25.05.2015Trio Quintina abre a Semana Cultural Literária

A mistura de ritmos brasileiros com arranjos inovadores do Trio Quintina Orquestra abriu na tarde desta segunda-feira (25), no Teatro Guaíra, a programação da 2º Semana Cultural Literária, evento da Prefeitura de Curitiba voltada aos servidores das áreas da educação e cultura.

O evento acontecerá até sábado (30), com a oferta gratuita de 24 mil ingressos para 170 diferentes atrações em diversas linguagens artísticas, todas relacionadas à literatura.

A Semana Cultural Literária é uma das ações do projeto EduCultura desenvolvido em parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e Fundação Cultural de Curitiba voltado à ampliação cultural dos profissionais da educação. Por meio do EduCultura, mais de 130 mil ingressos para diferentes espetáculos foram distribuídos à professores de educação infantil e ensino fundamental, auxiliares de serviços escolares, pedagogos, agentes administrativos, secretários escolares, equipes gestoras além de servidores da cultura e representantes das comunidades.

“É dessa forma, com respeito, valorização e investimento na trajetória profissional e com ampliação cultural que esta gestão tem se relacionado com os profissionais da educação”, disse a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo na cerimônia de abertura do evento. Outros dois projetos, o EduPesquisa e EduTecnolgia, também foram destacados por Roberlayne. “Esta gestão definiu trabalhar a formação continuadas dos profissionais a partir dos aspectos da cultura, pesquisa e tecnologia criando assim a tríade de projetos que tem modificado para melhor a forma como os profissionais têm atuado com as crianças e estudantes”, disse Roberlayne.

Durante os seis dias, os profissionais poderão optar entre participar de rodas de leituras, encontros com escritores, apresentações teatrais, shows de música e dança, além de oficinas, exposições e exibição de filmes, nos espaços culturais da Fundação Cultural de Curitiba e nas instituições parceiras como o Teatro Guaíra, Museu Oscar Niemeyer, PUC-PR, Biblioteca Pública e outros.

O presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli, destacou o fato de a Semana Cultural também permitir a articulação da escola com os vários locais de conhecimento, equipamentos e projetos de cultura, nos campos das artes visuais, da literatura, da comunicação, do teatro, da música, das novas linguagens. “Esta é uma gestão voltada a ampliar o capital cultural dos profissionais da educação, pois sabemos que quanto mais ampliada for a formação cultural do professor, maior será o impacto que ele produzirá em seus estudantes, além de representar um reconhecimento feito pela cidade àqueles que no dia a dia de suas funções formam cidadãos”, disse Cordiolli.

Com plateia e balcões lotadas de servidores da educação e cultura, o Teatro Guaíra foi espaço para emoções durante a abertura. A música dançante do Trio Quintina embalou a criatividade da professora de arte Cláudia Marcondes, da Escola Municipal Carmem Salomão Teixeira. “É uma tarde que reabastece a minha energia e me instiga a criar, a dividir as emoções com colegas de trabalho e especialmente com meus alunos”, disse Márcia.

Também assistiu empolgada a apresentação do show a professora de educação infantil do Centro de Educação Infantil (CMEI) Cândido Portinari, Márcia Cristina Vieira. “Volto mais empolgada para a sala cada vez que participo de um bom espetáculo”, disse Márcia.

A diretora do CMEI Santa Cândida, Joelma Reis saiu do espetáculo feliz. “Compartilhamos conhecimentos, alegrias e emoções”, disse Joelma.

Para receber ingressos para os eventos, os profissionais precisaram se inscrever até este domingo (24).

Autor: SMCS