22.04.2014 Versão contemporânea de Iracema no Teatro Novelas Curitibanas

O Teatro Novelas Curitibanas, espaço administrado pela Fundação Cultural de Curitiba, recebe na próxima quinta-feira (24), às 20h, a estreia do espetáculo “Iracema 236ml – O Retorno da Grande Nação Tabajara”. Com texto e direção de Leonarda Glück, a peça do grupo Casa Selvática faz uma releitura da triste história de amor, escrita por José de Alencar em 1865, entre a índia Iracema o colonizador português Martim.

Nesta versão curitibana é contada a história romântica da heroína indígena Iracema que, no repouso de sua terra, recebe a inóspita visita do conquistador guerreiro branco que a ludibria, engravida, mata e, de quebra, arruína sua tribo. Com um olhar crítico e irônico, os artistas questionam a relação entre colonizador e colonizado, a formação da cultura brasileira no ano em que a Copa do Mundo é sediada em nosso país com o intuito de localizar a identidade nacional atual e a construção de sua cultura. “Apesar de terem sido os primeiros habitantes do Brasil, durante todo o processo de colonização, os índios sempre estiveram ausentes da vida social e política do país, ocupando sempre um lugar inferior na hierarquia da civilização branca”, comenta Leonarda.

A encenação dialoga com o cenário digital, fazendo referência aos cenários pictórios pintados nas paredes do séc. XIX. Além da virgem dos lábios de mel, os artistas utilizam como referência marcos históricos brasileiros como a semana de arte moderna e o movimento tropicalista. A arte do material de divulgação é inspirado na capa do disco Índia de Gal Costa lançado em 1973.

A peça fica cartaz até o dia 25 de maio e tem exibições de quinta a domingo sempre às 20h. A entrada é gratuita.

Ficha técnica:
Elenco: Danielle Campos, Clarissa Oliveira, Stéfano Belo, Ricardo Nolasco, Mari Paula e Manolo Kottwitz
Texto e Direção: Leonarda Glück
Realização: Selvática Ações Artísticas

“Iracema 236ml – O Retorno da Grande Nação Tabajara”
Data: de 24 de abril a 25 de maio
Horário: de quinta a domingo às 20h