02.09.2014Viola Quebrada e Paulo Barato levam a seresta brasileira ao Paiol

O Teatro do Paiol oferece um fim de semana embalado pelas melodias do interior brasileiro, com o espetáculo “Brasil Seresteiro”, sucesso do mês de abril passado e que volta a ser cartaz desta sexta-feira (5), às 20h30. Sobem ao palco o grupo Viola Quebrada e o cantor Paulo Barato, interpretando canções que mostram às novas gerações obras de importantes seresteiros como Francisco Alves, Sílvio Caldas, Dolores Duran, Nelson Gonçalves, Adelino Moreira, Chiquinha Gonzaga e Lamartine Babo.

O Viola Quebrada foi formado em 1997 com o objetivo de interpretar a música do interior do Brasil. Com o nome tirado de uma canção de Mário de Andrade, o grupo lançou seu primeiro CD em 2000, com o mesmo título do conjunto. Depois vieram os CDs “Viola Fandangueira” (2002), “Sertaneja” (2003) e “Noites do Sertão” (2006), seguidos pelos CD e DVD “Viola Quebrada canta Cascatinha e Inhana” (2011).
Os integrantes do Viola Quebrada têm diferentes formações musicais, indo do erudito ao rock, passando pelo jazz e MPB, mas todos cultivam a verdadeira música nativa. Ao aprofundar-se nessa modalidade, o grupo resgata preciosidades que interpreta com arranjos mais modernos, obtendo uma tessitura de sons que ressalta a delicadeza e a tão difícil simplicidade dessas canções.

Atualmente reunindo Rubens Pires (acordeom), Rogério Gulin (viola caipira), Oswaldo Rios (violão), Marcão Saldanha (percussão) e Sandro Guaraná (contrabaixo), o Viola Quebrada expõe a alma do homem sertanejo com um toque urbano, não por meio de guitarras ou instrumentos plugados, mas pelo trabalho de harmonização, conseguido pela soma de diferentes tendências e experiências.

O convidado – O Viola Quebrada tem como convidado para o espetáculo o barítono curitibano Paulo Barato, que desenvolve carreira internacional. Bacharel em Canto pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), o cantor participou de estreias mundiais de óperas e concertos, algumas dessa obras escritas para a sua voz. Como ator, atuou em filmes premiados em festivais de cinema. Integrou por 12 anos a Camerata Antiqua de Curitiba, como coralista e solista, além de acumular trabalhos como diretor musical, ensaiador e regente de grupos vocais e corais.

Paulo Barato recebeu o Prêmio Sociedade Nacional de Pesquisa de Opinião Pública (SENAP), como Cantor Destaque do Paraná, nas edições 2007, 2009 e 2013. Em maio de 2013, representou o Brasil no Gotham Hall de Nova Iorque (EUA), com a Fundação Pelé. Em outubro de 2013, realizou turnê de concertos em Portugal e, em dezembro do mesmo ano, foi o barítono solista do Concerto de Música Erudita de Natal da Universidade Positivo.

Espetáculo “Brasil Seresteiro”, com o grupo Viola Quebrada e o cantor Paulo Barato.
Data e horário: dia 5 de setembro de 2014 (sexta-feira), às 20h30.
Local: Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro, s/n – Prado Velho).
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada).
Informações de bilheteria: (41) 3213-1340

Repertório:
1 – Maringá (Joubert de Carvalho)
2 – A voz do violão (Francisco Alves e Horácio Campos)
3 – Fica comigo esta noite (Nelson Gonçalves e Adelino Moreira)
4 – A noite do meu bem (Dolores Duran)
5 – Prece ao vento (Gilvan Chaves, Alcyr P. Vermelho e Fernando Luís da Camara Cascudo)
6 – Guacyra (Heckel Tavares e Joracy Camargo)
7 – Pensando em ti (Herivelto Martins e David Nasser)
8 – A camisola do dia (Herivelto Martins e David Nasser)
9 – Eu sonhei que tu estavas tão linda (Lamartine Babo e Francisco Matoso)
10 – Modinha (Renê Bittencourt)