Notícias

25.08.2017Memoriais Ucraniano e Polonês têm festas típicas neste domingo

Neste domingo (27), o Bosque do Papa e o Parque Tingui terão como atrações as festividades tradicionais das comunidades polonesa e ucraniana de Curitiba. No Memorial da Imigração Ucraniana, a partir das 10h, acontece a festa em homenagem aos 26 Anos da Independência da Ucrânia e ao Dia Nacional da Comunidade Ucraniana no Brasil. No Memorial da Imigração Polonesa será realizada a festa de Nossa Senhora de Czestochowa, com atrações culturais a partir das 12h.

No Memorial Ucraniano, a festa da independência terá comidas típicas, artesanatos, música e dança a cargo dos grupos folclóricos Barvinok e Poltava. A independência da Ucrânia, conquistada em 24 de agosto de 1991, é data importante para a comunidade ucraniana de Curitiba, que revive sua história no Memorial. Inaugurado em 26 de outubro de 1995, no Parque Tingui, em homenagem ao centenário da chegada dos imigrantes, o Memorial Ucraniano é um tributo à contribuição desse povo à cultura paranaense.

Padroeira da Polônia – No Memorial da Imigração Polonesa (Bosque do Papa) acontece a festa de Nossa Senhora de Czestochowa, padroeira da Polônia. A tradicional comemoração conta com apresentações dos grupos folclóricos poloneses Wisla, Wawel, Wiosna, Wesoly Dom, Szarotka e Junak. Outros destaques são o almoço polonês, às 12h, e a quermesse que toma conta do Bosque do Papa, com barracas vendendo produtos típicos da culinária polonesa. A homenagem inclui procissão e missa em louvor à padroeira, oficiada pelo Provincial da Sociedade de Cristo Pe. Kazimierz Długosz SChr., e com acompanhamento do Coral João Paulo II.

Serviço:
Festa em homenagem aos 26 Anos de Independência da Ucrânia e ao Dia Nacional da Comunidade Ucraniana no Brasil
Data e horário: dia 27 de agosto de 2017 (domingo), a partir das 10h.
Local: Memorial da Imigração Ucraniana (Parque Tingui).
Entrada franca.

Festa de Nossa Senhora de Czestochowa.
Data e horário: dia 27 de agosto de 2017 (domingo), a partir das 12h.
Local: Memorial da Imigração Polonesa (Bosque do Papa – Rua Mateus Leme).
Entrada franca.

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

Enviar pelo LinkedIn
imprimir voltar