18.07.2014Teatro Londrina recebe apresentações de cantos da Iliada de Homero

Dando sequência à programação do projeto Iliadahomero – Grecia/2016, dois novos cantos da Iliada terão sua estréia neste mês de julho no Teatro Londrina: O Canto XXII, com Patricia Reis Braga, nos dias 19,20 e 22, e o Canto III com Lourinelson Vladmir, nos dias 23, 24 e 25 de julho, sempre às 20h, com exceção de domingo, 20/07, às 17h. Ingressos a R$ 15,00.

O projeto Iliadahomero Grécia/2016 realiza a récita integral dos 24 cantos da Iliada de Homero na tradução de Odorico Mendes na forma de monólogos teatrais no Teatro Londrina, no Memorial de Curitiba. O projeto realizado pela Cia Iliadahomero de Teatro conta com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba e do Centro Cultural Teatro Guaíra. O canto XXII da Ilíada narra o duelo singular e final entre Aquiles e Heitor, os principais guerreiros em disputa no cerco de Troia. É portanto o ponto mais esperado de toda a narrativa e prenúncio da eminente queda da grande cidade, que perde ali seu principal defensor, Heitor.

O texto culmina, após a descrição detalhada da perseguição do herói e seu fúnebre desfecho, com a cena das lamentações das mulheres troianas, Hécuba e Andrômaca, respectivamente mãe e esposa de Heitor. O canto 22 contém um importante depoimento da antiguidade a partir de uma perspectiva humanista, a perspectiva da mulher, frente a um cenário de violência e destruição.

A performance de Patricia Reis Braga, que vem percorrendo diversas cidades brasileiras desde 1999, incluindo São Luiz do Maranhão, São Paulo, Teresina, Lapa, Ouro Preto e Campinas, traz ao palco o texto integral da primeira tradução para a Língua Portuguesa (Odorico Mendes 1799 – 1864), uma presentificação das personagens que participam do desfecho do grande épico de Homero, possibilitando ao público vislumbrar as características humanas e ainda contemporâneas destes seres mitológicos que integram a obra literária mais antiga do ocidente.

O Canto III é de especial interesse para estudantes de direito por ser o primeiro documento da antiguidade helênica a narrar a estrutura formal de um contrato, no pacto celebrado entre gregos e troianos para a realização de um duelo singular. Ali o autor (Homero) dispõe os termos do acordo, define as partes, estabelece o aval de um fiador, Príamo, e celebra ritualisticamente o acordo (fé pública). Ele contêm o embrião dos elementos básicos daquilo que a teoria do direito posteriormente elegerá como uma de suas principais ferramentas.
A narrativa descreve o primeiro confronto da guerra de Troia que é descrito na Iliada: o Duelo singular entre Menelau (esposo de Helena) e Paris (raptor de Helena). Na trama de Homero, Páris é salvo no último instante pela deusa Venus e transferido diretamente ao quarto de Helena, que o reprende pela sua covardia.

Lourinelson Vladmir Iniciou a carreira de ator em 1997, participou de 27 montagens teatrais como ator ou encenador em Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. Formado Bacharel em direito, estreou no teatro com um monólogo de Franz Kafka e coleciona no repertório outros monólogos de grandes autores como Heiner Müller, Fernando Pessoa, Hilda Hilst e Homero. Em 2010 ganhou um prêmio nacional da FUNARTE para ensinar técnicas de récita de poemas em cidades de baixo IDH. No cinema participou de 12 filmes sendo metade deles produções curitibanas como "Curitiba Zero Grau" e "O Homem Que Matou a Minha Amada Morta", com estreia prevista para 2015. Na RPC fez o personagem Firmino da série "A Guerra do Contestado". Este ano Louri estará no elenco da montagem de estreia de Bárbara Heliodora na função de diretora, ela que se notabilizou como tradutora de Shakespeare em decassílabos e conhecida como a mais influente crítica de teatro do Brasil.

Compartilhe:

imprimir voltar