15.06.2011Solistas fazem o show da Orquestra À Base de Corda

Depois de realizar espetáculos com grandes nomes da música brasileira, a Orquestra À Base de Corda, grupo artístico mantido pela Fundação Cultural de Curitiba, põe em evidência o talento individual dos seus componentes. O show que a orquestra realiza neste fim de semana, dias 18 e 19, no Teatro do Paiol, tem como destaque solos de violão, violino, cavaquinho, bandolim, piano e percussão.

Os espetáculos que fez com Paulinho da Viola na Virada Cultural de Curitiba, em novembro de 2010, e na de São Paulo, no último mês de abril, representaram um marco na carreira da orquestra curitibana. O grupo também ganhou prestígio com o espetáculo que realizou com Zeca Baleiro, em janeiro deste ano, na Oficina de Música de Curitiba. Agora a Orquestra À Base de Corda quer mostrar o potencial de seus instrumentistas.

"Durante o show, todos os componentes terão o seu momento solo, o que não significa que estarão sozinhos no palco", adianta o diretor artístico do grupo, João Egashira. Os solistas terão acompanhamento de outros instrumentistas e, em alguns momentos, o grupo se apresenta na sua formação orquestral.

Quatro das composições apresentadas fazem parte do segundo CD da orquestra, que será gravado no final do ano: Suíte OBCC, de André Marques; Bizunguinha, de Helena Bel; Xinxin com feijoada, de Julião Boêmio; e Ritmos brasileiros III, de João Egashira. Estão ainda do repertório do show as músicas Feia, de Jacob do Bandolim; Mistura e manda, de Nelson Alves; Uma saudade/rabeca assanhada, de Claudio Menandro; Um choro pro Waldir, de Paulinho da Viola e Cristóvão Bastos; Sete anéis, de Egberto Gismonti; e As Rosas não falam, de Cartola.

O primeiro CD da Orquestra À Base de Corda, intitulado Antiqüera, foi gravado com o violeiro Roberto Corrêa, em 2008. Ao lado de Roberto Corrêa, o grupo também participou da gravação do programa instrumental SESC Brasil, em São Paulo. Criada em 2001, a orquestra curitibana já se apresentou com outros nomes importantes da MPB, como Mônica Salmaso, Dominguinhos, Joel Nascimento, Andréa Ernest Dias, Maurício Carrilho, Zé Renato, Ná Ozzetti, Renato Borghetti, André Abujamra e Carlos Malta.

Orquestra À Base de Corda - Show Solistas da Orquestra

Local: Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro, s/n - Prado Velho)

Datas e horários: 18 de junho (sábado), às 20h, e 19 de junho de 2011 (domingo), às 19h.

Ingressos: R$ 15 e R$ 7,50

Informações: (41) 3213-1340