15.01.2010Trio internacional, percussão e música antiga no domingo na Oficina

A 28ª Oficina de Música de Curitiba oferece ao público neste domingo (17) uma extensa programação de concertos. Entre as opções estão um recital de violino, contrabaixo e piano, o concerto do conjunto de percussão formado por 19 instrumentistas e a apresentação dos professores de música antiga da Oficina.

O trio formado por Christine Hook (violino), Olga Kiun (piano) e Alexander Trostianski (contrabaixo) estará às 16h30, na Capela Santa Maria.
Na primeira parte, Olga Kiun apresenta com a alemã Christine Hoock um repertório bem eclético de obras para piano e contrabaixo, dos compositores Johann Sebastian Bach, do japonês Kozaburo Hirai e do libanês Rabih Abou-Khalil. Em seguida, apresenta com o russo Alexander Trostiansky, professor do Conservatório Tchaikovsky de Moscou, duas obras para piano e violino – uma de Manuel de Falla e outra de Tchaikovsky. A segunda parte é dedicada ao trio. Juntos apresentam composições de Giovanni Bottesini, Astor Piazzolla e José Bragato.

O Ensemble de Percussão da Oficina de Música reúne professores e alunos, sob a direção de Fernando Rocha, mais a participação especial do flautista Maurício Freire (flauta) e do clarinetista francês Etienne Lamaison. Os 19 percussionistas que estarão no palco do Sesc da Esquina, às 19h, vão executar um repertório variado. Uma das obras interessantes é o Rock Étude 5, do canadense Bill Douglas. Nesses estudos, o compositor explora estruturas rítmicas bastante complexas, influenciadas pela música Índica, da África, do Brasil, além do rock e do jazz.
Outro destaque do Ensemble é uma obra do cubano Amadeo Roldán, um dos primeiros compositores a utilizar ritmos e instrumentos afro-cubanos em obras sinfônicas. Sua obra Rítmica nº 5 é considerada a primeira obra da música erudita ocidental escrita exclusivamente para instrumentos de percussão. No programa também estão obras de dois americanos: Mark Ford, autor de “Afta-Stuba!”, escrita para três músicos tocando uma mesma marimba, e Gerge Crumb, um dos mais renomados e influentes compositores norte-americanos da atualidade. O grupo tocará ainda músicas dos brasileiros Hermeto Paschoal, João Parahyba, Azael Rodrigues, Eduardo Campos, além de uma composição do próprio Fernando Rocha em parceria com Etienne Lamaison.

Música antiga – A programação de domingo encerra com o concerto dos professores de música antiga da Oficina. O repertório de composições é dos séculos 17 e 18. O concerto acontece às 20h30, no Canal da Música. Vivaldi, Bach, Couperin e Jean-Marie Leclair são os compositores escolhidos e serão apresentados pelo grupo com o uso de instrumentos da época, como a viola da gamba, teorba e cravo. O concerto reúne músicos de renome internacional na área da música antiga: Marília Vargas (soprano), Luis Otávio Santos (violino), César Villavicencio e Veronique Lima (flauta doce), Ricardo Kanji (traverso), Alberto Kanji (violoncelo), Juan Quintana (viola da gamba), Guilherme de Camargo (teorba) e Jacques Ogg (cravo).

 

Serviço:
Recital de violino, contrabaixo e piano com Christine Hook, Olga Kiun e Alexander Trostiansky
Local: Capela Santa Maria (R. Conselheiro Laurindo, 273)
Data: 17 de janeiro de 2010 (domingo), às 16h30

Ensemble de Percussão da Oficina de Música
Local: Sesc da Esquina (Visconde do Rio Branco, 969)
Data: 17 de janeiro (domingo), às 19h

Concerto de Música Antiga
Local: Canal da Música
Data: 17 de janeiro (domingo), às 20h30

Ingresso – R$ 10 ou R$ 5 mais um quilo de alimento não perecível. Venda de ingressos diretamente na bilheteria do teatro, uma hora antes do espetáculo.

Você pode acompanhar tudo que acontece na 28ª Oficina de Música de Curitiba nas mídias da internet: Sites, Blog, Twitter, Orkut, Flickr, Youtube. Fotos, vídeos, programação e muitas novidades estão disponíveis nos endereços:

www.oficinademusica.org.br
www.fundacaoculturaldecuritiba.com.brhttp://oficinademusicadecuritiba.blogspot.com
http://twitter.com/oficinademusicahttp://www.youtube.com/oficinademusicacwb
http://www.vimeo.com/user1141136http://www.flickr.com/photos/fundacaoculturaldecuritiba

Outras fotos da Oficina de Música estão disponíveis no endereço:

http://www.flickr.com/photos/oficinademusicadecuritiba_2009

 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar