20.10.2010Trombones em destaque no concerto da Orquestra de Câmara

Na agenda musical do fim de semana, uma excelente opção é o concerto da Orquestra de Câmara de Curitiba, grupo mantido pela Prefeitura Municipal, com apresentações às 20h de sexta-feira (22), na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, e às 18h30 de sábado (23), na Capela Santa Maria. O espetáculo, que integra a temporada 2010 patrocinada pela Volvo, tem Abel Rocha como maestro convidado.

Com o título de "Trombone Cocktail", o concerto conta com a participação dos trombonistas Eduardo Machado, Raphael Paixão, Agnaldo Gonçalves e Maurício Martins, integrantes da Academia da OSESP - Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, unindo às cordas da Orquestra de Câmara de Curitiba o som desse importante instrumento de sopro. A execução do repertório - que reúne obras de Igor Stravinsky (1882 - 1971), Franz Schreker (1878 - 1934), Jan Koetsier (1911 - 2006), Karl Jenkins (1944) e George Gershwin (1898 - 1937) - completa-se com a performance do tenor Alexandre Mousquer, do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba.

Parte instrumental da Camerata Antiqua de Curitiba, a Orquestra de Câmara de Curitiba também desenvolve carreira própria e é considerada um dos principais grupos do país. A participação de músicos convidados fortalece a orquestra e a regência de Abel Rocha confirma a importância do grupo. Com mestrado na Alemanha e doutor pela Universidade Estadual de Campinas (SP), Abel Rocha tem comandado as mais destacadas orquestras brasileiras, obtendo vários prêmios na área. Atualmente é professor do Instituto de Artes da Unesp e presidente da Aparc - Associação Paulista de Regentes Corais.

O programa diversificado evidencia a versatilidade dos músicos e ressalta o talento dos trombonistas da Academia de Música da OSESP, todos com carreiras desenvolvidas em renomadas orquestras e participações em festivais, ao lado de premiações diversas. A relação de participantes inclui o tenor Alexandre Mousquer, que além de integrar o Coro da Camerata Antiqua de Curitiba, também coleciona atuações como solista em concertos das orquestras sinfônicas do Paraná e Santa Catarina. Desde 2004, Mousquer é regente do Coral Boa Vista de Curitiba, num trabalho voltado à comunidade.

Apresentações da Orquestra de Câmara de Curitiba, tendo Abel Rocha como maestro convidado, dentro da temporada de concertos 2010 patrocinada pela Volvo.

Datas e horários: dia 22 de outubro de 2010 (sexta-feira), às 20h, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Av. Nossa Senhora Aparecida, 1.637 - Seminário), com entrada franca; dia 23 de outubro de 2010 (sábado), às 18h30, na Capela Santa Maria - Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 - Centro), com ingressos a R$ 10 ou R$ 5 mais um quilo de alimento não perecível e R$ 5 (integrantes do Clube do Assinante Gazeta do Povo) - promoção não cumulativa.