31.10.2013Waltel Branco recebe homenagem e surpresa do cantor Djavan

O grande homenageado da Corrente Cultural 2013, o músico Waltel Branco, foi recebido por amigos, admiradores e autoridades, na noite de quarta-feira, em solenidade na sede da Associação Comercial do Paraná. Promovido pela ACP e Fundação Cultural de Curitiba (FCC) o evento foi mais uma oportunidade de referenciar um dos nomes mais importantes do cenário musical brasileiro. Além das homenagens recebidas, a grande surpresa da noite foi a entrega de uma guitarra presenteada pelo compositor alagoano Djavan, que teve Waltel como seu grande incentivador no começo da carreira.

Em depoimento para a FCC, Djavan contou que Waltel Branco foi determinante para a sua carreira. Logo que o músico chegou ao Rio de Janeiro, em 1975, foi levado para a gravadora Som Livre onde o paranaense era produtor e foi um dos primeiros a lhe escutar cantar. Além dos conselhos, Waltel Branco provocou Djavan e comentou: “Mas seu violão é ruinzinho. Você quer um violão? Eu te dou um violão.” No outro dia, Djavan deparou-se com seis violões em seus cases e escutou de Waltel: “Escolhe!”

”Eu peguei o primeiro que vi e até hoje é o violão que eu gravo todos os meus discos. O Waltel sempre foi uma pessoa muita generosa, ele dava tudo, sempre foi desprendido, um homem moderno”, conta Djavan.

Filho ilustre – Para o presidente da FCC, Marcos Cordiolli, a Corrente Cultural a homenagem é apenas um pequeno gesto diante grandeza do trabalho de Waltel Branco. “A Fundação Cultural está cada vez mais empenhada mostrar o reconhecimento aos filhos da cidade que tem grande expressão cultural”, afirma Cordiolli.

O músico Glauco Solter ressaltou a importância da celebração de artistas, de ícones culturais da cidade. “Waltel Branco é um nome histórico para a cultura paranaense. Para nós músicos ele representa muito bem a nossa cultura”, diz Glauco.

Para o jornalista e compositor Cláudio Ribeiro não é possível contar a história da música paranaense e brasileira sem falar de Waltel Branco. “Waltel não é músico, Waltel é a própria música”.

Confira no vídeo o depoimento do cantor Djavan e a história do violão que ganhou de Waltel e usa para gravar seus discos até hoje!

Sobre o maestro - Waltel Branco nasceu em Paranaguá em 22 de novembro de 1929, no Dia do Músico. Rodou o mundo por Cuba, Estados Unidos, Europa e Japão, tocou com os melhores e hoje mora em Curitiba, onde pode ser encontrado em estabelecimentos tradicionais, ou mesmo como convidado em um ou outro show no Teatro do Paiol. É músico completo: maestro, compositor, arranjador, violonista, guitarrista, produtor, professor. Especialista em trilhas para novelas e cinema. Já ensaiou a orquestra nos concertos de Igor Stravinski no Brasil. Andrés Segovia, Nat King Cole, Dizzy Gillespie, Bento Mossurunga, Tom Jobim, Roberto Carlos, Tim Maia, Baden Powell, Quincy Jones e Henry Mancini estão na lista de músicos que trabalharam, ensinaram ou aprenderam com ele. Da parceria com Mancini saiu seu trabalho mais conhecido no mundo, há exatos 50 anos: os arranjos do tema de A Pantera Cor-de-Rosa. Trabalhou no álbum Chega de Saudade, de João Gilberto, colocando sua assinatura no nascimento da bossa nova.

Autor: Assessoria de Imprensa da FCC

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar