Notícias

12.04.2017Páscoa no Bosque do Papa e no Memorial Ucraniano terá bênção dos alimentos

A Bênção dos Alimentos é uma das mais tradicionais festividades de Páscoa das comunidades polonesa e ucraniana de Curitiba. A celebração é aberta a participação de todos e acontece no dia 15 de abril, Sábado de Aleluia. Este ano, além da bênção dos alimentos, quem for ao Parque Tingui poderá visitar a exposição "George Russu – Ícones de uma História", uma homenagem dos ucranianos ao artista romeno George Russu. A exposição tem o apoio da Prefeitura de Curitiba e da Fundação Cultural, por meio da Coordenação de Etnias.

No Bosque do Papa, no Centro Cívico, acontece a “Swieconka”, que significa a alegria pela bondade de Deus, que nos dá o alimento. Por isso cestas com alimentos são levadas para benzer como sinal de vida nova.
Num palco especialmente preparado para esta cerimônia, é colocada uma cruz enfeitada com flores e ao pé da cruz as cestas trazidas pelas famílias. Pisanki e kraszanki (ovos pintados), um carneirinho de manteiga (símbolo do Cordeiro de Deus) , broas, carne assada, presunto, lingüiça, manteiga, bolos típicos, raiz forte, sal e pimenta são colocados na cestas

No Memorial Ucraniano, no Parque Tingui, um dos momentos mais esperados é a Bênção das “Paskas”, pães especiais e ritualísticos, enfeitados com ramos de trigo, folhas e flores, feitos com a própria massa. Os preparativos se realizam durante a última semana da Quaresma. Os pães de Páscoa são assados, o Hrin (raiz-forte) com beterraba e os pyssanka (ovos cozidos e pintados) são preparados e colocados numa cesta de vime, forrada e coberta por toalhas bordadas, junto com a manteiga, o queijo, o mel, a “Koybassa” (linguiça), o salo (bacon ou toucinho) e a carne defumada.

No Bosque do Papa, a “Swieconka” (Páscoa Polonesa) inicia às 13h30, com um almoço típico. As atrações artísticas começam às 13h30 com apresentações de grupos folclóricos. Durante toda a tarde os quiosques oferecem artigos da colônia polonesa e de outras etnias. A cerimônia de bênção dos alimentos será realizada às 17 horas.

No Memorial Ucraniano (Parque Tingui), a bênção dos pães será às 16 horas. A Páscoa para os ucranianos além de ser a festa litúrgica mais importante do ano, é um momento de manifestação cultural.

“Ícones de uma história" – Neste ano, os ucranianos prestarão uma homenagem ao artista romeno George Russu (1880-1977) com a exposição "George Russu – Ícones de uma história". Desde cedo, Russu dedicou-se a arte sacra. Aos 18 anos foi para a Alemanha, onde frequentou a Academia de Belas Artes, em Munique. Lá casou com Cornélia com quem teve uma filha, Domnitza. Em 1939 foi convidado para realizar o projeto artístico de uma catedral, na Romênia, foi para lá deixando a esposa e filha na Alemanha, quando tem início a Segunda Guerra e George Russu fica impedido de voltar para a Alemanha. Durante um bombardeio em Munique Cornélia e a filha retiram da casa onde viviam, os ícones pintados pelo artista. Com o fim de guerra e o domínio da União Soviética sobre os países do leste Europeu, Russu continuou detido na Romênia. A esposa e a filha mudam-se para o Brasil, em 1950. Em 1970, o artista conseguiu autorização para morar com a filha, em Curitiba, onde morreu em 1977.

Bênção dos Alimentos
Sábado (15)