16.12.2013Vencedores do Grande Prêmio de Cinema Brasileiro são recebidos pelo prefeito

O troféu recebido pelo filme curitibano "Brichos 2 – A Floresta é Nossa", vencedor na categoria de melhor animação do Grande Prêmio Brasileiro de Cinema 2013, foi apresentado ao prefeito Gustavo Fruet na manhã desta segunda-feira (16).

O diretor curitibano Paulo Munhoz, ao lado de parte da equipe da produtora Tecnokema, responsável pelo longa, foi recebido no gabinete do prefeito. O presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli, também participou do encontro.

“É um orgulho e uma honra para Curitiba ter uma produção como esta, que agora recebe o devido reconhecimento nacional”, afirmou Fruet. O prêmio foi entregue à equipe paranaense no dia 13 de novembro, durante cerimônia realizada na Academia de Cinema Brasileiro, no Rio de Janeiro.

Brichos 2 envolveu uma equipe de 70 profissionais. Assim como no primeiro filme, o longa aborda questões ambientais, o que inclui a sustentabilidade do planeta e o uso dos recursos naturais.

Durante o encontro com o prefeito, o cineasta Paulo Munhoz falou sobre o potencial comercial da obra, que tem levado o nome de Curitiba a todo o Brasil e também ao exterior. “Em 2014, Brichos se estende para uma série de TV homônima, que será transmitida pela TV Brasil, o que lhe dará ainda mais visibilidade”, comentou o diretor. A primeira temporada terá 13 episódios e começará a ser exibida em janeiro.

Articulação - Marcos Cordiolli comentou que Brichos foi um dos importantes produtos gerados pela Lei Municipal de Incentivo e anuncia novidades na área de captação de recursos para o setor de audiovisuais. “Estamos trabalhando para que a mesma tenha um salto a partir do próximo ano e, certamente, o trabalho da Tecnokema serve como referencial de qualidade e eficiência”, disse.

Segundo o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, a partir de 2014 haverá um conjunto de editais articulados, lançados a partir de janeiro, que objetivam privilegiar uma linha de produção mais qualificada. “Isso permitirá que o cinema local acesse com mais facilidade linhas de financiamento nacionais. Já estamos repensando toda a cadeia do audiovisual em Curitiba, aprimorando a agilidade e eficiência do fomento municipal. Mas entendemos que os recursos municipais para o setor têm que estar articulados com recursos federais, como o Programa de Desenvolvimento do Audiovisual na Região Sul (Prodav/Sul) e Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), dando conta das demandas para a produção local", afirmou Cordiolli.

O filme Brichos, que deu origem ao Brichos 2 – A Floresta é Nossa, já havia sido indicado ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2007 e ganhou o Prêmio Amigo do Cinema Infantil no mesmo ano. O longa atingiu um público superior a 180 mil espectadores e foi exibido em mais de 30 mostras e festivais nacionais e internacionais.

Autor: SMCS

Fonte: SMCS