29.07.2019 Solar do Barão recebe visita do presidente da Associação Comercial

A presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, recebeu na última sexta-feira (26) o presidente da Associação Comercial do Paraná, Gláucio Geara, para uma visita às instalações do Solar do Barão. A ACP doou recentemente uma reprodução do retrato do Barão do Serro Azul, que passou a compor a exposição sobre a vida e a obra de Ildefonso Pereira Correia. Também acompanharam a visita a coordenadora do Conselho de Cultura da ACP, Flávia Simões de Assis, e o diretor de Patrimônio Cultural da FCC, Marcelo Sutil.

O Solar do Barão foi residência do Barão do Serro Azul, personalidade de grande destaque na vida econômica e política do estado. Hoje é uma das unidades da Fundação Cultural que abriga o Museu da Gravura, o Museu da Fotografia, a Gibiteca, os ateliês de gravura e o Centro de Documentação e Pesquisa Guido Viaro.

“Para a ACP é um momento que merece destaque. Estamos lembrando os 125 anos da morte do Barão e desejamos que a sua história, o legado que deixou para Curitiba, sejam conhecidos pela população”, disse Geara. “A Fundação Cultural recebe com alegria esse retrato, doado pela ACP. É o Barão ‘voltando para casa’ de alguma maneira”, disse a presidente da Fundação Cultural.

Além do Solar, o Cine Passeio também recebeu uma reprodução do retrato, cujo original encontra-se na sede da Associação Comercial. O Cine Passeio está instalado no local onde funcionou a Impressora Paranaense, empresa fundada pelo Barão do Serro Azul.