11.05.2017Visita guiada ao Cemitério Municipal faz homenagem ao Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

O mês de abril terá duas visitas monitoradas ao Cemitério São Francisco de Paula, mais conhecido como Cemitério Municipal. No próximo dia 15, a visita será temática em homenagem ao Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. A data comemorada em 18 de abril, foi criada pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (Icomos), órgão aprovado pela Unesco e tem como objetivo dar visibilidade e difundir sítios e monumentos. O tema mundial deste ano é Patrimônio Cultural e Turismo Sustentável. A visita guiada é uma parceria entre a diretoria de Patrimônio Cultural da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e o Departamento de Serviços Especiais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
A idealizadora das visitas é a pesquisadora e presidente da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais, Clarissa Grassi, ela explica que durante o trajeto deste sábado, serão abordados temas como os referenciais arquitetônicos, o conceito de patrimônio, assim como a trajetória dos sepultados nos túmulos visitados. “A visita terá como foco as construções monumentais presentes no cemitério, abrangendo mausoléus e jazigos-monumento como as réplicas de túmulos presentes em cemitérios fora do Brasil, caso do jazigo monumento do Coronel João Gualberto e do empresário José Hauer, a pirâmide da família Glasser, o mausoléu da família Affonso Camargo entre outros”, diz Clarissa.
A outra visita será no sábado, 22 de abril. As visitas acontecem das 09 horas ao meio-dia. Não é permitido filmar ou fotografar os túmulos sem autorização. Como o número de participantes é limitado é preciso fazer agendamento pelo e-mail visitaguiada@smma.curitiba.pr.gov.br, na inscrição informar o nome completo e R.G.
O Cemitério Municipal São Francisco de Paula é o primeiro cemitério de Curitiba. Foi inaugurado em 1° de dezembro de 1854 pelo presidente da Província Zacarias de Góes e Vasconcellos. Possui uma área com 51.414m2, com 139 quadras, 5.743 túmulos e mais de 80 mil sepultamentos realizados. O túmulo mais conhecido é o de Maria Bueno, que recebe fiéis de Curitiba e Região Metropolitana, de outros estados e de outros países. No dia de finados o números de visitantes é superior a mil pessoas.

Visita Guiada ao Cemitério Municipal
Praça Padre João Sotto Maior – São Francisco,