29.08.2017Monumentos da Praça 19 de Dezembro estão livres da pichação

O trabalho de remoção das pichações nas obras e painéis artísticos da Praça 19 de Dezembro, realizado pela Prefeitura de Curitiba em parceria com a Associação Comercial do Paraná e com a empresa OVD/Vonder já apresenta seus resultados. A limpeza das estátuas do Homem Nu, da Mulher Nua e o painel de azulejos de Poty Lazzarotto está concluída.

Nesta semana, a equipe de técnicos da OVD/Vonder e da Coordenação de Preservação e Conservação de Acervos da Fundação Cultural de Curitiba estão concentrados na remoção das pichações e limpeza do painel de granito em relevo dos artistas Erbo Stenzel e Humberto Cozzo, além do Obelisco. “As áreas de remoção das tintas são grandes, por isso o trabalho é demorado” explica a coordenadora de Preservação de Acervos da FCC, Cláudia Arioli. A previsão é encerrar as atividades na próxima sexta-feira.

“O mais importante desse trabalho é ver as superfícies sendo limpas e as características originais de cada material sendo preservadas. Poder oferecer isso à cidade, contribuindo para preservar o patrimônio cultural e urbano, e ao mesmo tempo mostrar na prática o potencial dos nossos produtos, é sem dúvida uma grande recompensa”, diz o coordenador técnico da OVD/Vonder, Robson Silva.

A Praça 19 de Dezembro é marco do centenário de emancipação do Paraná e abriga um conjunto de monumentos formado por obras de importantes artistas paranaenses. Nele estão o painel de granito executado em relevo por Erbo Stenzel e Humberto Cozzo, que representa os ciclos econômicos do estado e, no lado oposto, o painel com desenhos de Poty Lazzarotto em azulejos coloridos; o obelisco de concreto armado com 30 m de altura com o símbolo do Estado; a estátua do Homem Nu, que homenageia o trabalhador paranaense e a Estátua da Justiça (a Mulher Nua), realizadas também por Erbo Stenzel e Humberto Cozzo.