13.05.2017Tango e Festa da Bandeira do Haiti são as atrações do Pavilhão Étnico neste domingo

O Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem, será o palco das duas atrações, deste domingo (14), das 11 às 21 horas. O lugar foi escolhido para ser o Pavilhão Étnico, programa da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), lançado no último domingo, pelo prefeito Rafael Greca. “A diversidade étnica de Curitiba tem agora um local para manifestação cultural. O memorial é o símbolo da cidade materializado num prédio, e seu uso como espaço de todas as etnias vai animar o Centro Histórico e também contribuir com o movimento étnico que a cidade possui”, disse o prefeito. O programa resgata a cultura das etnias formadoras da cidade.
A Festa deste domingo, dia das mães, começará às 11 horas, com o tango, “manifestação cultural praticada em todo o mundo e considerada Patrimônio Imaterial da Humanidade, pela Unesco”, explica Leonardo Taques, dançarino e coordenador do programa Tango CWB divulga a dança nos parques de Curitiba. Serão 3 horas de prática do Tango. O encontro é para os que já dançam e para aqueles que têm vontade de aprender. “Queremos desmistificar a ideia de que o tango é uma dança difícil. O Tango é de todos e para todos”. Diz Leonardo.
A partir das 15 horas, os haitianos vão mostrar a sua cultura através da dança, da música e de palestras, na Festa em comemoração a passagem do Dia da Bandeira do Haiti, com apresentações de artistas haitianos e a Orquestra Latino Americana. A festa é promovida pela Associação para a Solidariedade dos Haitianos no Brasil , com o apoio da Assessoria de Direitos Humanos e da Igualdade Racial da Prefeitura de Curitiba “Quando a gente sai do país para viver em outro lugar que valoriza a sua cultura, é como ter um pedaço da nossa terra. Não tenho palavras para agradecer ao prefeito por essa iniciativa”, disse o haitiano Berthony Pierre.
As atrações deste domingo são para adultos e crianças. Durante a solenidade serão homenageados apoiadores da a associaçãodos haitiana e colaborados para a promoção e a defesa de mulheres haitianas e dos direitos humanos de migrantes e refugiados. Também estarão expostas obras do artista plástico haitiano Dady Simon.
Exposições, festivais de culinária regional, apresentações teatrais e de coral são algumas das manifestações do Pavilhão Étnico para resgatar a identidade cultural e as raízes de Curitiba. “É como se cada povo colhesse o fruto gerado pela semente trazida pelos antepassados”, disse Carlos Hauer, coordenador de Etnias da FCC.

Pavilhão Étnico
Domingo (14)