25.09.2014Trio de violas caipiras leva raízes musicais ao Paiol

Um repertório de composições próprias marca o espetáculo que o Trio Serra Acima apresenta às 20h de terça-feira (30), no Teatro do Paiol, em mais uma edição do tradicional programa Terça Brasileira, desenvolvido pela Fundação Cultural de Curitiba. Formado no início de 2012 pelos instrumentistas Emiliano Pereira, Marcio Pinho e João Triska, sob a direção musical do renomado violeiro Rogério Gulin, o trio de violas caipiras une diferentes linguagens musicais.

A viola caipira, também chamada viola brasileira ou viola de arame, tem uma história ligada ao campo, à música rural caipira e ao fandango do litoral paranaense e sul paulistano. Entretanto, a partir de Renato Andrade, alguns violeiros têm se destacado por elevar a viola a outro patamar, seja por meio de repertório ou de interpretação. Ivan Vilela, Paulo Freire, Roberto Correa, Rogério Gulin e Fernando Deghi são alguns dos nomes que predominam nesse cenário.

A proposta do Trio Serra Acima é contribuir com esse movimento, ao explorar os arranjos em trio, uma formação pouco usual na viola, conjugando aspectos da música tradicional, erudita e popular brasileira. A música tradicional de viola integra o trabalho do grupo por meio da incorporação de alguns ritmos que já fazem parte da própria linguagem do instrumento e aparecem naturalmente nos arranjos do trio. A música erudita está presente principalmente na concepção das obras, numa tentativa de explorar a sonoridade da viola de formas variadas e com apuro técnico.

A música popular brasileira, que envolve todo o universo de possibilidades e repertórios visitados pelo grupo, chega naturalmente pelas experiências prévias de cada integrante, trazendo ritmos como baião, pagode de viola, toada, choro, fandango, maracatu, entre outros. A soma de todos esses elementos confere ao Trio Serra Acima uma identidade única, aguçada pela valorização das raízes paranaenses da viola.

Programa Terça Brasileira com show do Trio Serra Acima.
Data e horário: dia 30 de setembro de 2014 (terça-feira), às 20h.
Local: Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro, s/n – Prado Velho)
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada). Pagamento somente em dinheiro.
Informações de bilheteria: (41) 3213-1340