Notícias

06.08.2018Visita guiada homenageia artistas visuais sepultados no primeiro cemitério de Curitiba

A trajetória de pintores, escultores, fotógrafos e ilustradores será o enfoque da próxima Visita Guiada Temática “Artistas Visuais” ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula. Em comemoração ao Dia Nacional das Artes, celebrado no dia 12 de agosto, os participantes terão a oportunidade de conhecer um pouco da biografia e da produção de artistas como Alfredo Andersen, Maria Amélia d'Assumpção, Guido Viaro, Fanny Volk, Arthur Wischral, Alceu Chichorro entre outros. O passeio acontece no próximo sábado, (11/08) das 9h às 12h, e será conduzido pela pesquisadora da Fundação Cultural de Curitiba Clarissa Grassi.

O percurso vai apresentar um total de 15 artistas entre pintores, gravadores, ilustradores, desenhistas, escultores e fotógrafos, cujas trajetórias foram fundamentais na arte curitibana e paranaense. Ao visitar as sepulturas destes artistas, os participantes conhecerão um pouco de suas biografias e terão contato com a impressão de algumas obras como forma de ilustrar suas produções. Os interessados em participar do passeio devem fazer inscrição via email, a partir desta segunda-feira (06/08), enviando nome completo e número de RG para o e-mail: visitaguiada@smma.curitiba.pr.gov.br. A visita guiada é gratuita, tem classificação livre e as vagas são limitadas.

História
O cemitério São Francisco de Paula é o primeiro da cidade e foi inaugurado em dezembro de 1854. Entre seus 51.414 metros quadrados repousam mais de 80 mil sepultados. Personalidades como Barão do Serro Azul, Maria Bueno, Helena Kolody, Emiliano Perneta dividem espaço com políticos, empresários, artistas e anônimos entre construções que apresentam diferentes visões de morte.
Promovida pela Diretoria de Patrimônio Cultural da Fundação Cultural de Curitiba, a visita guiada oferece ao visitante informações sobre arquitetura, geologia, história e arte e a trajetória das pessoas ali sepultadas. O objetivo da ação é desmistificar o cemitério e mostrar seu potencial como patrimônio cultural da cidade.

Serviço – Visita Guiada ao Cemitério Municipal Francisco de Paula com a temática Artistas Visuais
Local: Cemitério Municipal São Francisco de Paula – Praça Padre João Sotto Maior, s/nº
Data: 11 de agosto de 2018, das 9h às 12h
Inscrições: Interessados devem enviar nome completo e número de RG para o