15.08.2011Sérgio Abranches lança livro no Memorial de Curitiba

O projeto "Sempre um Papo", que há 25 anos incentiva a leitura por todo o país, traz a Curitiba o sociólogo, cientista político e jornalista Sérgio Abranches para debate sobre o tema "Ambiente, Sustentabilidade e Desenvolvimento". O encontro, realizado em parceria com a Volvo, acontece no Teatro Londrina do Memorial de Curitiba, às 19h30 desta terça-feira (16), seguido pelo lançamento e sessão de autógrafos do livro "Copenhague: Antes e Depois" (Civilização Brasileira). O projeto "Sempre um Papo" tem mediação do jornalista mineiro Afonso Borges e consiste em um bate-papo informal entre o escritor e o público.

No livro "Copenhague: Antes e Depois", Sérgio Abranches une sociologia e jornalismo para fazer um contundente relato de um dos mais importantes encontros diplomáticos da história: a Cúpula Global sobre o Clima, ocorrida na 15ª Conferência das Partes (COP 15). A obra apresenta uma profunda análise dos fatos, contextualiza os acontecimentos, além de expor os bastidores da polêmica reunião COP 15. A cobertura do evento realizada pelo autor confere traços investigativos ao livro. Sérgio Abranches mostra como as decisões tomadas no evento tiveram a força de determinar os rumos das sociedades e influenciaram diretamente a vida de todos.

Na COP 15 foram discutidos temas que definirão os rumos de todo o século, na economia, na sociedade, no uso da tecnologia, nos modos de vida e na distribuição geográfica das populações. O encontro surpresa entre os presidentes dos EUA e da China foi outro acontecimento que causou espanto na comunidade internacional. Esses e outros acontecimentos são analisados pelo cientista político, que ainda esclarece diversos pontos sobre as mudanças climáticas e aponta novos caminhos a serem trilhados após a conferência.

Sérgio Abranches é sociólogo (bacharelado e mestrado na Universidade Federal de Brasília) e cientista político (PhD, Cornell University), além de colunista, comentarista do boletim Ecopolítica da rádio CBN e blogueiro.

O projeto - Com 25 anos de contínua atividade, o projeto "Sempre Um Papo" é considerado um dos mais importantes meios de incentivo à leitura da América Latina. Criado em 1986, em Belo Horizonte, pelo jornalista Afonso Borges, o "Sempre Um Papo" é reconhecido como um dos projetos culturais de maior credibilidade do Brasil. Ao longo de sua história, já ultrapassou os limites de Belo Horizonte e chegou a 23 cidades, em oito estados da Federação, bem como do Distrito Federal.

Além dos eventos "ao vivo", o "Sempre Um Papo" tem exibição semanal pela TV Câmara. As produções vão ao ar aos sábados, às 19h, e aos domingos, às 16h. Cerca de 80 dos melhores encontros do "Sempre Um Papo" já foram gravados e estão disponíveis para download livre nos sites da Câmara dos Deputados e do "Sempre Um Papo".

Projeto "Sempre um Papo", com Sérgio Abranches

Data e horário: Dia 16 de agosto de 2011 (terça-feira), às 19h30

Local: Teatro Londrina do Memorial de Curitiba (Rua Claudino dos Santos, 79 - Setor Histórico)

Informações: Antonio Carlos - (41) 9972-4792 / (31) 3261-1501