Notícias

01.10.2021Eleitos representantes da sociedade e comunidade acadêmica no Conselho do Patrimônio Cultural

Foram eleitos nesta quinta-feira (30/9) os representantes da sociedade civil e da comunidade acadêmica que deverão compor o novo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural – gestão 2021-2023. A eleição foi feita de forma remota, com apoio do IMAP e da SMAP/TI.

O processo para escolha dos membros da sociedade e da academia foi definido pelo edital 058/2021 da Fundação Cultural de Curitiba.

O novo Conselho deverá tomar posse ainda este ano, após a indicação dos representantes do Poder Executivo, da Câmara Municipal de Curitiba, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo e da Ordem dos Advogados do Brasil.

Criado pela Lei Municipal 14.794/2016, que dispõe sobre a proteção do patrimônio cultural da cidade, o conselho analisa processos de Unidades de Interesse de Preservação, de tombamento artístico e histórico e de registro de patrimônio imaterial.

Eleitos das Instituições de Ensino Superior

Primeiro titular – Antonio Cesar de Almeida Santos
Instituição/Área: Departamento de História da Universidade Federal do Paraná – UFPR.
Primeira suplente – Moara Zuccherelli
Instituição/Área: Curso de Arquitetura e Urbanismo – Pontifícia Universidade Católica do
Paraná – PUCPR.

Segundo titular – Carlos Garmatter Netto
Instituição/Área: Curso de Arquitetura e Urbanismo – Universidade Positivo – UP.
Segundo suplente – Rodrigo Sartori Jabur
Instituição/Área: Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná –
UFPR.

Eleitos da Sociedade Civil

Primeira titular – Waltraud Sekula
Entidade: APAP/PR – Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná.
Primeira suplente – Fernanda Lopes Machado
Entidade: Centro Espírita Ogum Marinheiro.

Segundo titular – Fábio André Chedid Silvestre
Entidade: ADPPCC – Associação dos Detentores Particulares de Patrimônio Cultural de Curitiba.
Segundo suplente – Paulo Cezar Pereira
Entidade: SOBE IGUAÇU – Sociedade Operária Beneficente Esportiva Iguaçu