Notícias

17.11.2020Consciência Negra: Exposição de fotos mostra a cultura da capoeira em Curitiba

As pessoas que passarem pelo saguão principal da Rua da Cidadania da Matriz, na Praça Rui Barbosa, poderão ver a exposição fotográfica Capoeira Patrimônio da Humanidade, aberta até o dia 29 de novembro. A programação faz parte da Semana da Consciência Negra 2020. O dia 20 de novembro marca a morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, que aconteceu em 20 de novembro de 1695 e simboliza a luta dos negros contra a escravidão e todas as formas de discriminação

As imagens são do fotógrafo Daniel Rebello e retratam elementos de uma roda de capoeira. A mostra pode ser vista das 9h às 17h.

A exposição fotográfica passou pelas dez Administrações Regionais da cidade. "Trouxemos de volta para a Rua da Cidadania da Matriz por conta da acessibilidade, por ser um local central e com grande circulação de pessoas”, explicou a assessora da Promoção da Igualdade Étnico-Racial da Prefeitura, Marli Teixeira Leite.

A escolha também levou em conta as questões de segurança de combate à pandemia do novo coronavírus. “O espaço é grande, bem arejado e proporciona o distanciamento social. Assim o público pode ver as fotos com tranquilidade, segurança e sem aglomeração”, afirmou Marli.

As fotos de capoeira chamaram a atenção de Nacir de Almeida Garrett, 96 anos, morador do Tarumã. “Esse tipo de exposição é uma coisa que a gente quase não vê. Achei bem instrutiva e com fotos bonitas”, disse Garrett, que todos os dias da semana almoça no Restaurante Popular da Matriz.

A capoeira é reconhecida como patrimônio da humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Programação
A Semana da Consciência Negra 2020 foi articulada pela Assessoria de Promoção da Igualdade Étnico-Racial e também terá seminário, feira de afroempreendedorismo e celebração religiosa.

No coreto digital do Passeio Público o público pode ver as imagens do livro Presença Negra em Curitiba. A exibição é feita das 9h às 17h, de hora em hora. A ação é em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba (FCC).

Veja a programação completa  no site https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/semana-da-consciencia-negra-vai-refletir-sobre-a-igualdade-racial/57105
 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: SMCS

Compartilhe:

imprimir voltar