25.10.2011Sons do Báltico nos acordes da Orquestra de Câmara

A Capela Santa Maria Espaço Cultural abriga, neste fim de semana, o concerto "Sons do Báltico", quando a Orquestra de Câmara de Curitiba interpreta obras de compositores da Alemanha, Rússia, Suécia, Estônia e Finlândia. A direção musical estará a cargo do violinista Wiston Ramalho, tendo como solista o contrabaixista chileno Pablo Güinez, ambos integrantes da Camerata Antiqua de Curitiba. As apresentações acontecem às 20h de sexta-feira (28) e às 18h30 de sábado (29), dentro da temporada 2011 patrocinada pela Volvo.

No programa estão a Sinfonia Nº 13 em Dó Maior para Orquestra de Cordas, do alemão Felix Mendelssohn-Bartholdy (1809 - 1847); a Serenata para Cordas, do russo Vasily Kalinnikov (1866 - 1901); e o Concertino para Contrabaixo e Cordas Nº 11, do sueco Lars-Erik Larsson (1908 - 1986); sendo que da Estônia vem a composição Insula Deserta, de Erkki-Sven Tüür (1959); e da Finlândia foi selecionada a obra Suíte para Cordas, de Einojuhani Rautavaara (1928).

O repertório permite mostrar ao público o virtuosismo do contrabaixista Pablo Güinez. Nascido no Chile, em 1982, o instrumentista aperfeiçoou seus estudos musicais na Alemanha e já se apresentou em vários países da Europa e América do Sul, além dos Estados Unidos e Japão. Vencedor de importantes concursos internacionais, Güinez tocou na World Youth Orchestra, composta por músicos escolhidos nos festivais mais importantes do mundo, sendo o único latino-americano a integrar a orquestra.

Ao longo de sua carreira, Güinez trabalhou com grandes maestros e importantes solistas, entre eles Christoph Esccenbach, Yutaka Sado, Christopher Hogwood, Ivan Fischer, Midori, Lang Lang e Mischa Maisky. Em 2008, foi convidado pela Orquestra de Câmara de Stuttgard para realizar turnê pela América Latina, como solista de contrabaixo. Atualmente, é primeiro contrabaixo solista da Camerata Antiqua de Curitiba.

Outro integrante da Camerata Antiqua de Curitiba, o violinista Wiston Ramalho, responde pela direção musical do espetáculo. O instrumentista foi membro e violinista convidado da Grazer Synphonishes Orchester, Recreation Orchester Graz, Orquestra Filarmônica de Viena, Orquestra de Câmara de Viena e das orquestras sinfônicas do Paraná e de São Paulo.

Em 2008, Ramalho esteve na direção artística da série Concertos Internacionais, no Mosteiro de São Bento e, no ano seguinte, foi curador da série de concertos internacionais "Clássicos dos Clássicos", realizada no Teatro da União Cultural Brasil-EUA. Em 2011, coleciona apresentações como camerista na série de concertos da Fundação Oscar Americano, em São Paulo, além de concertos no Centro Cultural de São Paulo, Teatro Positivo, Capela Santa Maria e no 31 Festival de Música de Londrina.

Serviço:

Apresentações da Orquestra de Câmara de Curitiba com o programa "Sons do Báltico". A direção musical estará a cargo do violinista Wiston Ramalho, tendo como solista o contrabaixista chileno Pablo Güinez, ambos integrantes da Camerata Antiqua de Curitiba. O espetáculo integra a temporada de concertos 2011 patrocinada pela Volvo.

Datas e horários: dia 28 (sexta-feira), às 20h, e dia 29 de outubro de 2011 (sábado), às 18h30.

Local: Capela Santa Maria - Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 - Centro).

Ingressos: R$ 15 e R$ 7,50 (meia-entrada)