15.01.2011Sexta-feira é finalizada com ‘chave de ouro’ na 29ª Oficina de Música Público se emociona e consagra a apresentação da Orquestra de Câmara de Curitiba e da Camerata Antiqua de Curitiba

"A música deve despertar os sentimentos e tocar profundamente as pessoas". O comentário do maestro Wagner Polistchuk, regente da Orquestra de Câmara de Curitiba, antecipava uma apresentação repleta de surpresas e que emocionou o público presente no Canal da Música, na noite de ontem (14), para acompanhar dois dos grupos musicais mais tradicionais do Estado do Paraná, a Orquestra de Câmara de Curitiba e a Camerata Antiqua de Curitiba. A programação teve início com a apresentação da Orquestra de Câmara de Curitiba, que interpretou um trecho da obra Palladio, do músico galês Karl Jenkins. Na sequência, os músicos receberam o reforço do violonista Pedro Martelli e a plateia foi transportada para o universo do austríaco Karl Ignatz Kohaut, autor do Concerto em Fá Maior para Violao e Cordas, interpretado pelos músicos.

Para a segunda parte do espetáculo, já com a presença da Camerata Antiqua de Curitiba no palco, foram reservados os momentos mais emocionantes da noite, com a interpretação de obras dos brasileiros Dimitri Cervo (Renova-te op.9) e André Mehmari (Um Concerto Espiritual); e do norte-americano George Gershwin (Suíte Porgy and Bess). "A segunda parte da apresentação homenageou dois grandes músicos brasileiros, Dimitri Cervo e André Mehmari, que compuseram as duas obras baseados, respectivamente, nos textos de Cecília Meireles e Gregório de Mattos. Além disso, o trabalho do norte-americano George Gershwin é fantástico e sempre muito emocionante", explica Wagner Polistchuk.

Outros grandes destaques da noite foram a soprano Darci Almeida e do barítono Marcelo Dias, solistas na apresentação de Suíte Porgy and Bess. Os músicos da Camerata levaram o público ao delírio apostando em um poderio vocal impressionante. Natural de Campo Grande (MS), Marcelo Lima, de 30 anos, está em Curitiba há cinco meses e não conseguia esconder a emoção de participar de um evento tão importante. "Esta é a primeira vez que participo da Oficina de Música de Curitiba e eu não fazia ideia das proporções destas atividades. Para completar a noite, tive a oportunidade de ser um dos solistas do espetáculo. Estou muito feliz e fascinado", detalhou o músico.

 

E foi em ritmo de alegria que a Orquestra de Câmara de Curitiba e a Camerata Antiqua de Curitiba encerraram a apresentação, interpretando Oh Lawd, I'm on my way, de George Gershwin. Quebrando a tradição dos concertos eruditos, o público dançou e acompanhou com palmas a finalização no espetáculo. No final, ficou o gostinho de "quero mais".

A 29ª Oficina de Música de Curitiba é realizada pela Prefeitura Municipal de Curitiba, Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC) e Fundação Cultural de Curitiba (FCC), com Patrocínio da Petrobras.

Mais informações:
www.oficinademusica.org.br
www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br
http://oficinademusicadecuritiba.blogspot.com
http://twitter.com/oficinademusica
http://www.youtube.com/oficinademusicacwb
http://www.vimeo.com/oficinademusica
http://www.flickr.com/photos/fundacaoculturaldecuritiba

Sobre a 29ª Oficina de Música de Curitiba
A Oficina de Música de Curitiba é o maior e mais antigo do gênero na América Latina. Com 29 anos, o evento acontece em janeiro, durante 20 dias, e conta com a participação de cerca de 1,5 mil estudantes de diversas áreas musicais e professores vindos de todos os continentes. A Oficina de Música trabalha com os sons das mais diversas formações com Orquestras Sinfônicas de Câmara, Conjunto de Sopro, Grupos de Música de Câmara, Grupos de Chorinho, Música Instrumental Brasileira e Música Eletrônica, além das vozes que formam o Ópera Studio. Em 2011, de 9 a 29 de janeiro, Curitiba torna-se um dos maiores centros de Música no Brasil.

 

 

 

ATENDIMENTO À IMPRENSA - 29ª Oficina de Música de Curitiba
Lide Multimídia - Assessoria de Imprensa
Aline Cambuy
Email: redacao3@lidemultimidia.com.br
Fones: (41) 3016-8083/ 8803-8367
www.lidemultimidia.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Lide Multimídia

Compartilhe:

imprimir voltar