27.10.2014Ticcolor Galeria Fotográfica recebe a mostra Fundação Cultural em Cartaz

O espaço Ticcolor – Galeria Fotográfica sedia a partir desta quinta-feira (30) a exposição “Fundação Cultural em Cartaz – a história oficial da cultura em Curitiba”. A empresa patrocinou a mostra que ficou em cartaz na Casa Romário Martins de junho a setembro deste ano. Exposta na ocasião na integra, teve o registro fotográfico de Ruy Rebka Prado. Como contrapartida a FCC, cedeu até dezembro de 2014, parte do acervo “FUNDAÇÃO CULTURAL EM CARTAZ” para a exposição na Ticcolor – Galeria Fotográfica.

Na Ticcolor – Galeria Fotográfica, o foco da exposição está nos espaços criados durante as quatro décadas de atuação do órgão e que estão representados em 16 painéis fotográficos (1.30X 80) que também relatam em imagens de cartazes e fotografias de época um passado artesanal e muito criativo.

Estes painéis também contemplam as experiências profissionais de diversos funcionários da FCC, como a jornalista Dinah Ribas, mentora JORNAL MURAL, ou a bibliotecária Rosana Albuquerque que realizou os festivais de poesia PERHAPPINES, ou ainda o artista plástico Jair Mendes, diretor e mentor do segundo equipamento da FCC: o CENTRO de CRIATIVIDADE DE CURITIBA, propulsor na época, de inúmeros talentos ali despertados como Elvo Benito Damo, Denise Roman,entre muitos outros.

“Esta exposição é uma justa homenagem aos pioneiros da Fundação, tanto na área de programação visual, como de todos os setores da instituição, necessários para produzir-se um evento cultural de qualquer natureza”, diz Josina. Ela revela que a ideia da exposição surgiu ao final de uma entrevista com a designer Vivian Schroeder, em 2011, quando vislumbrou a possibilidade de contar a história da FCC através dos trabalhos produzidos pelo setor de Comunicação Visual. “Esse é o objetivo do projeto: que todos tenham a oportunidade de “remexer velhos baús”, por meio deste nosso olhar de funcionários/artistas que somos, neste malabarismo contemporâneo de ter de cinco a oito funções, coordenando e executando projetos culturais”, destaca.

Em janeiro a exposição “FCC EM CARTAZ” irá para o hall da PMC e depois estará nos bairros de Curitiba percorrendo as nove Administrações Regionais durante o ano de 2015, mostrando boa parte de suas realizações culturais que ampliaram a visão da cidade e seus bairros.

Tecnologia
Um dos destaques da exposição é o uso da tecnologia Flag Plus em alguns dos painéis. Segundo Manoel Linhares, empresário da área fotográfica há 30 anos, este processo permite uma impressão de alta qualidade e resolução em tecidos leves e outros materiais. "Receber e apoiar instituições, artistas e fotógrafos locais é uma maneira de fomentar e preservar o rico acervo fotográfico da nossa cidade", afirma Manoel.

História

Surgida do setor de Relações Públicas da PMC, a FCC foi gerada sobre a batuta do jornalista e seu primeiro diretor Aramis Millarch (1943-1992). Foi “pré inaugurada” em 27 de dezembro de 1971 com um show do cantor Vinícius de Morais, Toquinho e Marília Medalha.

Vinícius compôs a música PAIOL DE PÓLVORA (no acervo da DPC), que foi proibida de ser usada em uma novela da Rede Globo da época. Oficialmente a FCC surgiu em janeiro de 1973, com uma sede na rua Lysimaco Ferreira da Costa, no Centro Cívico.

Sobre a Exposição
A exposição é uma homenagem aos funcionários pioneiros: designers, programadores artísticos, orientadores, assim como aos atuais que contribuíram com ações para a formação da atual estrutura da Fundação Cultural de Curitiba, órgão oficial de cultura em Curitiba.

Nesta exposição o acervo do Museu do Cartaz, está exposto pela primeira vez e de forma inédita. Vale a pena lembrar que o início do museu do cartaz (atual Mapoteca) teve origem na coleção particular do produtor e diretor teatral Ailton Silva (Caru), cedida posteriormente à FCC na gestão da jornalista Lucia Camargo. Na pesquisa realizada neste acervo foram selecionados produções históricas que resgatam e divulgam o passado de fomento cultural, assim como as estéticas e técnicas pertinentes a cada década ou gestão..

Outro ponto em destaque na exposição está no resgate da memória dos funcionários com mais de 25 anos de casa, vários dos quais participantes do processo de pesquisa e produção da exposição.

Créditos
A abertura da exposição e as legendas por décadas, é da jornalista Maí Mendonça ( ex Diretora da DPC – nos anos 1990), atualmente contratada pela PMC para o setor de editorações.
A consultoria técnica ficou a cargo da artista plástica Ana Gonzalez, Coordenadora do Solar do barão; a seleção inicial do material (cartazes) teve o apoio das funcionárias Denise Nasser, Zuleika Marge, Vivian Schroeder e Carla Berwig. A seleção final pelo artista plástico, Jair Mendes (nosso ex funcionário) e Josina Melo.

A coordenação do projeto, idealização e produção foram desenvolvidos pela repórter, produtora cultural e servidora Josina Melo, com apoio do gabinete da presidência e que através desta exposição, resgata a memória da história oficial da cultura na cidade. Revivida através do patrocínio da TICCOLOR na impressão dos materiais expostos e apoio cultural do PÁTIO BATEL que produziu o seis mil livretos da exposição.

“Fundação Cultural em Cartaz – a história oficial da cultura em Curitiba”
Data: a partir do dia 30 de outubro
Horário para visitação: segunda a sexta das das 8h às 19h e sábados das 8h às 13h
Local: TICCOLOR – Galeria Fotográfica