14.02.2019 Teatro do Piá abre temporada com peças infantis

 

O Teatro do Piá inicia a sua temporada de 2019 com a exibição, nos próximos domingos (17 e 24), de duas peças infantis que utilizam como técnica a representação de personagens e cenas com recortes em papel: “Kamishibai” e “A roupa nova do rei”, produzidas pela Cia dos Ventos e Irmãos Veiga. As sessões são às 10h30 e 11h.

“Kamishibai” significa “teatro de papel” e é uma forma de contar histórias que se originou em templos budistas japoneses no século 12, onde os monges usavam emakimono (rolo de pintura) para transmitir histórias com lições de moral a uma plateia predominantemente inculta. Mas a fase de ouro do Kamishibai no Japão começou a partir do final da 2ª Guerra Mundial. Pelas esquinas das ruas os artistas estacionavam suas bicicletas e realizavam suas apresentações. Na porta-bagagem da bicicleta era instalado um palco parecido com uma casa sem uma das paredes laterais. Dentro dessa casa havia várias folhas com desenhos que representavam uma cena. Na parte da frente da casa abria-se uma grande janela, como se fossem as cortinas de um palco. As folhas ilustradas passavam pela janela a cada cena narrada pelo ator.

Utilizando bonecos de recorte, a peça infantil “A roupa nova do rei”, inspirada no texto clássico de Hans Christian Andersen, conta a história de um monarca muito mimado e mandão, e que se achava bonitão, adorava roupas novas e de ser elogiado. Se alguém fizesse algo que o desagradasse, era mandado direto para a masmorra. Um dia aparecem dois espertalhões, que dizem ser costureiros, e que só costuravam para reis inteligentes, pois o seu tecido só era visto por pessoas muito especiais. O rei então manda fazer um traje para desfilar e mostrar a todos como estava mais bonito e inteligente. Como será que ficou o rei? O desfecho da história guarda essa surpresa para a plateia.

 

Serviço:
Programação do Teatro do Piá
Domingo, dias 17 e 24 de janeiro
Kamishibai (Cia dos Ventos e Irmãos Veiga)– às 10h30
A Roupa Nova do Rei (Cia dos Ventos)– às 11h
Endereço: Praça Garibaldi, nº 7 – Palacete Wolf
Ingressos: gratuito

 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar