18.12.2015V Conferência Municipal de Cultura traz debates e seminários

A tarde do primeiro dia da V Conferência Municipal de Cultura reuniu delegados e participantes em uma palestra com gestores culturais de Joinville, Pinhais e Lapa. O objetivo foi apresentar a experiência dessas cidades com a implantação do Plano Municipal de Cultura e a adesão ao Sistema Nacional de Cultura (SNC).

Segundo o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli, o “Painel Expositivo” faz parte do modelo de conferência construído até agora. “Apresentamos e debatemos nossas idéias, sempre buscando o máximo de consenso, para que o plano represente toda a diversidade e as linguagens de Curitiba”, conta Cordiolli.

Painel expositivo

O gestor cultural de Pinhais, Laércio Sobra iniciou as apresentações do seminário. “Foi uma honra poder contribuir com a Conferência de Curitiba. Apesar de a capital ter um número muito maior de experiências artísticas, o município de Pinhais traz sua colaboração por ter sido o primeiro a concluir o plano no Paraná ”, afirma o gestor.

Em seguida, o representante de Joinville, Guilherme Heinemann, expôs os desafios que seguem a conclusão do plano de cultura local. “Joinville foi a terceira a integrar o SNC e a ter seu plano municipal. Nos inspiramos na FCC e agora trazemos a troca de experiências para auxiliar Curitiba”.

O gestor cultural da Lapa comentou sobre a conexão entre os municípios integrados ao SNC. “Estar aqui é um sinal de que estamos conectados para trabalhar atrás de melhorias para todos os municípios do entorno da região”, diz o gestor.

Capacitação

A presença dos delegados de todas as áreas também contribui para uma elaboração eficiente do Plano Municipal de Cultura. O presidente da comissão organizadora, Elton Barz, comentou sobre a importância do seminário para o aprendizado dos participantes. “Nós queremos que os nossos delegados tenham contato com municípios que já tiveram essa experiência e aprendam como fazer depois da implantação, para uma melhor avaliação e revisão posterior”, afirma Barz.

O delegado de Arquitetura e Urbanismo, Rafael Fusco, ressaltou a importância da conferência para a escolha dos objetivos de cada área. “Como arquitetura ainda é um área nova, é muito importante para a capacitação dos participantes observar exemplos demostrados pelos gestores, que envolvem planejamento e diagnóstico no cenário cultural atual”.

Os próximos dias da V Conferência dão início à Sessão Plenária no sábado, que segue até domingo com apresentações artísticas e exposição de produtos de pequenos empreendedores no Instituto Federal do Paraná (IFPR).