25.05.2016 Visita guiada de exposição conta a história de bares e restaurantes tradicionais de Curitiba

Em cartaz desde dezembro na Casa Romário Martins, a exposição “Entre mesas e balcões: restaurantes e bares de Curitiba nas décadas de 1950 e 1960” recebe nesta sexta-feira (27), às 10h,  visita guiada com a participação da curadora da mostra. Andando com os visitantes, a socióloga e doutora em História, Maria Do Carmo Marcondes Brandão Rolim, contará a história da pesquisa que originou a exposição bem como curiosidades sobre o tema. O projeto de montagem da exposição a partir da pesquisa acadêmica foi viabilizado pelo Fundo Municipal da Cultura por meio da Lei de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Curitiba e Fundação Cultural.

Trazer à tona a memória curitibana dos restaurantes e bares é um convite a sentar novamente em suas mesas e balcões, e saborear suas histórias. Registros fotográficos, noticias de jornais da época, acervos pessoais de proprietários e frequentadores fazem parte do acervo que poderá ser visto até 29 de junho de 2016. 

Tendo como ponto de partida a tese de doutorado em História de Maria do Carmo Marcondes Brandão Rolim, Gosto, Prazer e Sociabilidade: bares e restaurantes de Curitiba, orientada pelo professor Dr. Carlos Roberto Antunes dos Santos, o que se vê na exposição é a história dos estabelecimentos mais prestigiados no período das décadas de 1950 a 1960, identificando as especialidades da casa, cardápios, pratos preferidos pela clientela, ingredientes e condimentos utilizados no preparo das comidas, receitas concebidas, louçaria, ambiente e características do espaço físico.

Entre os lugares pesquisados estão o Bar Palácio, o Restaurante Duque de Caxias, Restaurante Rio Branco, Ile de France, Bar Stuart, Churrascaria Cruzeiro, Bar Triângulo, Bar Mignon, Caça e Pesca, Bar Palácio, Bar Paraná, Restaurante Embaixador, Restaurante Zacarias, Restaurante Gruta Azul, Cascatinha, Iguaçu, Madalosso, Buraco do Tatu, Cinelândia da Ermelino, Cinelândia da Barão, Lá no Pasquale, Bar Cometa, Confeitaria Iguaçu, Vagão do Armistício, Restaurante Colibri, entre outros.

Seminário Internacional de Patrimônio Alimental e Cultural
Como parte do projeto de divulgação da pesquisa que deu origem a exposição, a curadora Maria Do Carmo Marcondes Brandão Rolim, participa com a visita guiada da programação do Seminário Internacional de Patrimônio Alimentar e Cultural que ocorrerá nos dias 30 e 31 de maio na PUCPR, no auditório Thomas Morus (bloco amarelo – 2. andar). A visita guiada acontece no dia 31, às 14 horas, na Casa Romário Martins.

Serviço:
Exposição: “Entre mesas e balcões: restaurantes e bares de Curitiba nas décadas de 1950 e 1960”
Local: Casa Romário Martins – Largo da Ordem
Data e horários: Até 29 de junho de 2016, de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábados e domingos, das 9h às 14h
Entrada franca

Compartilhe:

imprimir voltar