Notícias

31.03.2019Programa Gastronomia Étnica valoriza culinária de diferentes povos

Um passeio pela dança e música dos povos que contribuíram para a formação de Curitiba, por meio de uma ciranda étnica com 19 grupos folclóricos, marcou o lançamento do programa Gastronomia Étnica, neste sábado (30/3), no Mercado Municipal.

O programa é uma parceria da Fundação Cultural com a Secretaria Municipal do Abastecimento e a Ascesme (entidade que reúne os comerciantes do local) para oferecer ao público aulas de culinária ministradas por pessoas que não são especialistas em gastronomia, mas aprenderam receitas típicas com familiares e amigos.

A primeira aula, no dia 27 de abril, ficará a cargo da baiana radicada em Curitiba Márcia Aparecida dos Santos. Foi ela quem deu a aula-show de lançamento do programa, neste sábado, ensinando a preparar o doce à base de tapioca e coco Bolinho de Estudante, e cativou a plateia.

Foi o caso da profissional de Recursos Humanos Ana Kerscher e sua mãe, Zeni Kerscher, que costumam passear e fazer compras no local nas manhãs de sábado. “Gosto de preparar doces e achei muito boa a ideia. Até posso fazer um dos cursos”, disse Ana.

Para a presidente da Associação Interétnica do Paraná, Blanca Hernando Barco, que entrou na ciranda étnica representando a Espanha, a iniciativa é uma oportunidade para as pessoas resgatarem suas origens. “Determinados temperos e aromas lembram nossas avós e as histórias dos seus antepassados. Isso é muito importante”, avaliou.

O diretor de Ação Cultural da Fundação Cultural, Beto Lanza, estava no evento.

Programação

As aulas acontecerão uma vez por mês, sempre nas manhãs de sábado, na cozinha experimental do Mercado Municipal. A primeira acontecerá em 27 de abril e as inscrições já estão abertas.

As turmas de cada sábado terão de 20 a 30 alunos, que poderão obter mais informações e se inscrever pelo telefone (41) 3264-6020, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Datas dos cursos segundo a culinária de cada país

27/4 – brasileira

25/5 – indiana

29/6 – árabe

27/7 – polonesa

31/8 – colombiana

28/9 – japonesa

26/10 – grega

30/10 – italiana

 

 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

Enviar pelo LinkedIn
imprimir voltar