Notícias

13.04.2022 Comunidades polonesa e ucraniana festejam a Páscoa com benção dos alimentos

A benção dos alimentos que serão consumidos pelas famílias no domingo de Páscoa é uma tradição preservada pelas comunidades de descendentes poloneses e ucranianos de Curitiba. Neste sábado (16/4), as duas comunidades realizam as festividades de benção dos alimentos no Memorial da Imigração Polonesa (Bosque do Papa) e no Memorial da Imigração Ucraniana (Parque Tingui).

Em 2020 e 2021, em razão da pandemia, a benção foi feita pelo sistema drive-thru, e agora retoma uma programação presencial com outras atrações culturais.

A Swieconka, como é denominada a Páscoa polonesa, começa às 14h30, com a Banda Lyra Curitibana, seguida das apresentações dos grupos folclóricos poloneses Wisla e Junak, de Curitiba, e Wawel, da Colônia Muricy. Às 16h haverá uma apresentação de harpa da musicista Eliane Cortês. Logo depois tem início o momento litúrgico, quando as famílias levam as cestas contendo os alimentos para serem benzidos. No local haverá também uma exposição de pêssankas, os tradicionais ovos coloridos pintados à mão.

No Memorial Ucraniano a festividade começa às 16h, quando as famílias também levam suas cestas de comidas típicas para receber a benção. Alimentos como sal, pimenta, manteiga, queijo, mel, carne defumada, pães e os ovos pintados são dispostos em cestas de vime cobertas por toalhas bordadas.

Festas de Páscoa – Benção dos Alimentos
Sábado, 16 de abril de 2022
Memorial da Imigração Polonesa – Bosque do Papa (R. Mateus Leme, s/n – Centro Cívico), a partir das 14h30
Memorial da Imigração Ucraniana – Parque Tingui (R. Mba de Ferrante, s/nº – Parque Tingui), às 16h