21.09.2017Tobias Volkmann é o regente do concerto da Camerata Antiqua de Curitiba

Conceituado maestro carioca, Tobias Volkmann é o regente do concerto que a Camerata Antiqua de Curitiba apresenta nesta sexta-feira (23), às 20h e sábado (24) às 18h30. No Programa, obras de Villa-Lobos, Sebastian Bach e Benjamin Britten com acompanhamento do harpista Hélio Leite e solos da soprano Luísa Favero, da contralto Ariadne Oliveira, do tenor Alexandre Mousquer e do baixo Claudio de Biaggi.
A Cantata Misericordium, de Edward Benjamin Britten (1913 -1976), intitula o programa por ser o fio condutor das outras composições do repertório. “Esse programa eu formatei para a Camerata a partir da cantata dramática de Benjamin Britten, que traz a parábola do bom samaritano, ou seja, é um programa que fala de amor ao próximo, o principal e mais universal princípio cristão”, explica o maestro.
Ainda de Benjamin Britten será executada a obra ‘Prelúdio e Fuga para 18 cordas, Op. 29’, composição que possui a mesma relação formal da obra de Heitor Villa Lobos (1887 – 1959), Bachianas Brasileiras nº9, também prevista no programa. A composição que será realizada como forma de comemoração aos 130 anos de nascimento de Villa-Lobos, foi escrita entre 1930 e 1945, em uma homenagem a Johann Sebastian Bach (1685 – 1750).
Completa o concerto a Cantata BWV 77 – Du solltGott, deinenHerren, lieben, de Johann Sebastian Bach, escrita em 1723, com texto baseado na parábola de “O Bom Samaritano” das Escrituras Sagradas, a mesma que serve de base para a Cantata Misericordium Op. 69 de Benjamim Britten. Fazendo assim, a relação entre as obras.

Tobias Volkmann
Maestro Titular da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e Principal Regente Convidado da Orquestra Sinfônica Nacional UFF a partir de 2016, Tobias Volkmann é um dos destaques da nova geração de regentes orquestrais do Brasil. Desde a conquista dos principais prêmios concedidos no Concurso Internacional de Regência JormaPanula 2012 na Finlândia e do Prêmio de Público no Festival Musical Olympus de São Petersburgo em 2013, Volkmann vem atraindo atenção para uma carreira internacional em ascensão. Apresentou-se ainda em concertos com as orquestras sinfônicas de Vaasa e Jyväskylä (Finlândia), Orquestra Lyatoshinsky de Kiev (Ucrânia), Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Sinfônica Municipal de Campinas e Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É convidado frequente nas temporadas da Orquestra Sinfônica da Universidade de Cuyo em Mendoza (Argentina).
Tendo a versatilidade como principal qualidade artística, Tobias Volkmann se mostra igualmente à vontade no repertório sinfônico, coral, no teatro de ópera e balé e na música para cinema. Com especial atenção à música contemporânea, dirigiu estreias nos EUA, Rússia e Brasil. Realizou sua formação com grandes nomes da regência em masterclasses internacionais ministrados por Kurt Masur, JormaPanula, Ronald Zollman, Isaac Karabtchevsky, Guillermo Scarabino e Fabio Mechetti. Estudou regência na Universidade Federal do Rio de Janeiro com André Cardoso e concluiu mestrado em regência orquestral na Universidade Carnegie Mellon de Pittsburgh (EUA), sob orientação de Ronald Zollman.

Camerata Antiqua de Curitiba apresenta Misericordium, Regência de Tobias Volkmann (RJ)
Solistas: Soprano Luísa Favero
Contralto Ariadne Oliveira
Tenor Alexandre Mousquer