conhecer a arquitetura do local, a gente conhece um pouco da história por meio das histórias das pessoas. A Clarissa tem uma didática muito boa e dessa vez pude aprender um pouco sobre os artistas de Curitiba e do Paraná”, destacou.

Além das visitas, o Cemitério Municipal tem despertado o interesse no universo acadêmico. O estudante de Arquitetura e Urbanismo Victor Hugo de Filippis e seus colegas de turma estão escrevendo um artigo de iniciação científica sobre a tipologia do cemitério.

Modalidades de visitas
A Visita Guiada Padrão ocorre geralmente no último sábado de cada mês. É uma visita em que são abordados diversos tópicos de forma mais generalizada: arquitetura, geologia, personalidades, além das várias simbologias na arte tumular.
Relacionada a datas comemorativas ou assuntos específicos a Visita Guiada Temática acontece uma vez ao mês, com um trajeto diferenciado, focado apenas no tema escolhido, como por exemplo mulheres pioneiras, personalidades negras, futebol, entre outros. São trajetórias relembradas e ressignificadas em suas contribuições para a cidade.
Já as Visitas Guiadas Noturnas são realizadas durante três noites seguidas, geralmente em época de lua cheia, e os visitantes têm a oportunidade de conhecer o Cemitério Municipal sob um enfoque diferente: a noite, usando lanternas.

Inscrições
Para participar das visitas guiadas padrão e temática o interessado precisa realizar a inscrição, que abre na segunda-feira da semana em que será realizado o passeio. Já as visitas noturnas, em função de terem uma procura muito grande e de as vagas se esgotarem muito rapidamente, tem as inscrições abertas a partir da meia-noite de domingo para segunda-feira.
Para participar é preciso enviar nome completo e número de RG de até quatro participantes para o e-mail visitaguiada@smma.curitiba.pr.gov.br

Até dezembro estão previstas a realização de mais 14 edições. Para facilitar o planejamento do público para as visitas o calendário já está definido até o final do ano. Para acessar o cronograma e as informações sobre as inscrições, clique aqui.

Visita Guiada ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula

Data: 25 de agosto de 2018, das 9h às 12h
Inscrições: a partir desta segunda-feira 20/08 (enquanto houver disponibilidade de vaga)
Interessados precisam enviar nome completo e número de RG de até quatro participantes para o e-mail: visitaguiada@smma.curitiba.pr.gov.br.