Notícias

24.09.2018Prefeitura de Paranaguá e Fundação Cultural firmam parceria para implantação de turismo cemiterial

Inspirada no sucesso do programa de Visitas Guiadas ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula, e que já levou mais de 4 mil pessoas à necrópole mais antiga da capital paranaense, a Prefeitura de Paranaguá buscou apoio da Fundação Cultural de Curitiba para desenvolver um projeto nos mesmos moldes em sua cidade.

Nesta segunda e terça, (24 e 25/09), a pesquisadora da Diretoria de Patrimônio Cultural da FCC, Clarissa Grassi, vai dar início à sensibilização e capacitação dos servidores parananguaras. Idealizadora e organizadora das Visitas Guiadas ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula, a pesquisadora estuda esse cemitério há 15 anos e, desde 2017, realiza as visitações nas modalidades padrão, temáticas e noturnas.

Tidos por pesquisadores como resumos simbólicos da sociedade, os cemitérios são locais privilegiados para se conhecer uma cidade. Para além da arte e das manifestações religiosas e culturais, são locais que oferecem uma oportunidade de mergulhar na história da própria cidade, através de seus referenciais arquitetônicos, sua geodiversidade, entre outros aspectos. “Trata-se de uma história contada do fim para o começo”, ressalta Clarissa.

O programa “Turismo Cemiterial” em Paranaguá será desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente do município. Seu objetivo é lançar visitas guiadas ao Cemitério Nossa Senhora do Carmo, mais antiga necrópole da cidade de Paranaguá e que alberga importantes personalidades da história da cidade e do Estado do Paraná, como Dr. Leocádio Correia, Visconde de Nacar, a esposa do Barão do Serro Azul, Maria José Correia, entre outros.

Fonte: FCC