Notícias

05.09.2017Iconografia religiosa é tema de visita guiada ao Cemitério Municipal

Na manhã do próximo sábado (09/09), o Cemitério Municipal São Francisco de Paula vai receber mais uma edição temática da visita guiada com a pesquisadora Clarissa Grassi. O passeio, que abordará a iconografia religiosa, será em comemoração ao aniversário da padroeira de Curitiba, Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, celebrado no dia 8.

Durante a atividade os participantes vão conhecer diferentes representações religiosas e seus significados em esculturas de mármore e bronze produzidas entre os séculos XIX e XX. Além das diferentes representações de Maria como as variações de Pietà, Nossa Senhora das Dores, Conceição, Aparecida, entre outras, os participantes poderão conhecer mais da iconografia presente em anjos e santos que adornam túmulos.

Interessados no passeio devem realizar a inscrição via e-mail, encaminhando nome completo e número de RG para o e-mail: visitaguiada@smma.curitiba.pr.gov.br A atividade é gratuita e o número de vagas é limitado.

História
Primeiro cemitério de Curitiba, o São Francisco de Paula foi inaugurado em dezembro de 1854. Entre seus 51.414 metros quadrados repousam mais de 80 mil sepultados. Personalidades como Barão do Serro Azul, Maria Bueno, Helena Kolody, Emiliano Pernetta dividem espaço com políticos, empresários, artistas e anônimos entre construções que apresentam diferentes visões de morte. Mesclando informações sobre arquitetura, geologia, história e arte e a trajetória das pessoas ali sepultadas, as visitas guiadas têm como objetivo desmistificar o cemitério e mostrar seu potencial como patrimônio cultural da cidade.

Serviço: Visita Temática ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula – Iconografia Religiosa
Data e horário: sábado (09/09), das 9h às 12h
Inscrições (a partir de 04/09) pelo e-mail: visitaguiada@smma.curitiba.pr.gov.br, apresentando nome completo e número de RG.
 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar