17.04.2015TUC recebe intervenção artística de fotógrafo paranaense

O Teatro Universitário de Curitiba – TUC recebe uma intervenção em lambe com o trabalho do fotógrafo Estevan Reder. A ação batizada “Ocupação TUC”, ocupa as duas escadarias de acesso a galeria Júlio Moreira. Todas as etapas do processo aconteceram de forma independente, viabilizada pelos produtores com a liberação do espaço pela Fundação Cultural de Curitiba.

Segundo a idealizadora do projeto, Beth Capponi, a escolha do local vai de encontro ao objetivo de espalhar a arte para o maior número de pessoas possível. “O TUC é um lugar de visibilidade pelo grande fluxo de pedestres e turistas no centro da cidade, que é meu reduto assim como do artista e deve servir para uma troca constante de intervenções com artistas de diferentes técnicas dentro das artes visuais", observou a produtora.

A participação do design André Bales, convidado para fazer tipografia em frases que homenageiam Cazuza, a poeta Alice Ruiz, e o cantor e compositor Caetano Veloso, completam a intervenção pelas escadarias do local.

Sobre o artista

O fotógrafo paranaense Estevan Reder possui uma intensa produção fotográfica reproduzida em Lambes espalhados pelo Brasil e América Latina. Seu trabalho foi utilizado para inspirar a identidade visual do Festival Internacional de Cortometrajes por la Identidad y la Diversidad Cultural – Oberá em Cortos – que será realizado de 14 a 18 de julho em Misiones, na Argentina.

Natural de Cascavel e residente em Curitiba, o fotógrafo é formado em publicidade e propaganda e se diz apaixonado por audiovisual e artes gráficas. “Tudo começou com o Stencil, quando trouxe cantores que admirava como Bezerra da Silva e Chico Science. Em contato com as ruas e com seus transeuntes, me questionei sobre o consumo e o vai e vem das pessoas com cara de perdidas mas mesmo assim, consumindo….. dentre elas, vários personagens no quais fazem nosso dia a dia existir. Comecei a transportar pessoas de suas ruas para outras. A proposta é não ter medo do outro, não matar a diferença, realizar e respeitar a sua identidade e trabalhar este conceito num sentido amplo que abranja o estético, o narrativo, o social e o ideológico”, diz. (#vantees – facebook: vantees)

Coordenação: Beth Capponi
Intervenção em lambe: Estevan Reder (Fotógrafo)
Fotografia e vídeo: Eduardo Ribeiro