19.02.2010Últimos dias para visitar exposições no Solar do Barão

Termina neste domingo (21), no Solar do Barão, a temporada de cinco exposições de renomados artistas curitibanos, em diferentes linguagens e técnicas. Ainda é possível visitar as seguintes mostras: "O Corpo na Cidade - Performance em Curitiba", com curadoria de Paulo Reis; "Defórmicas" e "Pra Que", da artista Eliane Prolik; "30 Anos na Fundação Cultural de Curitiba", da gravadora Denise Roman; além de "Formas e Arquitetura" e "Preservação da Natureza - O Desafio Contemporâneo", com curadoria de Nilza Procopiak, e que reúne fotografias pertencentes ao acervo municipal.

A exposição "Corpo na cidade - Performance em Curitiba" propõe-se a realizar um primeiro levantamento das ações performáticas que aconteceram nas últimas três décadas e, com isso, produzir uma reflexão artística e histórica sobre essas pesquisas de linguagens. A iniciativa, que contou com a colaboração de vários artistas, permitiu reunir documentos, vídeos, fotos, jornais, convites, catálogos e publicações, com o objetivo de estabelecer contato entre épocas e contextos distintos, além de dar visibilidade a trabalhos artísticos pouco mostrados ou mesmo esquecidos da nossa memória histórica.

Eliane Prolik trata da flexibilização da linguagem em duas séries de trabalhos que vêm sendo desenvolvidas há dois anos. Em "Defórmicas", a cor é matéria do trabalho no corte preciso da fórmica. Cada obra é construída por um conjunto de elementos ou réguas de vários comprimentos e cores. Nos conjuntos, a geometria é paradoxal, como num jogo que não se fixa, pulsa e se estende, em contínua transformação. A instalação "Pra Que", envolve mais de duas centenas de palavras prensadas em relevo sobre o suporte de placas de veículos. As placas e suas palavras colocam o espectador diante da questão do aparecimento e do desaparecimento, advindos da visualidade do branco sobre o branco, da apropriação do objeto de uso cotidiano, da unidade de cada placa, da pluralidade das palavras e da associação de seus significados e sons para indicar o próprio ato da leitura e da percepção.

Já Denise Roman, que há 30 anos trilha o desenrolar da história da gravura paranaense - como professora e artista -, mostra a graça, o encanto e a magia de sua linguagem artística. A exposição "Formas e Arquitetura" traz fotografias de Améris Paolini, Gustavo Moura, João Urban, Luis Humberto, Orlando Azevedo e Vilma Slomp. As obras compõem um painel de formas que vão do contraste entre construções antigas e atuais às superfícies geométricas em que cantos, sinuosidades e ângulos abstratos são recortados pela câmera.

Em "Preservação da Natureza - O Desafio Contemporâneo" os fotógrafos Araquém de Alcântara, Claus Meyer e Manuel da Costa expõem fotos tiradas há mais de dez anos, que mostram rincões intocáveis da mata brasileira e seus habitantes autóctones - com sua beleza captada na plenitude.

Exposições no Solar do Barão (Rua Carlos Cavalcanti, 533 - Centro), nas salas do Museu da Gravura e do Museu da Fotografia
Até 21 de fevereiro de 2010
Horário de visitas: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h.
Sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h.
Entrada franca