06.05.2010Viola Quebrada no tempo da delicadeza

"Um show com música caipira, essencialmente romântica, mas com canções que falam de um amor puro, compostas no tempo da delicadeza". É dessa forma que o músico Oswaldo Rios resume a proposta do novo espetáculo do grupo Viola Quebrada, que será apresentado nesta sexta-feira e sábado (7 e 8), às 21h, no Teatro do Paiol. Na ocasião, o grupo presta uma homenagem ao repertório da famosa dupla caipira Cascatinha e Inhana, reunindo clássicos como "Anahy", "Colcha de Retalhos", "Serra da Boa Esperança", "Chuá, Chuá", "Flor do Cafezal", entre outras. Nesta apresentação, o Viola Quebrada traz como convidadas especiais as irmãs Galvão.

Dois milhões e meio de discos vendidos em 1951! Essa foi a incrível marca da famosa dupla Cascatinha e Inhana no mercado fonográfico com o compacto, ainda em 78 rotações que trazia os sucessos "Índia", de um lado, e "Meu Primeiro Amor", do outro. E olhe que naquela época ainda não existia o poder da televisão, para facilitar as vendas. Essa é apenas uma das curiosidades do roteiro do show, escrito pela poeta e escritora paranaense Etel Frota.

No palco do Paiol o público terá oportunidade de conhecer o caminho romântico de Ana e Francisco - mais tarde Cascatinha e Inhana -, que se encontraram em 1941 num circo onde ele se apresentava cantando sambas e ela, apaixonada, foi embora deixando na cidade um noivo desconsolado. Além dos textos que permeiam o repertório, há também algumas imagens que serão exibidas num telão com os próprios Cascatinha e Inhana contando passagens de suas vidas.

O músico Oswaldo Rios explica que esse espetáculo vem amadurecendo desde 2004. "Agora ele está no ponto. Eu vejo esse trabalho com uma aceitação grande no cenário nacional e o show, inclusive, será registrado em DVD pela produtora Cine Viola com direção do Mario de Aratanha e Jeanne Duarte", informa. Para ele existe uma expectativa bem positiva de essas canções chegarem com maior facilidade para as novas gerações: "É um repertório que fala de amor sem apelações, que deve ser descoberto por uma geração que pode se voltar para uma música autêntica e ao mesmo tempo moderna. Isso é, com uma sonoridade atual, pois nós buscamos imprimir nossa personalidade sem, contudo, descaracterizar as composições originais", completa.

A voz feminina do grupo, Margareth Makiolke, considera que a dupla Cascatinha e Inhana além de um tino para a escolha de repertório, também possuía uma técnica exemplar. "No lado musical eles faziam um casamento de vozes bem difícil e inusitado e mostravam que não eram intuitivos, eles entendiam do assunto". Ela conta que na seleção das canções a escolha recaiu naquelas que tivessem mais a ver com a formação do Viola Quebrada. O que inclui o bom e o melhor da famosa dupla. "É um repertório que vai da década de 40 até 60. Uma música muito importante é Flor do Cafezal, do Luiz Carlos Paraná, paranaense de Ribeirão Claro, que nós adoramos cantar."

A celebração à dupla "Cascatinha e Inhana" ainda contará com a participação especial das irmãs Mary e Marilene Galvão, conhecidas como As Galvão, que foram amigas íntimas de Inhana. Além de interpretar duas músicas com o Viola Quebrada, elas também vão relembrar "causos" dessa convivência artística. "Elas vão cantar Colcha de Retalhos - que é uma das versões mais bonitas que eu conheço - e Chuá, Chuá - que encerra o show para o DVD, mas depois o espetáculo continua com As Galvão no palco", conta Margareth. Ela aproveita para lembrar que esse show inicialmente teria como convidado especial o músico Pena Branca, recém-falecido, e que por isso no final do espetáculo será feita uma homenagem especial.

 

Viola quebrada - O Viola Quebrada, que trabalha há mais de doze anos a proposta de mostrar o autêntico universo caipira brasileiro, é formado por Oswaldo Rios (voz e violão), Margareth Makiolke (voz e violão), Rogério Gulin (viola de 10 cordas) e Rubens Pires (sanfona e rabeca). Nesta apresentação, ampliada na formação de sexteto, o grupo terá como músicos convidados Marcão Saldanha (percussão) e Wanderlei Lima (baixo).

Ao longo de mais de uma década, o Viola Quebrada já gravou quatro discos de carreira (Viola Quebrada - 2000, Fandangueira - 2002, Sertaneja -2003 e Noites do Sertão - 2006) e realizou centenas de apresentações no Brasil (incluindo uma elogiada turnê no Projeto Pixinguinha) e no exterior. Além disso, o grupo já esteve tocando ao lado de nomes fundamentais da música brasileira, como Pena Branca & Xavantinho, Zeca Baleiro, Alaíde Costa, Roberto Corrêa entre tantos outros que ajudam a música caipira a permanecer como uma das raízes fundamentais da nossa cultura.

Serviço:

Viola Quebrada interpreta Cascatinha e Inhana. Show com o grupo paranaense, tendo como convidadas especiais As Galvão.

Data e horário: dias 7 e 8 de maio de 2010 (sexta-feira e sábado), às 21h

Local: Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro, s/nº - Prado Velho)

Ingressos: R$ 15 e R$ 7,50 (meia entrada)Informações de bilheteria: (41) 3213-1340

Classificação: Livre

Informações e entrevistas para a Imprensa: RB - Escritório de Comunicação - Rodrigo Browne - (41) 9145-7027

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: RB - Escritório de Comunicação

Compartilhe:

imprimir voltar