Notícias

04.06.2018Seminário sobre Cidade e Patrimônio discute Centro Histórico de Curitiba

Começa nesta terça-feira (05/6), às 19h, no Teatro Londrina do Memorial de Curitiba, o “1º Seminário Cidade & Patrimônio – Centro Histórico de Curitiba”. A programação do evento, que acontece até o dia 08, inclui debates, palestras, mesas redondas e visitas guiadas, além de apresentações de trabalhos de pesquisa. As inscrições, gratuitas, estão encerradas, mas caso haja desistências os interessados poderão se inscrever no local antes das palestras.
O Seminário é uma iniciativa da Fundação Cultural de Curitiba em parceria com os cursos de Arquitetura e Urbanismo de diversas instituições de ensino da cidade.
“A intenção é estimular estudantes, pesquisadores e população em geral a pensar e debater a importância do Centro Histórico sob os aspectos que envolvem o patrimônio material e imaterial da cidade”, explica Marcelo Sutil, diretor do Patrimônio Histórico da Fundação Cultural de Curitiba.
No dia 5 de junho, dia da abertura dos trabalhos, o arquiteto e professor da Universidade de São Paulo (USP), Paulo Bruna realiza a palestra “A requalificação de edifícios obsoletos no centro histórico de São Paulo”.
Na quarta-feira (06/6), a mesa redonda sobre Patrimônio e Planejamento Urbano reunirá os arquitetos Cyro Corrêa Lyra, um dos principais idealizadores do setor histórico de Curitiba, e Abrão Assad, que criou o calçadão da rua 15 de Novembro e também influenciou as políticas de patrimônio para o centro da cidade. A mediação será feita pelo arquiteto Geraldo Pougy, que está concluindo uma pesquisa sobre os conceitos e a metodologia de trabalho do grupo que nos anos 60/70 transformou a capital em referência de urbanização.
No dia 07 a programação inclui uma mesa redonda com as universidades sobre o ensino de patrimônio, e uma palestra com Ana Carolina Pellegrini, arquiteta e professora da UFRGS, com o tema "Além da materialidade: o projeto como patrimônio".
No encerramento do Seminário, a arquiteta e professora da UFPE, Natália Miranda Vieira, faz palestra sobre "Novo e Antigo: há espaço para a produção contemporânea da arquitetura em áreas de reconhecido valor patrimonial?", acompanhada do arquiteto Marcelo Ferraz, do escritório Brasil Arquitetura, que falará sobre "O passado no presente".

Temas
Tendo como tema principal o patrimônio arquitetônico e urbano, três subtemas nortearão os debates, palestras, mesas redondas e sessões de comunicações que integram a programação: Patrimônio e Planejamento Urbano, Patrimônio e Mercado Imobiliário e Patrimônio e Registro.
Em Patrimônio e Planejamento Urbano o foco é, em uma perspectiva crítica, explorar as produções acadêmicas e intervenções no âmbito institucional, que evidenciem a preservação do patrimônio vinculada ao desenvolvimento urbano.
Já Patrimônio e Mercado Imobiliário convoca arquitetos e urbanistas, gestores e agentes públicos e privados para apresentação de boas práticas e discussão acerca da relação entre preservação do patrimônio e renovação urbana.
O subtema Patrimônio e Registro tem por objetivo convocar e incentivar estudantes, pesquisadores e gestores de órgãos públicos a apresentar propostas variadas de registro do patrimônio, em suas diversas abrangências e temporalidades.

Trabalhos
A programação do Seminário também inclui a apresentação de 31 trabalhos de pesquisa que versam sobre os três subtemas que norteiam os debates, selecionados previamente pelo Comitê Científico do evento. Também haverá visitas guiadas por diversos espaços do Setor Histórico.
O Seminário é realizado pela Diretoria do Patrimônio Histórico da Fundação Cultural de Curitiba, em pareceria com os cursos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Universidade Positivo (UP), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Centro Universitário Curitiba (UniCuritiba), Centro Universitário UniCesumar de Curitiba e Centro Universitário FAE.

Confira a programação

5/06 (terça-feira) – Abertura
17h – Cadastramento dos inscritos previamente
19h – Palestra “A requalificação de edifícios obsoletos no centro histórico de São Paulo” | Paulo Bruna (SP)