11.08.2017Villa-Lobos e Osvaldo Lacerda são homenageados pela Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba

Em concerto neste fim de semana, na Capela Santa Maria Espaço Cultural, a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba comemora os 130 anos de nascimento do maestro Heitor Villa-Lobos e os 90 anos do pianista Osvaldo Lacerda. As apresentações têm a direção musical do spalla Winston Ramalho e acontecem na sexta-feira (11), às 20h, e sábado (12), às 18h30.

“São dois compositores brasileiros que não poderiam passar pela temporada 2017 da Orquestra sem receber destaque”, ressalta Winston Ramalho. “A gente tem o dever de sempre lembrar os grandes músicos do nosso país, fazer com que eles não caiam no esquecimento e reforçar a nossa identidade cultural”, afirmou o diretor musical.

Abre o programa a obra “Quarteto de cordas nº 1 Op. 50”, de Heitor Villa-Lobos (1887-1959). O maestro e compositor é o maior expoente da música erudita no Brasil. Suas peças são executadas no circuito dos mais prestigiados teatros europeus e americanos. Durante sua vida, criou cerca de mil obras entre cirandas, choros, sinfonias, música de câmara, óperas e outros gêneros musicais. Em tudo o que compôs imprimiu uma marca de brasilidade.

De Osvaldo Lacerda (1927-2011) será executada a obra “Quatro peças modais para orquestra de cordas”. Lacerda é o compositor contemporâneo brasileiro que tem o maior percentual de sua obra dedicado à canção de câmara. Preocupa-se em explorar o caráter nacionalista, perpetuando em música as variações das diversas manifestações folclóricas e religiosas, além de contos populares e textos de poetas nacionais.

Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba
A música de Villa-Lobos e Osvaldo Lacerda
Direção musical Winston Ramalho
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural (R. Conselheiro Laurindo, 273)